Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Escola de Taboão da Serra cria horta sustentável

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/08/2014

horta_sustentavel

Vera Rodrigues Alunos da EMI Sansão no Jardim Salete realizam plantio em garrafas pet

A sexta-feira, 8 de agosto, foi um dia de aula diferente para os alunos da EMI Sansão, no Jardim Salete. As crianças da escola, que foi inaugurada em março deste ano, participaram da criação de uma horta sustentável, o que possibilitou a todos colocar as mãos na massa e aprender brincando.

Inspiradas no poema “A Escola é”, do educador Paulo Freire, a diretora Cláudia Fernandes da Silva Souza e a coordenadora pedagógica Divina Pacheco, idealizaram espaços dentro da escola que tornassem o lugar mais agradável, prazeroso e educativo, dentre eles a horta. “Nossa ideia é trabalhar a Educação Infantil de forma que estas crianças se tornem adultos melhores e que saibam se relacionar bem com os espaços onde vivem” – explicou Cláudia. “Neste contexto surgiu o projeto da horta, que vem para agregar alguns valores que já aplicamos, como o respeito aos outros e a natureza” – completou Divina.

Auxiliados pelos educadores e por todos os funcionários da escola, muitos alunos tiveram o seu primeiro contato com a terra e com a origem dos alimentos. Uma delas foi a pequena Lara Sofia, de 5 anos, que está no Jardim. Falante, ela relatou estar empolgada com a sua “primeira vez na jardinagem”. Entre as mudas plantadas estão hortaliças como alface, alface roxa, espinafre e almeirão, além de tomate cereja, salsa e ervas medicinais para chás.

A educadora Néia de Oliveira Enzo, conhecida como “fazendeira” por viver em um sítio, foi quem trouxe algumas das mudas. Para ela este tipo de projeto é essencial para os alunos, em especial, pelo fato deles viverem em um município sem área rural. “Muitas vezes, até os pais só conhecem as hortaliças por comprar no supermercado, então este tipo de vivência é importante tanto para que as crianças conheçam e se interessem em comer estes alimentos, como, também, pelo lado terapêutico que é mexer com a terra, além de incutir valores que estão perdidos”- afirmou.

Sustentabilidade

Pensando em um mundo sustentável, a escola optou por reutilizar alguns materiais para a horta, como garrafas plásticas e pneus velhos. Para a horta nas garrafas, foi utilizado o projeto desenvolvido pelo engenheiro da Prefeitura de Taboão da Serra, Nelson Massatomi, que leva apenas areia de construção e terra, além de possuir um sistema próprio de irrigação. Já os pneus, foram pintados pelos pais durante a I Ação Comunitária, realizada em 31 de julho na EMI.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.