Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho Etec Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/10/2014

IMG_9239

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção da Escola Técnica Estadual, o Vestibulinho Etec, para os cursos técnicos do primeiro semestre de 2015. Os inscritos para cursos na unidade de Embu das Artes disputarão vagas em: Ensino Médio, Administração, Contabilidade, Eletroeletrônica, Informática, Logística, Redes de Computadores e Técnico em Administração – Integrado ao Ensino Médio. 

Os cursos oferecidos preparam profissionais que atendem parte da demanda por qualificação profissional em Embu das Artes. Neste ano de 2014, de acordo com informações da secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, essa demanda indica uma lista de 11 categorias profissionais mais procuradas: assistente e auxiliar de logística e transporte, chefe de serviços de limpeza, desenhista mecânico, eletricista, encanador, operador de empilhadeira, operador de máquinas na metalurgia, secretária e recepcionista bilíngue inglês e espanhol, soldador, torneiro CNC (que opera máquina na qual o processo de usinagem é feito por Comando Numérico Computadorizado) e torneiro mecânico. 

O governo municipal tem projeto de instalar uma Central de Qualificação Profissional. A formação técnica é indispensável para que as empresas que chegam à cidade, por exemplo, possam seguir recomendação do Código Tributário Municipal de Incentivo Fiscal, do governo Chico Brito, de preencher 70% de suas vagas de emprego com profissionais que moram em Embu das Artes.

Cursos e mercado de trabalho

Os cursos serão realizados na sede da Etec, na rua Marcelino Pinto Teixeira, 529, Parque Industrial Ramos de Freitas – na qual os candidatos também passam pelo processo de avaliação para ingressarem no segundo módulo (vagas remanescentes), em cursos de Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Logística – e na unidade de Extensão EE Solano Trindade (av. Santa Tereza, 30, Jd. Santa Tereza). Veja cursos disponíveis, número de vagas e outras informações a seguir: 

Ensino Médio, 80 vagas, período da manhã

O ensino médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada. As disciplinas da Base Nacional Comum são Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes. As disciplinas da Parte Diversificada visam formação para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho. O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas Etecs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglês, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.

Técnico em Administração, 40 vagas, período da noite 

Área de atuação: o técnico em administração, entre outras tarefas, realiza atividades de controle e auxilia nos processos de direção, utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Técnico em Contabilidade, 40 vagas, período da noite

Para o Curso de Técnico em Contabilidade a certificação, a partir de 2/6/2015, não prevê a obtenção de registro de Conselho da categoria da classe, conforme o disposto na Lei nº 12.249/10, que alterou o Decreto-Lei nº 9295, de 27 de maio de 1946, artigo 12, parágrafo segundo.

Área de atuação: o técnico em contabilidade desempenha tarefas relativas à contabilidade e à administração das organizações. Analisa a documentação contábil e elabora planos de contas. Organiza, controla e arquiva documentos relativos à atividade contábil/ administrativa e controla as movimentações. Constitui e regulariza empresas, identifica documentos e informações, atende à fiscalização e procede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.

Mercado de trabalho: escritórios de contabilidade, departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e órgãos governamentais.

Técnico em Eletroeletrônica, 40 vagas, noite

Área de atuação: o técnico em eletroeletrônica, entre outras tarefas, projeta e instala sistemas de acionamento, automação e controle eletroeletrônicos. Realiza medições e testes, como também elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Elabora documentação técnica.

Mercado de trabalho: indústrias; empresas de manutenção e automação; laboratórios de controle e de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas de consultoria na área; desenvolvimento de projetos eletroeletrônicos e prestação de serviços.

Técnico em Informática, 40 vagas, noite

Área de atuação: o técnico em informática desenvolve programas de computador. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e do terceiro setor; indústrias; comércio; empresas; como autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.

Técnico em Logística, 40 vagas, período da tarde.

Área de atuação: o técnico em logística atua em planejamento, operação e controle: de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, entre outras tarefas.
Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Técnico em Redes de Computadores, 40 vagas,tarde

Área de atuação: o técnico em redes de computadores instala, configura, gerencia e analisa dispositivos de comunicação de dados. Prepara, instala e mantém cabeamentos de redes. Configura acesso de usuários em redes de computadores e serviços de rede, como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias. 

Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e terceiro setor que demandem redes de computadores ou na prestação autônoma de serviços.

Certificação de competências

O Vestibulinho Etec também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para os  cursos técnicos: Administração, noite;  Informática, noite; e Logística, tarde. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Inscrições pela internet 
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 7 de novembro. Para efetivar a inscrição, imprima o boleto bancário e pague a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho. Os cursos são gratuitos.


Informe-se mais sobre cursos, vagas: (11) 3471-4071, www.vestibulinhoetec.com.br

24/04/2018

Quer estudar na Etec de Taboão ou Embu? Fique atento ao prazo de inscrição

Os estudantes de Taboão da Serra interessados nos cursos da Etec devem ficar atentos ao prazo de...

23/04/2018

Enem 2018: resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição é divulgado

O resultado dos pedidos de isenção da taxa da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio...

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta alunos da Fecaf em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

17/04/2018

Educação reforça formação continuada de professores P2

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra realizou o curso de formação continuada para...

15/04/2018

Prefeitura de Taboão da Serra entrega uniforme e material escolar

Após distribuir logo no início do ano letivo os kits de material escolar para todos os alunos da...

12/04/2018

‘Ação Jovem’ oferece orientação profissional e ações educativas

Visando o apoio à iniciação profissional e transferência direta de renda, o Governo de São Paulo...

09/04/2018

Termina hoje inscrições de alunos remanescentes do Prouni

Termina nesta segunda-feira (9) as inscrições para as 112.800 bolsas remanescentes do Programa...

06/04/2018

Três Sobreviventes da Bomba de Hiroshima dão palestra a estudantes

Aos 21 anos de idade, Sr. Takashi Morita vivenciou a explosão da Bomba Atômica de...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

24/04/2018

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.