Cartório de Imóveis de Taboão inicia coleta seletiva de lixo

Por Outro autor | 22/08/2014

O Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Taboão da Serra iniciou recentemente um programa interno de coleta seletiva de lixo. O objetivo da ação é reduzir os impactos ambientais gerados pela atividade da empresa no dia a dia. Para isso, foram instalados novos coletores de lixo, com as cores e especificações dos grupos recicláveis – além do orgânico –, em todas as dependências do cartório.

O programa interno de coleta seletiva de lixo é o lado ambiental do Projeto VenSer, desenvolvido pela equipe de funcionários do Oficial de Registro de Imóveis. Por meio de um levantamento de informações, realizado internamente, foi detectado que mais de 90% de todos os resíduos recicláveis gerados pelo cartório são papéis e derivados.

Planejamento

Desde então, a direção e o comitê interno de gestão da qualidade se lançaram ao planejamento de ideias para o tratamento correto desses e de outros resíduos recicláveis, como plástico e metal, produzidos na empresa. “Coleta seletiva de lixo hoje não é uma utopia. É necessidade. Entendemos que se não tivermos responsabilidade com aquilo que descartamos, quem padecerá por isso será a fauna, a flora, a água e o meio ambiente como um todo. Por isso, cada um de nós e parte importante dessa engrenagem. Nossa equipe está unida neste ideal, com a meta de deixar um bom legado às próximas gerações”, define o Oficial, Daniel Lago Rodrigues.

Destinação do lixo

Não basta fazer coleta seletiva sem a destinação correta dos resíduos. Por meio de contatos com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Taboão da Serra, a equipe do cartório de imóveis recebeu orientações sobre como fazer o manejo e descarte consciente do lixo. Uma vez por semana, um caminhão da Cooper Zagati – cooperativa que presta serviços de coleta seletiva no município – visita o prédio do cartório e lá recolhe os resíduos de todos os grupos recicláveis gerados e armazenados durante os sete dias anteriores.

Com a inclusão do programa ambiental no regimento interno do Oficial de Registro de Imóveis e produção de materiais educativos para divulgação, funcionários e clientes do cartório vêm fazendo a sua parte na conservação do meio ambiente e no exercício de seu papel como cidadãos.

Comentários