Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo começa dia 8

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/11/2014

A partir do dia 8 de novembro (sábado) começa a  Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite e o sarampo do Ministério da Saúde. Os postos de saúde de Embu das Artes ficarão abertos das 8 às 17h para vacinar crianças com idades entre 6 meses e 4 anos.  O objetivo é manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo.  A meta da campanha é vacinar 95% das 17.957 crianças do município.

Estarão disponíveis, além das vacinas contra poliomielite e sarampo,  as vacinas contra caxumba, rubéola e varicela. A medida visa imunizar as crianças e colocar a carteira de vacinação em dia. As crianças que já sofreram com choque anafilático anteriormente ao receber as vacinas, não poderão ser imunizadas.

No Brasil aconteceram, em 2013, mais de 400 casos de sarampo importados da Europa por turistas em férias. Com isso, os casos proliferaram. A Campanha Nacional de Vacinação tem por objetivo interromper a cadeia de transmissão do sarampo no país. É importante os pais vacinarem seus filhos para que um novo surto não se desencadeie entre as crianças e adultos.

As crianças poderão ser vacinadas nos sábados, dias 8 e 22/11, em todas as unidades de saúde, no mesmo horário, para atender as demandas da campanha.

Imunização das grávidas

Com data ainda a ser definida, o Ministério da Saúde colocará à disposição uma nova vacina para as grávidas, de 27 semanas ou mais, para prevenir a coqueluche, ou tosse comprida. A imunização deve acontecer até dezembro.

Carteira de vacinação on line

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito que funciona como uma carteira de vacinação eletrônica: a partir da idade e do registro das imunizações já realizadas, o programa emite alertas sobre as próximas vacinações. Todas as vacinas oferecidas pelos SUS estão cadastradas e é possível registrar até 10 carteiras de vacinação diferentes. Quem tem um celular com o sistema Android já pode baixar o aplicativo, que, em breve, estará disponível na versão iOS.

Sobre as doenças

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. Em junho deste ano, o vírus foi encontrado em amostras recolhidas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas não houve casos de contaminação humana.  A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

O sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. O principal sintoma da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Comentários