Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Evilásio Farias reúne imprensa para apresentar balanço da viagem a Suécia

Por | 29/06/2010

coletiva.jpg

Prefeito Evilásio convoca coletiva de imprensa para falar sobre sua viagem a Suécia

Sustentabilidade, educação e meio ambiente. Esses foram os principais temas debatidos durante a viagem do Prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias à Suécia, no último mês. Durante a entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 29, na sede da prefeitura, com intuito de mostrar transparência ao trabalho e informar a expectativa da comitiva de Taboão o prefeito comentou as suas impressões sobre a viagem e anunciou que a cidade vai ganhar novas obras e investimentos, especialmente em áreas estratégicas.

Segundo o Prefeito, a viagem serviu como interface para novas experiências. “Fiquei surpreso como fui tratado quase como um chefe de estado e pela grande reciprocidade”, comentou. Evilásio ainda fez um resgate de como surgiu o intercâmbio Brasil-Suécia e relembrou a visita da então prefeita da cidade de Sundbyberg, Helene Knutsson à Taboão da Serra em 2009.


Para Evilásio a visita à Suécia vai garantir novos investimentos a Taboãoem áreas como: limpeza urbana e tratamento de lixo com sustentabilidade. O prefeito disse que o cartão de visita de Taboão na Suécia foi o programa de Interação Família Escola.“Ofertamos experiência na educação o prefeito atual de Sundbyberg, Jonas Nygren ficou impressionado com o nosso programa Interação Família Escola, e mesmo sendo um país considerado de primeiro mundo, eles nunca tinham visto nada igual, por isso em breve receberemos a secretária de educação de lá para ela conhecer de perto este programa”, afirmou.

O que mais impressionou a comitiva Taboanense na cidade Sundbyberg, de acordo com o prefeito, foi o tratamento do lixo. Ele disse que em grande parte de Estocolmo o lixo é coletado embaixo da água, eles aspiram e colocam debaixo da terra e com isso é possível gerar energia e tratar os resíduos.

“Quero muito implantar uma usina para tratamento de resíduos, afinal a questão ambiental será trabalhada com esse fator e conseguiremos investir na infraestrutura da cidade. Com esse resíduo podemos construir escolas. Pretendo já no ano que vem implantar o tratamento de resíduos sólidos na cidade”, relatou.

O Secretário de Obras Ricardo Rezende afirmou que o estudo do projeto está sendo feito para a implementação em curto prazo e a longo prazo há a possibilidade também de implantar o sistema de coleta seletiva à vácuo, como acontece na Suécia, em alguns bairros de Taboão da Serra, onde é difícil o acesso  de caminhões de coleta de lixo.

De acordo com ele a princípio a cidade de Taboão não mudará o sistema de coleta, só de tratamento. “Mas encomendamos um projeto para a empresa sueca de qual seria o custo de implantar o sistema de coleta a vácuo, via tubulação em alguns bairros da cidade”. 

Evilásio afirmou que o projeto está em fase de estudo. “A idéia é chegar a um custo 10 a 15% a menos do que já fazemos, na Suécia eles pagam 55 euros por tonelada de resíduo”, explicou.

Ricardo Rezende também ressaltou as ações que a prefeitura já desenvolve como educação ambiental e a criação da Cooperzagati, a cooperativa de catadores que já atua na Usina de Reciclagem recém construída e que em seis meses reciclou 70 toneladas de material.

Evilásio Farias afirmou que a coleta seletiva não dá receita, ela pode aumentar o custo. “O custo e a coleta podem aumentar, mas o ganho é ambiental. Hoje gastamos cerca de 500 mil por mês, sem contar no lixo contaminado. Com esse projeto o destino final seria minimizar o custo e ganhar em energia e transporte”, afirmou.

Em relação a educação Evilásio afirmou que o intercâmbio continuará. “Jovens estudantes poderão realizar cursos de graduação e pós-graduação na Suécia e Sundbyberg enviará em setembro uma estudante de mestrado para estagiar nas áreas de Obras e Desenvolvimento Urbano para estudo de dados sobre sustentabilidade no município”, afirmou.

A comitiva taboanense também participou do seminário “Sundbyberg Soluções Ambientais para exportação” promovido pela Câmara de Comércio de Estocolmo, com o apoio e a participação da Embaixada do Brasil na Suécia, com o objetivo de levar informações aos empresários do setor de tecnologia ambiental sobre oportunidade e viabilidade de se estabelecer no mercado brasileiro, onde o prefeito Evilásio Farias foi um dos palestrantes ao lado do embaixador do Brasil na Suécia Antonino Lisboa Mena Gonçalves e do Ministro de Negócios Estrangeiros da Suécia, Mikael Hagman.

E de acordo com Paulo Félix Taboão da Serra foi muito bem representada na visita a Sundbyberg. Ele destacou a qualidade técnica dos secretários municipais e o desempenho do prefeito. “Depois de sua palestra, o prefeito foi aplaudido e ovacionado pelos empresários e políticos da Suécia. Taboão da Serra mostrou que tem muito a aprender e a oferecer também”, disse. 

Estiveram presentes na entrevista coletiva o prefeito Evilásio Farias, o vereador, líder do governo na Câmara, Paulo Félix e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti e de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Rezende, e, de Comunicação, Mário de Freitas.

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.