Programa de Apoio ao Profissional atenderá mais trabalhadores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/07/2010

O Programa de Apoio ao Profissional – PAP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, teve nesta quarta-feira (23) a assinatura de novos contratos e a renovação de outros por um ano de duração.

Atualmente o PAP atende a mais de 800 trabalhadores, oferecendo uma bolsa auxílio no valor de R$ 360 reais e a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho. Na ocasião, cerca de 60 novos contratos foram firmados ou renovados.

Durante o programa, os trabalhadores podem participar dos cursos de capacitação profissional mantidos pela secretaria. Há várias modalidades de cursos: Limpeza Hospitalar, Portaria e Zeladoria, Recepção e Organização de Eventos, Garçom, Camareira, entre outros.

A secretaria também mantém uma parceria com o SENAI, por meio das carretas móveis com diversos cursos na área industrial, como Mecânica Automotiva, Eletroeletrônica, Soldagem, etc.

Os profissionais podem participar dos cursos desde o primeiro ano de contrato, e essa participação será um diferencial na hora da renovação por mais um ano. “Vou perguntar se vocês fizeram a lição de casa, participaram dos cursos? Se não participaram eu não vou assinar a renovação!”, brincou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

Além dos cursos, os trabalhadores que não concluíram o Ensino Fundamental podem fazê-lo durante o trabalho pelo PAP. “O objetivo do programa é justamente dar condições para essas pessoas voltarem ao mercado de trabalho, por isso, trabalhamos a escolaridade, a auto-estima, oferecemos os cursos, vamos trabalhando o crescimento profissional e pessoal de cada um”, afirma Joana Bandeira, coordenadora do PAP.

“Muitas vezes por faltar um curso, uma capacitação, se perde uma vaga que estava garantida”, reforça Jacira. “Tenho orgulho de trabalhar com o Dr. Evilásio, uma obra física faz diferença, são importantes, mas o nosso maior são as pessoas, o mais importante é dar condições de todos fazerem a própria sorte”.

O prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias esteve presente para conhecer os novos trabalhadores e parabenizou a todos os que buscam a ajuda do programa.

“O cidadão da nossa cidade deve estar em primeiro lugar, em Taboão nós vamos investir em gente, não adianta só fazer viaduto para o povo morar embaixo”, afirma o prefeito.

A coordenadora de Trabalho e Renda, Elaine Bronzeri comemora a aceitação que os candidatos têm pelas empresas da região. “Nossos candidatos são disputados pelos empresários, somos referência na área de Limpeza Hospitalar, por isso temos 15 agências de empregos como parceiras, inclusive muitas empresas vêm diretamente aqui para fazer as entrevistas dos candidatos”.

Os próximos cursos ministrados serão: Portaria e Zeladoria  (28/06 a 09/07) e Recepção e Organização de Eventos (12/07 a 23/07)

Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Endereço: Rua Cesário Dáu, 535, Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra
Telefone: (11) 4788 7888

Foto: Marcelo Valladão

Comentários