Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Eleitores de Embu das Artes serão identificados pela biometria nas eleições deste ano

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 3/09/2014

urna_biometrica1

DivulgaçãoA tecnologia da biometria permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas 

A praticamente um mês para as eleições deste ano os eleitores de Embu das Artes será a única cidade da região que em outubro onde serão identificados pela biometria. O eleitor que não se recadastrou e está automaticamente com o título cancelado,  não poderá votar nas eleições. Ele precisará esperar a abertura do cadastro eleitoral, após as eleições, para regularizar a sua situação em um cartório eleitoral. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, não há multa nesse caso, entretanto um eleitor com o título cancelado possui uma série de privações legais, tais como: obtenção de passaporte e RG, matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, posse em cargo público e obtenção de empréstimos em estabelecimentos com participação do governo (Art.7º da Lei 4.737/65).      

O recadastramento biometria foi obrigatório em Embu das Artes e foi realizado no prazo de agosto de 2013 a março de 2014, dos 178 mil eleitores   149.663 eleitores estão aptos para votação que escolherá o próximo presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais, os mais de 28 mil estão irregulares perante a Justiça Eleitoral. 

Embu das Artes foi a primeira escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral, devido o sucesso do plebiscito realizado em maio de 2011 onde os eleitores optaram pela troca oficialização do nome Embu das Artes. 

A tecnologia da biometria permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas (anatômicas e fisiológicas) exclusivas, como impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras. Com essa nova identificação vai inibir a tentativa de se passar por outra pessoa para votar, além de outras questões. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.