Atleta de Itapecerica da Serra é destaque no Jiu-Jitsu

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/09/2014

O atleta Stefan de Carvalho Chinem, de Itapecerica da Serra, vem colecionando vitórias nos campeonatos de Jiu-Jitsu em diversas cidades do Estado. No último dia 23 de agosto, no ginásio José Geraldo, em Barueri-SP, aconteceu o São Paulo International Open da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu), com a presença de atletas de todo Brasil e do exterior, que lutaram em uma das mais difíceis competições do mundo. Stefan Chinem ficou em terceiro na categoria Roxa-Master Super-pesado, depois de uma dieta rígida para conseguir alcançar o peso, o que acabou prejudicando sua performance.

No mesmo dia, melhor alimentado e hidratado, conseguiu boas vitórias até conquistar sua segunda medalha de bronze no mesmo evento. “O nível desta competição é altíssimo; sem uma preparação adequada tanto nutricional quanto técnica e física, torna-se quase impossível ganhar alguma luta. Sofri para perder peso, mas os treinos intensos me fortaleceram e consegui mais duas medalhas para a coleção”, disse Stefan depois de levar a bandeira de Itapecerica novamente ao pódio.

No dia 3 de agosto foi a vez da oitava Copa Shihan de Jiu-Jitsu, em Guarulhos-SP, onde Stefan superou adversários mais novos para levar a medalha de ouro e elevar o nome da cidade. “Já havia lutado a quinta edição deste campeonato em 2011 e acabei ficando em segundo lugar. Desta vez, melhor preparado, consegui ser campeão”, afirmou o atleta.

Já no último mês de julho, no dia 12, aconteceu o absoluto da II Etapa do Circuito Paulista da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, no Tênis Clube Paulista, em São Paulo, com a participação de 1630 atletas. Stefan sagrou-se vice-campeão na categoria Master Roxa.

O atleta explica que “nos campeonatos, tudo é diferente dos treinos na academia. O nervosismo está sempre presente, o parceiro de treino não está lá, tem o público, a gritaria, a formalidade, a preocupação com a pesagem, os árbitros, e toda a responsabilidade de estar representando uma equipe e uma cidade”.

Stefan Chinem tem o apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, que garante a participação nos eventos e evolução física. Na parte técnica, ele treina com o professor Giba Silva na academia Combate Real, situada no Jardim Montezano, fazendo parte da equipe Checkmat, uma das maiores e melhores do mundo. “Meu sucesso é fruto do empenho e dedicação do meu professor Giba Silva, da Equipe Checkmat, minha esposa Grazielle e principalmente do prefeito Chuvisco, secretário de Esportes e Lazer José Carlos e patrocinadores”.

Os próximos desafios que Stefan vai encarar, no mês de setembro, são a III etapa do Circuito Paulista FPJJ, Torneio da Amizade de Jiu-Jitsu e o São Paulo Open da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.

Comentários