Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Unidades Básicas de Saúde de Taboão participam da programação do Outubro Rosa

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2014

ubs_taboao

Charles Eliseu Ações educativas e agendamentos de exame de mama estão na programação do Outubro Rosa

Uma campanha de prevenção ao câncer de mama acontece nas UBS´s - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, no Centro de Referencia da Mulher e no Shopping Taboão, em comemoração ao Outubro Rosa.

Durante todo o mês as pacientes podem procurar a UBS mais próxima da sua residência e agendar o exame de mamografia. “Essa é uma campanha para esse movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Mas, o exame pode ser feito em qualquer dia do ano, gratuitamente pelo SUS, que também garante o tratamento e a cirurgia de reparação quando necessária”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Além do agendamento, cada UBS realiza ações educativas com rodas de conversas sobre a prevenção do câncer de mama, autoexame, artesanatos, danças e atividades culturais. “Nessas oficinas vamos conscientizar as mulheres que pequenos tumores não são detectados no exame de palpação e sim visíveis na mamografia”, salientou Dra. Raquel.

Um stand montado no Shopping Taboão, parceiro da campanha, vai orientar sobre a prevenção do câncer de mama e o autoexame. O atendimento acontece nos dias 10,11 e 12 de outubro, das 10h às 20h. 

Outubro Rosa

Outubro Rosa foi assim batizado devido à cor do laço que simboliza em todo o mundo a luta contra essa doença. O mês inteiro é dedicado à conscientização e engajamento da população, de empresas e de entidades. No Brasil o primeiro monumento com iluminação rosa foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com apoio de patrocinador. Já em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas cidades. São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades por todo o país participaram. Pela primeira vez o Cristo Redentor foi iluminado de rosa. Nos anos seguintes multiplicaram-se as ações relativas ao projeto.

Programação das oficinas

13/10

09 hrs

UBS SALETE

14/10

09 hrs

UBS HELENA

20/10

09 hrs

UBS MARGARIDAS

21/10

09 hrs

UBS RECORD

22/10

09 hrs

UBS AMÉRICA

23/10

09 hrs

UBS SUINÁ

24/10

09 hrs

UBS SILVIO SAMPAIO

29/10

09 hrs

14 hrs

UBS SANTO ONOFRE

UBS PANORAMA

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.