Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Campanha de Vacinação contra o HPV está na reta final em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/10/2014

vacinahpv586

DivulgaçãoA Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), iniciada no começo de setembro, está chegando ao final. No entanto, menos de 50% das meninas, entre 11 e 13 anos, vacinadas na primeira etapa da campanha, tomaram o reforço da vacina.

A respeito das reações adversas que a vacina possa apresentar a médica sanitarista e coordenadora da Vigilância em Saúde de Embu das Artes, Célia Medina, garante: “Não há motivo de preocupação, a vacina contra o HPV já foi testada e vem sendo utilizada há muito tempo, em diversos países. Não há relatos de efeitos adversos em Embu das Artes, a vacina é uma importante fonte de proteção dessas meninas contra o câncer de colo de útero, que é o segundo câncer de maior incidência entre as mulheres”.

Ao contrário de outras vacinas, a vacina contra o HPV não usa o vírus enfraquecido, mas apenas, um pedacinho do vírus, que tem uma proteína chamada L1, suficiente para ativar o sistema de defesa do organismo contra o HPV.

Segundo Helena Sato,  diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,  os casos de reação adversas apresentadas no Brasil, podem ser reação emocional e não física:  “Tem a ver com essa preocupação, com o medo de que essa injeção possa doer. A própria OMS já define esse termo: ‘reação de ansiedade após imunização’”.

A vacinação contra HPV está sendo aplicada nas escolas municipais, estaduais e particulares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.  Além das quase 7 mil meninas que foram vacinadas na primeira etapa da campanha, adolescentes que completaram 11 anos após a primeira fase, também deverão receber primeira dose.

A Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o País. Em 2015, será a vez das meninas de 9 a 11 anos receberem a vacina e, em 2016, somente as de 9 anos.

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.