Senac inaugura unidade em Taboão e abre inscrições para cursos

Por Sandra Pereira | 10/09/2014

A unidade do Senac Taboão da Serra foi inaugurada com a presença de várias autoridades municipais nesta quarta-feira, 10. Todos os participantes ressaltaram a importância da chegada da instituição na cidade assim como a qualidade dos cursos ministrados. O Senac Taboão tem capacidade para receber 2.100 alunos nos três turnos e vai oferecer inicialmente 27 cursos, a partir de novembro. A meta da instituição é ofertar mais de 80 cursos com 80% das vagas gratuitas. Os interessados em estudar no Senac já podem procurar a unidade Taboão a partir desta quinta-feira, 11 - veja fotos

O prefeito Fernando Fernandes afirmou que a cidade registra uma fase de crescimento que deve se fortalecer com a vinda do Senac já que vai permitir a qualificação dos interessados em ingressar no mercado de trabalho. Ele destacou a qualidade dos cursos do Senac. Disse que a prefeitura está conversando com a instituição para fornecer título de curso profissionalizante naqueles ministrados pela administração.

“A infraestrutura do Senac permite a oferta de cursos de qualidade. Possibilita que as pessoas sejam qualificadas para trabalhar na cidade e ocupar as vagas que existem aqui. Taboão tem setor de comércio, indústria e serviços bem desenvolvidos. As pessoas para trabalhar precisam estar bem preparadas. É essa qualificação que o Senac vai oferecer”, salientou Fernando Fernandes.

O Senac de Taboão recebeu investimento de R$ 25 milhões. O prédio moderno possuiu seis andares, além do térreo. Tem quase quatro mil metros quadrados de área construída com ambientes planejados para diversos cursos. O prédio conta com 18 salas de aula convencionais, laboratórios multifuncionais estruturados para atividades educacionais.

Ana Cristina Celentano, gerente da unidade do Senac em Taboão da Serra, disse que os cursos gratuitos estão nas modalidades de cursos técnicos, dos cursos de capacitação acima de 50 horas e os chamados cursos livres. Para ter acesso as bolsas os candidatos devem fazer a solicitação via portal do Senac (http://www.sp.senac.br/taboaodaserra). É preciso ter renda de 2 salários mínimos per capta.

“É um dia de muita felicidade para Taboão. A cidade entra no mapa da tecnologia e a da divulgação do conhecimento. Agora vamos produzir conhecimento em casa. Nossos jovens vão se inserir no mercado de trabalho com mais qualidade”, afirma o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega. “O Senac é uma conquista marcante para a cidade. Os jovens da nossa cidade agora podem sonhar em ter uma formação”, disse Marcos Paulo.

O vereador André Egydio lembrou que o Senac é porta de entrada para o mercado de trabalho. Seguindo a mesma linha o vereador Eduardo Lopes disse que a instituição trará um upgrade para Taboão. Enquanto Marco Porta avaliou que o Senac vem contribuir com o crescimento da cidade, garantindo qualidade na formação de mão de obra. Já Carlinhos do Leme disse que o município carecia de um polo de qualificação da mão de obra com a marca da qualidade Senac.

A vereadora Érica Franquini disse que a qualidade dos cursos da instituição representa um ganho para o município. Joice Silva disse que muitos jovens da cidade ainda enfrentam dificuldades de se qualificar para o acesso ao mercado de trabalho. Os vereadores Cido e Onishi salientaram a importância da qualificação para ter acesso ao mercado de trabalho.

A grade de cursos oferecidos na unidade já está disponível nas áreas de administração e negócios, desenvolvimento social, gastronomia e nutrição, hotelaria e eventos, idiomas, moda e beleza, saúde e meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e tecnologia da informação. No site do Senac  (http://www.sp.senac.br/taboaodaserra) já estão disponíveis os cursos que serão oferecidos na cidade.
“Acredito que nós vamos conseguir proporcionar às pessoas essa educação profissional e a inserção no mercado de trabalho”, falou Ana Cristina.

O Senac Taboão tem laboratórios de informática (software e hardware), cozinha e saúde (para cursos de enfermagem), uma biblioteca e auditório com capacidade para 110 pessoas.  E atenderá cerca de dois mil alunos por dia, não apenas da cidade, mas também de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu e parte da Zona Sul de São Paulo. O laboratório de informática e a biblioteca serão abertos à população em geral, independente de ser ou não estudante da unidade.

Serviço:
Senac Taboão da Serra

Local: Rua Salvador Branco de Andrade, no Jd. São Miguel (próximo a Receita Federal)
Abertura do Senac: Quinta-feira, dia 11
Inscrições abertas
Início dos cursos: Novembro/2014

Comentários