Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

330 pessoas já fizeram o curso de Cuidadores Informais em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/09/2014

cuidadores

Ricardo VazPrefeito Fernando Fernandes e autoridades entregaram os certificados de conclusão para todos os formandos 

A parceria entre as Secretarias de Esportes, Assistência Social e Saúde de Taboão da Serra formou uma Rede de Atenção ao Idoso surgindo o Curso de Cuidadores Informais.

O curso ministrado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde formou nessa sexta-feira, 05, na sede da TaboãoPrev, outros 104 cuidadores habilitados a lidarem com idosos e pacientes acamados que precisam de uma atenção especial por parte dos seus cuidadores. “Um idoso ou acamado precisa de uma atenção redobrada e muitas vezes quem cuida não tem noção de como lidar com algumas ocasiões no dia a dia. O curso orienta a maneira correta de lidar com cada situação”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

Lançado em 2013, o curso já capacitou 330 pessoas, e, segundo a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, desde a primeira aula a aceitação por parte dos cuidadores foi de 100%. “É um curso informal que no final proporciona uma noção bem ampla de como lidar com as situações do cotidiano dentro de casa”, disse Dra. Raquel. 

“O mercado de trabalho precisa de pessoas com essa formação sabemos que alguns alunos já estão até trabalhando como cuidadores”, salientou Dra. Raquel Zaicaner. 

De acordo com o IBGE Taboão da Serra conta com aproximadamente 25 mil pessoas acima dos 60 anos que, em alguns casos precisam de um cuidado especial, e, segundo a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, “o curso prepara o cuidador para que dentro de casa ele possa estar atento porque qualquer descuido o idoso pode sofrer sequelas irreversíveis”. 

Em um discurso emocionado, a cuidadora Ana Aparecida Martins, relatou que perdeu seu filho de 9 anos o que a levou a acreditar que não poderia deixar de ajudar o próximo. “Mesmo eu tendo todos os cuidados com meu filho ele me deixou. Passei a acreditar que ainda faltava alguma coisa para que eu pudesse cumprir a missão de ajudar alguém. E, o curso me proporcionou esse aprendizado de levar o meu conhecimento a uma pessoa acamada ou debilitada”, disse.

O curso 

O curso foi ministrado no Centro de Convivência do Idoso, na Av. José Maciel, nº 708, Jardim Maria Rosa.  Dividido em quatro módulos abordou primeiro a senescência, senilidade, psicologia e Assistência Social, depois seguiu com enfermagem, manuseio, curativo e higiene, no terceiro módulo entrou a parte da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física e por último a nutrição, farmacologia, odontologia. 

Após o curso, os cuidadores ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.