Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Ônibus para Combate à Violência contra a Mulher está em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/09/2014

onibus_combate

Paloma BassinO ônibus lilás estará amanhã ao lado da quadra do Santa Tereza

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, através dos Centros de Referência da Mulher e do Idoso (CRM e CRI), recebe nos dias 1, 2 e 3/9 a Unidade Móvel de Atendimento da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, e que realizará atividades voltadas às munícipes de Embu das Artes. Durante a abertura, o sol forte não intimidou os participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que se apresentaram com o Batucalata.

O ônibus lilás, que chama a atenção de todos por onde passa,  é uma das ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e visa levar os serviços do CRM para mulheres da periferia, zona rural e em localidades onde o acesso a esses serviços é mais difícil.  São Paulo recebeu em março deste ano  três ônibus que estão percorrendo toda a região metropolitana e cidades do interior. Na cidade, ele esteve no centro e vai estar hoje na Praça do São Marcos, e amanhã ao lado da quadra do Santa Tereza. Ao todo, são 54 ônibus percorrendo o país, além de barcos que fazem a mesma função para atender as comunidades ribeirinhas.

“Muitas vezes a mulher não tem coragem de comentar com ninguém o que ela passa. Dentro deste programa, ela é incentivada a contar seus problemas e buscar auxílio”, disse o prefeito Chico Brito, que participou do encontro no centro da cidade e parabenizou a iniciativa lembrando que a cidade já possui rede de assistência às mulheres em situação de violência há mais de 10 anos.

 “Vamos aproveitar todos os espaços do ônibus para auxiliar as mulheres do município. Durante os três dias, teremos rodas de conversa sobre questões de gênero e violência contra a mulher, além de oficina de arte”, falou a coordenadora do CRM, Lúcia Gusson Aguiar. Mais de 100 mulheres estiveram em atendimento apenas no primeiro dia.

 Durante o encontro, as mulheres participaram da oficina de confecção de bonecas Abayomi, trazidas para o Brasil no período de escravatura, quando as mães negras, que ficavam meses em navios, rasgavam as próprias roupas para criar o brinquedo para suas crianças como forma de amenizar todo o sofrimento da travessia.

Participaram a secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, os vereadores Edvânio Mendes, Clidão do Táxi, Rosana do Arthur e o presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro.

O ônibus

Os são ônibus adaptados e equipados com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para escutar as denúncias das mulheres e para prestar o primeiro atendimento. Eles circularão pelas áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos, possibilitando o acesso das mulheres que vivem nessas regiões aos serviços dos CRM´s, com orientação adequada e humanizada.

Confira o dia e os locais da ação:

2/9 - Praça do São Marcos, das 9 às 16h

3/9 - Quadra do Santa Tereza, das 9 às 16h

Centro de Referência da Mulher
Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan
Telefone: (11) 4704-0238
E-mail: centrodereferenciadamulher@embudasartes.sp.gov.br

Centro de Referência do Idoso
Rua Dona Bernadina, 37, Jd. Arabutã
Telefone: (11) 4704-4568
E-mail: criembu@ig.com.br

Centro de Convivência do Idoso
Alameda Fernando Batista Medina, 120, Jd Arabutã
Telefone: (11) 4778-0286

27/06/2017

Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Embu das Artes

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou na manhã desta terça-feira (27), a formatura...

27/06/2017

Prefeitura contabiliza avanços na área da segurança em Itapecerica da Serra

Apesar de segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, a Administração Jorge...

27/06/2017

Morador tradicional do Jardim Maria Rosa morre na tarde desta terça-feira (27)

É com pesar que familiares e amigos comunicam o falecimento do morador tradicional do Jardim...

26/06/2017

Prefeitura revitaliza Espaço Cultural do Jardim Branca Flor

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura,...

26/06/2017

Músico Guilherme Faquetti se apresenta no Santo Eduardo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.