Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Cartório Eleitoral de Itapecerica faz demonstração de urnas para estudantes

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 24/08/2014

urna

Divulgação As demonstrações são feitas para adolescentes entre 14 e 17 anos em escolas de Itapecerica da Serra

O Cartório Eleitoral de Itapecerica da Serra realiza demonstração das urnas eletrônicas para os adolescentes das escolas do município. A iniciativa partiu da escola com o Projeto Eleições 2014 que tem como objetivo por intermédio de um simulado despertar os alunos para a cidadania e importância das eleições. Com quatro urnas eletrônicas, a equipe fala sobre eleições, segurança das urnas e dos sistemas, além disso, tira dúvidas dos eleitores jovens.

“A ação foi uma iniciativa da escola que visa estimular o aluno a participar ativamente da política do país, incentivá-lo a conhecer o significado do voto consciente, as propostas de governo dos candidatos e a verificar a viabilidade de cumprimento”, afirmou Marilza Bittencourt, do cartório.

De acordo com informações do cartório eleitoral, o projeto tem programação para três escolas da região que receberam as instruções e palestras para os alunos, na ultima quinta-feira, 14 os adolescentes dos períodos da manhã, tarde e noite da Escola Gertrudes Eder, no Jardim Valo Velho puderam ouvir um pouco sobre política e conhecer o funcionamento das urnas, idênticas as que serão utilizadas nas eleições de outubro deste ano.

“Nós, servidores do Cartório Eleitoral , fizemos  uma palestra aos alunos, em uma linguagem bem simples, sobre as eleições de 2014,  cargos em disputa, voto consciente; sobre a segurança e preparação das urnas eletrônicas, instalação dos sistemas eleitorais, manutenção e funcionamento das urnas, sobre o dia da votação, transmissão de resultados sobre  apuração das eleições”, disse.

Outras duas escolas também fizeram solicitação para que os alunos possam receber as informações do cartório eleitoral, são elas a Escola Isabel Redentora, no Jardim Branca Flor e Escola Sebastião Moraes de Cardoso, na Vila Santa Maria, que acontecem em agosto e setembro.  

As demonstrações são feitas para adolescentes entre 14 e 17 anos, alguns já aptos para votação ainda neste ano e outros obtendo informações para a próxima eleição. Além dessas explicações, os estudantes votaram em 4 urnas eletrônicas preparadas para uma simulação do pleito, com candidatos e eleitores fictícios.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral o total de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010, última eleição na qual foram escolhidos deputados estaduais, distritais e federais; senadores, governadores, e presidente da República. Assim como caiu o eleitorado jovem, aumentou o eleitorado acima de 60 anos de 20 milhões para 24,2 milhões – alta de 20%.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.