Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dias de calor eleva consumo de água e moradores têm torneiras secas na região

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 16/10/2014

falta_de_agua

Paulo Chiari/EPTV)Moradores sentem falta de água nas torneiras secas das casas 

O calor intenso dos últimos dias não combina com a falta d'água em São Paulo. Os moradores da região já sentem o reflexo da falta de água dentro de casa, muitos relatam que já falta água para as necessidades principais como tomar um banho, lavar louças e roupas. Considerando que nos dias quentes o consumo de água eleva cerca de 30% isso porque as pessoas bebem mais água e tem necessidade de tomar dois a três banhos no dia em busca de espantar o calor. 

Para muitas pessoas da região já falta água na torneira e nos dias de calor a situação fica ainda mais complicada. Os moradores contaram ao Jornal na Net que já passaram cinco dias sem água e muitas casas de bairros mais altos durante a noite falta água e só retorna por volta do meio dia. 

"Aqui já passamos dias sem água, raro mesmo é quando temos água na torneira. Infelizmente temos que tomar banho no balde para que não falte água limpa para fazer comida", afirma moradora do Jardim da Luz, em Embu. 

Em Taboão da Serra, os moradores do Jardim Silvio Sampaio, apesar de toda economia eles percebem que  esforço é em vão e todas as noites lidam com as torneiras secas.  "Toda noite as torneiras secam, e estamos economizando mais não está vindo redução da Sabesp", disse uma moradora.  

Nos bairros de Itapecerica da Serra e Juquitiba a situação não é diferente, todas as pessoas procuradas pela reportagem deram a mesma resposta torneiras secas e preocupados com a chuva que não em previsão de acontecer nos próximos dias. 

Consumo consciente 

Mesmo com os tempos difíceis que a cidade enfrenta de falta d'água a população ainda não é consciente quanto ao uso. Frequentes são os casos de pessoas lavando diariamente calçadas com mangueiras, tomando banhos demorados e deixando as torneiras abertas, além disso os vazamentos não são atendidos de prontidão pela empresa responsável Sabesp. 

Para colaborar os usuários devem seguir algumas dicas simples mas que podem ajudar no combate da água. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros; Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água; Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

Ainda na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia; Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.