Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Políticos e lideranças do PSB lamentam falecimento de Eduardo Campos

Por Redação | 13/08/2014

acidente_campos

Rafael Rezende  

Um jato particular caiu no meio de um quarteirão em um bairro nobre de Santos, no litoral de São Paulo, e atingiu mais de 10 casas por volta das 09:50h desta quarta-feira,13. A aeronave era alugada para a campanha e transporte da equipe e do candidato à presidência da República pelo PSB Eduardo Campos. O político estava na aeronave e morreu no acidente.

Segundo a assessoria, membros da campanha se dividiram nesta quarta-feira em duas aeronaves: parte viajou ao Recife e o restante a Santos  e Eduardo Campos estava no jato em direção à cidade paulista. O presidenciável estaria se deslocando para um evento no Guarujá.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA,  que decolou por volta das 09:00h do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP). Como o aeroporto do Guarujá estava sem visibilidade a torre de controle ordenou para que os pilotos pousasse na base aérea de Santos,  Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

A Aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da Polícia Militar Defesa Civil e dos bombeiros passaram o dia no local e não tem previsão de deixarem a região. Na aeronave Além do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, também morreram no acidente aéreo em Santos, Pedro Valadares Neto, ex-deputado e assessor particular do candidato; Carlos Augusto Percol Filho, assessor de imprensa; Marcelo de Lyra, cinegrafista, e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo. Os pilotos da aeronave Geraldo da Cunha e Marcos Martins também faleceram. A candidata a vice de Campos, Marina Silva, e a mulher do líder do PSB não estavam no avião.

Eduardo Campos tinha 49 anos completados no ultimo domingo dia dos pais e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005. A presidente Dilma Rousseff afirmou em nota que Eduardo Campos era um jovem político que tinha um futuro promissor. "Eu quero dizer que hoje o Brasil está de luto e sentido com uma morte que tirou a vida de um jovem político promissor e esse fato entristeceu todos os brasileiros e brasileiras", afirmou.

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, a petista também disse "o Brasil perde uma forte liderança, com um futuro extremamente promissor pela frente, um homem que poderia galgar os mais altos postos do país".
Em sua fala, a presidente também lembrou que Campos era neto de Miguel Arraes (1916-2005), "um grande político, um grande democrata, um lutador referência para minha geração", disse. "Eduardo Campos, neto dessa liderança, seguiu os seus passos e duas vezes foi governador de Pernambuco", completou em seguida.

Candidato a presidente pelo PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos morreu na manhã desta quarta, após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos no último domingo.
Em Brasília, ela disse também que manteve uma "forte relação de respeito mútuo" com Campos e lembrou que o viu pela última vez no enterro do escritor Ariano Suassuna, que morreu no último dia 23 de julho, em Recife. "Eu queria dizer que mantivemos ali mais uma vez a reiterada relação afetuosa que construímos ao longo da vida", disse a presidente.

Dilma manifestou os mais "profundos pêsames" às famílias de Campos e dos outros assessores que o acompanhavam na viagem.
"Espero que o exemplo do Eduardo Campos sirva para mantê-lo vivo na memória dos corações dos brasileiros e brasileiras. Sem dúvida momento de pesar e tristeza, um momento que nós devemos também acatar com o reconhecimento que nós seres humanos somos  afetados pela fragilidade da vida, mas também pela força e pelo exemplo das pessoas", disse.
Dilma afirmou que deve comparecer ao velório do ex-governador e disse que colocou "todas as condições do governo federal a disposição" da família de Campos. Mais cedo, a presidente decretou luto oficial de três dias pela morte.
A vice na chapa de Eduardo, Marina Silva disse aos prantos em uma coletiva de imprensa, que vai guardar na memoria a imagem de um homem que lutava por um mundo melhor.

 O presidente do PSB Taboão e candidato a deputado federal Aprígio, lamentou a morte de Eduardo Campos, ele cancelou sua campanha pelos próximos três dias em motivo de luto, e soltou uma nota á imprensa.

O Partido Socialista Brasileiro – PSB de Taboão da Serra exprime seu enorme pesar pelo passamento de Eduardo Campos, presidenciável e ex-governador de Pernambuco, em acidente aéreo nesta manhã.

Eduardo Campos era um dos grandes expoentes da nova política nacional. Sua luta, com certeza, irá continuar através de todos aqueles que desejam um país mais justo e com menos desigualdades sociais.

Por motivo de luto, a Direção Municipal do partido e a coordenação da Campanha de Aprígio Deputado Federal decidiu cancelar todas as atividades públicas agendadas por três dias, a partir da tarde de hoje.

Solidarizamo-nos com a família e amigos de Eduardo Campos neste momento de tão grande perda.

José Aprígio

Presidente Municipal
Partido Socialista Brasileiro – PSB
Taboão da Serra SP

O presidente da Câmara de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega (PR), também divulgou nota de pesar pela morte do ex-governador de Pernambuco,
Nóbrega enalteceu a carreira política do presidenciável a quem disse ser um “homem de imenso valor” e que sua morte é “irreparável e incompreensível”.

Presidente da Câmara de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, divulga nota de pesar pela morte de Eduardo Campos.
Leia a nota de pesar:
Nota de pesar pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos
Taboão da Serra, 13 de agosto de 2014
A Câmara Municipal de Taboão da Serra tomou conhecimento, com grande pesar, da morte de do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vítima de uma tragédia aérea na cidade de Santos, litoral paulista.
Eduardo Campos era um dos políticos mais preparados dessa nova geração, um homem de imenso valor, engajado, pai querido e marido de valor. A morte dele é irreparável e incompreensível.
O Poder Legislativo de Taboão da Serra, neste momento de dor, une os pensamentos e orações pedindo a Deus que fortaleça e console parentes, amigos e correligionários e estende seus sentimentos de pesar aos integrantes do PSB.
Eduardo Nóbrega
Presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Todos os políticos do país e artistas comentaram em redes sociais durante todo o dia e lamentando a morte de Eduardo Campos, inclusive a casa branca também soltou nota lamentando a tragédia.

Campos esteve em Taboão da Serra no dia 18 de julho onde, junto com candidatos a deputado da região e correligionários, visitou o Santuário Santa Terezinha e caminhou pela região central. Em seguida, o então candidato cumprimentou comerciantes e moradores em caminhada na região do Pirajuçara, antes de visitar os municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Eduardo Campos fez caminhada na região do Pirajuçara no dia 18 de julho.
Na última pesquisa eleitoral divulgada pelo IBOPE no dia 7 de agosto, Campos tinha 9% das intenções de votos. A presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) tinha 38% e 23%, respectivamente.

Os corpos estão sendo examinados e identificados no IML na região central de SP, após serem identificados os corpos serão liberados para os funerais em suas respectivas cidades de origem.

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.