Taboão registrou 4 casos de pedofilia em um ano, tema foi debatido em fórum

Por Sandra Pereira | 9/10/2014

Pessoas próximas, de confiança, geralmente extrovertidas e prestativas. Esse é o perfil dos pedófilos. Crianças e adolescentes introvertidos, sem vida social, com dificuldades de relacionamento e aprendizado. Esse é o perfil das vítimas de pedofilia.  Em Taboão da Serra ao longo do último ano foram registrados 4 casos. Dois foram confirmados e outros dois suspeitos. A menor pena para quem comente pedofilia é de 8 anos de prisão. O crime é hediondo.

O tema pedofilia foi debatido nesta quinta-feira, 9, no III Fórum de Combate à Pedofilia realizado na sede do Taboão Prev. O evento com a participação do juiz da Infância e da Adolescência de Taboão, Guilherme Lamas. Também reuniu conselheiros tutelares, integrantes da polícia e sociedade civil. O fórum é uma iniciativa do mandato do vereador José Aparecido, o Cido (DEM).

Durante o Fórum o juiz Guilherme Lamas trouxe uma boa notícia para os presentes. Segundo ele, das 300 comarcas paulistas Taboão da Serra ficou entre as 16 contempladas com o projeto denominado de depoimento sem medo, que consiste na instalação de uma sala criada para que a criança e adolescente vítima de crimes preste depoimento em juízo. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça e pretende reduzir o constrangimento, o medo e a exposição das crianças e adolescentes durante depoimento, criando um ambiente acolhedor e menos intimidatório.

“A criança ou adolescente que já sofreu violência vão ser ouvidas em sala separada com psicólogo e assistente social. Na sala de audiência há uma televisão por meio da qual o juiz e o promotor vão colher o depoimento das crianças de forma menos traumática, sem revitimizá-las. Estamos muito animados. O setor técnico está sendo capacitado e nós estamos orgulhosos da cidade ter sido escolhida para receber esse projeto”, afirmou o juiz Guilherme Lamas.

O vereador Cido lembrou que começou a debater sobre pedofilia em 2009, quando apresentou projeto criando a semana municipal de pedofilia.

“A cada ano aprendo e entendo mais sobre o tema e vejo a necessidade de lutar contra esse mal que prejudica tanto as famílias que atinge”, observou Cido.

Uma das palestrantes do evento, a conselheira tutelar Ednara Matos observou que os pedófilos sofrem de um tipo grave de transtorno de personalidade que os faz desejar crianças. Ela enfatizou a necessidade de quebrar o ciclo de silêncio e vergonha que normalmente ronda esses casos e alertou que em muitas situações os parentes conhecem os abusos e escolhem ignorar.

“É um tipo de perversão terrível. Já acompanhei casos em que a mãe sabia que as filhas vinham sendo molestadas e ignoraram por pressão, falta de opção, medo e até conivência”, alertou.

Outra palestrante, Sandra Fidélis, ressaltou que o pedófilo deixa de atuar quando está preso mas volta agir logo que fica em liberdade.

Para denunciar esses crimes basta entrar em contato com o conselho tutelar por meio dos telefones 4701-1618 e 4787-3451. Também é possível falar com a Guarda Civil Municipal pelos telefones 153/4786-2852.

Comentários