Prefeito Chico Brito participa de lançamento de projetos da saúde em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/10/2014

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o prefeito Chico Brito participaram na quarta-feira (8/10) de um evento da Libbs Farmacêutica, em Embu das Artes, para o lançamento de dois projetos: “Plataforma de Rastreabilidade de Medicamentos” e “Tempo é Saúde”.

Desenvolvido pela Libbs, a plataforma de rastreabilidade, a primeira do setor já em operação no País, tem a finalidade monitorar a trajetória das embalagens de um medicamento desde a sua produção no laboratório até a distribuição nas drogarias e unidades de saúde, antes de ser vendido ou entregue ao usuário. 

A identificação ocorre por meio de um código de barra, que funciona como uma espécie de RG, armazenando informações do produto como lote, validade, número de série e número de registro na Anvisa, que reunidas, recebem o nome de “Identificador Único de Medicamento” (IUM). 

Com isso, a autenticidade e a procedência legal do medicamento estarão asseguradas, evitando desvios, erros e perdas por vencimentos, permitindo uma intervenção mais rápida da vigilância sanitária, se necessário. Havendo alguma inconsistência na qualidade, a identificação e o recolhimento dos remédios das prateleiras poderão ser feitos rapidamente, antes de chegar à população.

Além da garantia de qualidade, o sistema também irá coibir roubo de cargas, contrabando e falsificação. 

Todas as indústrias de remédios terão que ter ferramentas semelhantes até dezembro de 2016, para integrarem o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNMC), sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e instituída pela Lei 11.903/2009. 

O ministro, o prefeito Chico Brito e autoridades visitaram a linha de produção da Libbs e acompanharam o processo de impressão do código de rastreamento (IUM), sendo observados pela plateia no telão. Em seguida, um interlocutor da empresa no evento fez um link direto com Brasília, ao vivo, e interagiu com duas pessoas que foram a uma farmácia, adquiriram um medicamento e informaram o seu IUM. Logo após, o interlocutor consultou o IUM no sistema, in loco, e demonstrou ao público a localização exata do produto.

“Parabéns pela demonstração prática. Além da eficiência, é mais um elemento de segurança e confiabilidade, pois o usuário terá a certeza de ter recebido um medicamento seguro, acompanhado em toda cadeia produtiva”, disse o ministro Chioro. 

Do ponto de vista econômico, Chioro afirmou que por ser um mecanismo de proteção da produção, trará benefícios, e não irá repassar os custos ao consumidor, pois as empresas já têm uma programação de renovação tecnológica e o investimento será compensado pelo grau de aperfeiçoamento da gestão, inibição de roubo de cargas, contrabando e falsificação.

Para o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a ferramenta dará tranquilidade para o consumo do cidadão e equilíbrio para a cadeia farmacêutica: “Saberemos onde estarão os remédios”.

“A pessoa terá a garantia de estar recebendo um produto com procedência e qualidade”, declarou o presidente da Libbs, Alcebíades de Mendonça Athayde. 

Tempo é Saúde

Por conta da parceria entre Prefeitura, Libbs e BNDES, com apoio do Ministério da Saúde, Embu das Artes será o primeiro município do País onde será implantado o projeto “Tempo é Saúde”, que prevê a revisão dos processos do primeiro atendimento e triagem (classificação de risco) e implantação do sistema e-SUS. É uma contrapartida da empresa para a cidade, pelo financiamento que recebeu do banco para a construção de sua planta de medicamentos biológicos. O valor investido é de R$ 1.2 milhão.

Quanto ao atendimento, a “classificação de risco” deverá ordenar as queixas por grau de gravidade, priorizando aos casos de urgência e emergência. Já o e-SUS é um programa do Ministério da Saúde que visa reestruturar a Atenção Básica, informatizando o processo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e melhorando a captação e análise das informações para proporcionar agilidade e diminuição de espera dos pacientes.

“É uma iniciativa pioneira que irá melhorar a gestão do sistema de saúde local, sustentado-se em dois pilares: o primeiro é o acolhimento e a qualificação no primeiro atendimento. O outro é a informatização das UBS´s, no qual o paciente terá um prontuário eletrônico, tornando mais ágil a consulta e disponibilizando seus dados para toda a rede de saúde. Vamos vislumbrar a expansão do projeto para os oito municípios do Conisud”, falou o prefeito Chico Brito.

“Na saúde, as pessoas querem ser respeitadas e acolhidas e não só apenas ver construção de hospitais e unidades. É um foco no atendimento mais humanizado”, disse Chioro.

O presidente da Libbs, Alcebíades Athayde, ressaltou compromisso da empresa com o bem comum, para o avanço dos serviços públicos e promoção de melhorias das condições de trabalho de médicos e funcionários.

Autoridades participantes:
Pedro Passos (chefe de departamento da área de capital empreendedor do BNDES), Ivo Bucaresky (diretor de Gestão Institucional da Anvisa), Leonardo Paiva (secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos e Interno), Alvaro Athayde (presidente do Conselho de Administração da Libbs); secretários municipais: Sandra Fihlie (Saúde), Fausto Martino (adjunto de Saúde), Paulo Petronilio (Governo); vereadores: Doda Pinheiro (presidente), Edvânio Mendes, Clidão do Táxi, Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão, Gilson Oliveira e João Leite.

Comentários