Cinema da Vila acontece nesta quarta,15/10 e exibe filme de Chaplin em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/10/2014

O programa Cinema na Vila apresenta nesta quarta-feira, 15/10, às 19h, o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, na rua Maringá, Jardim Santo Eduardo. A equipe da prefeitura monta o equipamento de projeção e instala cadeiras, ao ar livre, nas quais os espectadores se acomodam para ver o filme. 

O mês do Cinema na Vila em Embu das Artes é dedicado a Charles (ou Charlie) Chaplin. No lançamento do projeto, no Parque Pirajuçara, no início do mês, foi apresentado o filme O Circo. Os filmes que serão apresentados no dia 22/10, na quadra do Tereza, no Ginásio José Anacleto, e no dia 29/10, no largo dos Jesuítas, no Centro Histórico, sempre às 19 horas e com entrada gratuita, estão sendo definidos.

O mestre do cinema foi quase tudo na arte da tela e fora dela – ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico. Há 100 anos realizou o seu primeiro filme, Making a Living. O curta-metragem de 13 minutos foi exibido em 2 de fevereiro de 1914. Embora vivendo personagem diferente daquele que o notabilizou, Chaplin iniciava uma carreira brilhante no cinema, que abraçou por necessidade financeira e teve a sorte de se identificar. 

“Vim para esse negócio por dinheiro”, costumava dizer, entre uma e outra e outra obra-prima, como os filmes A Quimera do Ouro, em 1925, e O Grande Ditador, em 1940, além da fita que será exibida hoje no Santo Eduardo, entre outros.

Modern Times (Tempos Modernos) é de 1936. Chaplin usa o seu personagem, O Vagabundo (The Tramp), para fazer uma forte crítica ao mundo moderno da época e transmitir sua mensagem social, com a máquina substituindo o homem, a escravidão, a criminalidade, a miséria, as guerras.

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, em 16/4/1889. Ficou conhecido como Charlie Chaplin e por ser um dos atores mais famosos da era do cinema mudo. Alguns filmes: O Imigrante, O Garoto, O Circo, Luzes da Cidade, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque, A Condessa de Hong Kong.

•    Se chover, não haverá sessão

Comentários