Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Educação investe em Formação Pedagógica em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/08/2014

00001608_edu

Divulgação Outros encontros aconteceram com os Diretores de Escola

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itapecerica da Serra continua com a formação pedagógica dos Diretores de Escola da Educação Especial, Infantil e Fundamental, sob responsabilidade do Sistema Objetivo Municipal de Ensino – SOME.

O 1º Encontro com os Diretores de Escola abordou os Resultados da Avaliação Institucional do SOME aplicada em 2013 e cujos dados foram divulgados em julho deste ano. Cada diretor recebeu os resultados dos alunos de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e puderam analisar as questões das provas, mediante o número de acertos de questões e classificação em ótimo, muito bom, bom, regular e insatisfatório.

O Departamento de Apoio Pedagógico entregou uma cópia das provas para que as equipes escolares pudessem analisar nas reuniões pedagógicas semanais previstas na carga horária de cada professor, seja no H.A.E.C Coletivo, Individual ou Livre. Os níveis de proficiências são amparados com os mesmos utilizados pela avaliação do SARESP. O resultado obtido pelo SOME apresentou boa prática pedagógica das escolas que participaram da avaliação. Os estudos foram realizados pela Profª Cláudia Maciel e Profª Sandra Bassi, funcionárias do SOME.

A apresentação dos resultados é de alta importância para que todas as escolas envolvidas, trabalhem as competências e habilidades que os alunos necessitam desenvolver, para que alcancem o mais rápido possivel uma aprendizagem significativa em 2014. Para atingir esses objetivos, os Diretores de Escola sugeriram ações do SOME para o Município de Itapecerica da Serra.

A avaliação como sendo FORMATIVA e DIAGNÓSTICA será aplicada novamente entre os dias 5 e 6 de novembro de 2014, para os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. As Escolas Municipais que participarão da avaliação do SOME são: Álvaro Rodrigues Pereira, Araucária, Argemiro Ferreira Domingues, Arthur Ricci, Hans Ludwig Schmit, Hortênsia, Ipê, Palmeira, Prof. Antônio Manoel Pedroso de Castro, Prof. Benedito Custódio de Miranda, Prof. Edvard Rodrigues de Oliveira, Prof. Octacílio Martins, Profª Luiza Motoyoshi. Orquídea, Acácia, Pe. Belchior de Pontes, Profª Anice Chaddad de Moraes, Profª Lenice Lopes Simioni, Emiliano Ferreira Domingues, Azaléia, Deputado Francisco Scalamandré Sobrinho e Jasmim.

Outros encontros aconteceram com os Diretores de Escola, sob direcionamento das Professoras Sandra Bassi e Tãnia Reginato, abordando a Gestão Escolar, com Vivências e Estudos Teóricos sobre os tipos de Liderança, e Estudos de Casos que acontecem na escola e a parceria entre Diretor e Orientador/Apoio Pedagógico. A maioria dos Diretores avaliou como uma ótima formação, reiterando que os assuntos contemplaram a vivência escolar, e que o SOME pode aprofundar ainda mais o tema sobre Gestão Democrática e o Papel dos Gestores na Qualidade de Ensino das Escolas Públicas. As sugestões permearam estudos sobre o Plano Nacional de Educação, Vivências para a Educação Infantil, Legislação Vigente, Troca de Experiencias, Gestão Escolar e Liderança.

“Pretendemos com esses encontros realizar uma reflexão sobre as ações de todos os profissionais da escola, e assim prestar um excelente serviço educacionail aos alunos da rede municipal de Itapecerica da Serra. É responsabilidade de todos manter a qualidade de ensino em favor das crianças” destacou Carlos Alberto Clemente, Diretor do Departamento de Apoio Pedagógico.

23/02/2018

Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa...

20/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos em Arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

19/02/2018

Aluno de Itapecerica cria projeto que monitora ondas de rádio enviadas pelo sol

Ítalo Fidelis aluno da rede pública de Itapecerica da Serra, ele tem apenas 15 anos e...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

 

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em...

16/02/2018

Prazo para adesão ao Mais Alfabetização é prorrogado para dia 22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao...

08/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos na área de arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

07/02/2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de...

04/02/2018

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês Básico para moradores

A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Escola do Legislativo, está oferecendo um novo...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.