Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores de Embu das Artes realizam Campanha de Doação de Sangue

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 28/09/2014

doacao_sangue

DivulgaçãoCampanha de doação de sangue levou 50 pessoas ao Hospital das Clínicas

Os moradores de Embu das Artes motivados pelos desafios promovidos em redes sociais do "Desafio do Balde de Água" e "Desafio Sem Maquiagem" visando ajudar o próximo, tiveram a iniciativa do Desafio de Doar Sangue. Cerca de 50 pessoas foram ao Hospital da Clínicas para abastecer o banco de sangue da cidade e ajudar outras vidas.

O objetivo principal dos organizadores é chamar atenção para a questão da diminuição dos bancos de sangue e a necessidade de contribuir para o abastecimento. E dessa forma, nas redes sociais dar força para ações concretas, uma vez que os desafios lançados obtiveram número significativo de pessoas participantes. 

"Estou muito feliz junto com essas pessoas fizemos uma boa ação doando sangue. Gostaria de convidar a todos a fazer esse desafio de ajudar o próximo", disse Betinho, morador do Jardim da Luz, em Embu das Artes. 

O Jornal na Net separou as recomendações para quem aceita o desafio de doação de sangue, para que a população verifique se está apto para doação. 


Requisitos básicos para doação de sangue

·  Estar em boas condições de saúde.

·  Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, devem ter autorização dos pais ou/e responsáveis).

· Pesar no mínimo 50kg.

·  Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

· Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

· Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

·  Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

· Gravidez

·  90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

· Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

·  Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

· Tatuagem nos últimos 12 meses.

· Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

· Hepatite após os 11 anos de idade.

· Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

· Uso de drogas ilícitas injetáveis.

· Malária.

Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.