Embu das Artes recebe iluminação branca e fica mais bonita e segura

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/10/2014

Mais eficientes, com temperatura de cor mais alta e permitindo visibilidade de 100%, contra os 20% oferecidos pelas lâmpadas amareladas de vapor de sódio, as lâmpadas de luz branca de multivapor metálico continuam sendo instaladas na cidade. A medida faz parte do Projeto Ilumina Embu, com o fim de oferecer mais comodidade e segurança à população. O resultado pode ser visto em ruas, avenidas, praças, pontos de ônibus, entrada e saída da cidade. 

 “O principal atributo identificado na substituição é a Temperatura de Cor (TC) de aparência amarela (TC 2000 kelvins) contra a aparência branca (TC maior que 5000 kelvins)”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Ovídio.  Segundo ele, o Índice de Reprodução de Cor (IRC) de 90% das lâmpadas brancas é indispensável ao funcionamento do sistema de monitoramento com câmeras, feito pela Guarda Civil Municipal (GCM), e que conta com Central de Monitoramento implantada neste governo.

Portais e Centro Histórico

A troca do amarelo pelo branco contribui para tornar a cidade não só mais segura, mas também mais bonita. Os portais artísticos serão iluminados, a exemplo do da avenida Elias Yazbek, na altura do nº 2900, agora com lâmpadas de LED multicoloridas.

Estão sendo feitos pela Prefeitura testes de iluminação com lâmpadas de LED nas vias públicas. Elas são mais modernas, oferecem bons TC e IRC, além de serem de baixo custo de manutenção. O teste está sendo realizado na avenida Elias Yazbek, em frente à Rodoviária.

Multivapor metálico

Confira os locais que já receberam ou devem receber nos próximos dias o novo sistema de multivapor metálico:

Na região leste: av. Rotary, av. Aimará, av. Augusto de Almeida Batista, rua Constantinopla, av. João Paulo I, av. João Paulo II, est. Jerusalém, rua Sião e estr. São José.

Locais com nova iluminação

Os locais que já receberam a nova iluminação no centro histórico são: Largo 21 de Abril, Largo dos Jesuítas, Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, Rua da Emancipação, Rua Belo Horizonte, Rua Marechal I.Costa, Rua Joaquim Santana, Rua Nossa Senhora do Rosário, Rua Boa Vista, Rua Padre Belchior Pontes, Rua Siqueira Campos.

Na região central, de interesse turístico: Parque do Lago Francisco Rizzo, Av. Elias Yazbek, Av. Vereador Jorge de Souza, Rua Alberto Giosa, Av. Isaltino Victor de Moraes, Av. Jorge Alfredo Camasmie e R. Marcelino Pinto Teixeira.

Locais a serem iluminados

A substituição ocorrerá ainda no Jardim Mimás e no Jardim Vista Alegre, na av. Helio Ossamu Daikuara, av. D. Cesária Camargo de Oliveira, rua Alberto C. Francfort, rua Santa Elisa e rua Dr. Jorge Balduzzi.

Na região oeste: av. João Batista Medina, estr. Maria José Ferraz Prado, av. Ec. João de Oliveira Ramos, estr. Prof. Cândido Mota Filho e estr. Keichi Matsumoto.

Comentários