Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Cartório Eleitoral de Itapecerica faz demonstração de urnas para estudantes

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 24/08/2014

urna

Divulgação As demonstrações são feitas para adolescentes entre 14 e 17 anos em escolas de Itapecerica da Serra

O Cartório Eleitoral de Itapecerica da Serra realiza demonstração das urnas eletrônicas para os adolescentes das escolas do município. A iniciativa partiu da escola com o Projeto Eleições 2014 que tem como objetivo por intermédio de um simulado despertar os alunos para a cidadania e importância das eleições. Com quatro urnas eletrônicas, a equipe fala sobre eleições, segurança das urnas e dos sistemas, além disso, tira dúvidas dos eleitores jovens.

“A ação foi uma iniciativa da escola que visa estimular o aluno a participar ativamente da política do país, incentivá-lo a conhecer o significado do voto consciente, as propostas de governo dos candidatos e a verificar a viabilidade de cumprimento”, afirmou Marilza Bittencourt, do cartório.

De acordo com informações do cartório eleitoral, o projeto tem programação para três escolas da região que receberam as instruções e palestras para os alunos, na ultima quinta-feira, 14 os adolescentes dos períodos da manhã, tarde e noite da Escola Gertrudes Eder, no Jardim Valo Velho puderam ouvir um pouco sobre política e conhecer o funcionamento das urnas, idênticas as que serão utilizadas nas eleições de outubro deste ano.

“Nós, servidores do Cartório Eleitoral , fizemos  uma palestra aos alunos, em uma linguagem bem simples, sobre as eleições de 2014,  cargos em disputa, voto consciente; sobre a segurança e preparação das urnas eletrônicas, instalação dos sistemas eleitorais, manutenção e funcionamento das urnas, sobre o dia da votação, transmissão de resultados sobre  apuração das eleições”, disse.

Outras duas escolas também fizeram solicitação para que os alunos possam receber as informações do cartório eleitoral, são elas a Escola Isabel Redentora, no Jardim Branca Flor e Escola Sebastião Moraes de Cardoso, na Vila Santa Maria, que acontecem em agosto e setembro.  

As demonstrações são feitas para adolescentes entre 14 e 17 anos, alguns já aptos para votação ainda neste ano e outros obtendo informações para a próxima eleição. Além dessas explicações, os estudantes votaram em 4 urnas eletrônicas preparadas para uma simulação do pleito, com candidatos e eleitores fictícios.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral o total de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010, última eleição na qual foram escolhidos deputados estaduais, distritais e federais; senadores, governadores, e presidente da República. Assim como caiu o eleitorado jovem, aumentou o eleitorado acima de 60 anos de 20 milhões para 24,2 milhões – alta de 20%.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.