Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Prefeito Chico Brito e secretários visitam Abrigo Municipal

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 7/09/2014

abrigo

Paloma Bassin

O prefeito Chico Brito, a secretaria interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta dos Santos, e os demais secretários municipais visitaram na quarta-feira (3/9) o Abrigo Institucional Toca da Coruja.

Desde maio, a Secretaria de Assistência Social vem gradativamente assumindo a gestão do local, que atualmente é compartilhada com a Comunidade Kolping. O abrigo tem capacidade para acomodar 20 crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos de idade que tiveram seus direitos violados e conta com uma equipe composta por supervisora, psicólogos, assistentes sociais, cozinheiras, faxineiras, oficineiros e educadores.

Após um almoço com os jovens e funcionários, Chico Brito e autoridades caminharam pelo espaço. O lugar é amplo e aprazível, com acomodações, quartos, cozinhas e banheiros adequados e bem cuidados.

O terreno fica em uma área verde, cercado de plantas e árvores frutíferas. “Pensamos em plantar cenoura, tomate e cuentro em nossa horta”, disse um dos meninos ao prefeito. Inspirado, Chico Brito sugeriu a criação de um galinheiro no quintal.

Uma das meninas do abrigo, de 17 anos, chegou ao encontro com uma novidade: “Estou feliz, vou trabalhar! Serei admitida em uma empresa de informática”, revelou.

No final, Chico Brito foi presentado pelos jovens com um adorno produzido por alunos do CREAS: uma simpática coruja.

Por meio do CREAS, vinculado à Diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, os jovens (de 12 a 17 anos de idade) estão envolvidos em atividades disponibilizadas por outras pastas como Educação e Cultura.

Além da alimentação, são oferecidos a eles cursos de cerâmica, pintura em tela, música, escotismo, informática (Telecentro), além de frequentarem oficinas do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e receberem orientações para o mercado de trabalho. Todos estudam no ensino regular.

Secretários presentes: José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Francisco Iderval (Jurídico), Paulo Vicente dos Reis (Educação), Nelson Pedroso (Obras), Paulo Giannini (Governo), Valdir Barbosa (Turismo), Alan Leão (Cultura), Maria Emília (Controladoria), José Roberto (Gestão Financeira), Sandra Magali (Saúde) e Silvino Bomfim (Esportes). Adjuntos: Fausto Martino (Saúde), Rita de Biaggio (Comunicação) e Mario Alves (Serviços Urbanos).

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o local de atendimento a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, além de todo o tipo de violação de direitos.

Oferece apoio, orientação e acompanhamento a pessoas e famílias, com um ou mais membros.

Localização:
Rua José de Alencar, 61, Jardim Maranhão
Telefones: (11) 4781-5896
E-mail: creas@embudasartes.sp.gov.br

27/06/2017

Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Embu das Artes

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou na manhã desta terça-feira (27), a formatura...

27/06/2017

Prefeitura contabiliza avanços na área da segurança em Itapecerica da Serra

Apesar de segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, a Administração Jorge...

27/06/2017

Morador tradicional do Jardim Maria Rosa morre na tarde desta terça-feira (27)

É com pesar que familiares e amigos comunicam o falecimento do morador tradicional do Jardim...

26/06/2017

Prefeitura revitaliza Espaço Cultural do Jardim Branca Flor

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura,...

26/06/2017

Músico Guilherme Faquetti se apresenta no Santo Eduardo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.