Embu recebe Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle à Tuberculose

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/10/2014

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu um prêmio em reconhecimento à qualidade das ações de controle da Tuberculose e aos índices adequados de cura da doença obtidos pelo município em 2013. Esse é o 13º ano que o município é premiado, e o segundo em que obtém a primeira colocação, dentre as mais de 600 cidades do Estado de São Paulo.

A entrega foi realizada pela Coordenação da Divisão de Controle da Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, no último 30/9, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. 

Apesar dos esforços, a tuberculose é uma doença grave, transmissível e pode levar à morte, caso não tratada. No Brasil, são 70.000 casos de tuberculose novos a cada ano e no Estado de São Paulo 16.000. Em Embu das Artes o número varia entre 115 e 130 casos anualmente.

Embu das Artes foi representada pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan. Segundo ele, essa é uma conquista da equipe como um todo: “Esse é um mérito da administração e de todos os membros da equipe, desde a Secretaria de Saúde até as unidades de atendimento. É resultado das ações sociais e de controle da doença, que a prefeitura vem implantando em prol da melhoria de vida dos munícipes”.

O Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle a Tuberculose é mais uma das conquistas alcançadas pela Vigilância Epidemiológica do município e reflete os investimentos e a qualidade do serviço que vem sendo desenvolvido em Embu das Artes.

Tuberculose

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de quize dias, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite.

O exame para detecção da doença  é simples e todas as unidades de saúde estão aptas a fazer o procedimento, conhecido como teste de escarro. Se tiver tosse há mais de 15 dias, sendo fumante ou não, procure uma unidade de saúde mais próxima da sua casa e faça o exame gratuito. Para mais informações, ligue para a Vigilância Epidemiológica: 4785-3540/4785-3541.

Comentários