Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Polícia de Itapecerica prende quadrilha que assaltava casas, condomínios e chácaras

Por Sandra Pereira | 3/08/2014

criminosos

Divulgação A quadrilha foi presa pela polícia após 8 meses de investigação

Já faz tempo que os moradores de Itapecerica da Serra convivem com um dos piores pesadelos que pode haver: o medo dos assaltos a residências. Em vários bairros da cidade criminosos literalmente tiram o sossego da população. Há vários relatos de famílias que ficaram horas em poder dos bandidos enquanto eles saqueavam suas casas. Também são muitos os casos em que os criminosos entraram e tiraram tudo de valor de dentro dos imóveis. Morar dentro de uma casa que já foi alvo desse tipo de prática é um dos piores pesadelos que pode existir. Nunca mais a rotina é a mesma, garante quem viveu essa situação dramática. Essa semana a Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada em assaltos a casas, condomínios e chácaras em Itapecerica e tirou de circulação parte dos criminosos que espalham o medo constante desse tipo de crime na cidade. Leia mais aqui  , aqui  e aqui

“Esse é um dos crimes que causa o maior trauma na população. Porque ser abordado por um ladrão, por um assassino dentro da sua casa, junto com a sua família é o pior que pode acontecer. Você ser roubado na rua, no ponto de ônibus é uma coisa, agora você ser roubado dentro da sua casa, que pode ser um casebre ou um castelo  é a pior coisa que pode acontecer”, afirma o delegado titular de Itapecerica da Serra Dr. Marcelo Santos Silva.

A quadrilha foi presa pela polícia após 8 meses de investigação. Entre os bairros em que os criminosos praticaram roubos a residências já confirmados estão:  Pinheiros,  Engenho e jardim das Palmeiras. Um dos acusados teria participação em pelos menos 5 assaltos a casas, condomínios e chácaras no município. A polícia pede ajuda da população para localizar e prender os assaltantes.

Os presos acusados de participar dos assaltos foram identificados como Alcione,  Cleiton e  Tiago, vulgarmente conhecido como Rato, preso em flagrante por porte ilegal de armas. Os três são réus confessos. Rato seria o líder do bando. A polícia civil trabalha agora para localizar e prender o acusado conhecido como Pavão.

“Todos já estão com a prisão preventiva decretada por assaltar casas, condomínios e chácaras de Itapecerica. O modus operandi da quadrilha liderada por Rato era sempre o mesmo. Os criminosos agiam depois de matar o cachorro das famílias. Levavam todos os objetos de valores e revendiam”, relata o delegado Vitor Santos de Jesus, responsável pela operação que prendeu a quadrilha.

De acordo com o delegado titular de Itapecerica Dr. Marcelo Santos Silva os assaltantes normalmente trabalham como caseiros, cortador de grama ou prestam serviço nas casas. E em razão da falta de dinheiro, se perdem, entram no mundo do crime e acabam praticando crime patrimonial.

“Eles roubam os bens da casa, eletrodomésticos, veículos, depois acabam abandonando os veículos dividem entre a quadrilha os bens roubados. E passam pra terceiros que acabam sendo os receptadores os objetos roubados.  A  gente pede a população vítima dos crimes para registrar o boletim de ocorrência. Isso nos dá subsídio para uma investigação de campo. São poucos os casos que a vítima roubada filma a ação. Isso facilita a investigação e nos prendemos os autores rapidamente”, sustenta o delegado titular.

Ele orienta a população para que tenham cachorros, mantenha bom relacionamento com seus vizinhos, tenham fogos de artifício em casa e ensina aos que possuem condições econômicas que utilize equipamentos eletrônicos como sensor de presença e antifurto. De acordo com Dr. Marcelo esses equipamentos não são caros.

“É bom as pessoas se cercarem das maiores garantias possíveis para evitar que sejam vítimas de crime patrimonial. Se tiver alguém ai que tenha informação sobre esses crimes deve repassar pra nós. Isso ajuda muito o nosso trabalho. A  polícia civil do estado de São Paulo, não só a de Itapecerica da Serra conseguiu prender uma quadrilha de ladrões sofisticada que se passavam como funcionários de uma empresa de serviços da  televisão, NET e SKY. Houve um roubo num condomínio de luxo e esses indivíduos usaram do mesmo modus operandi com informações privilegiadas”, afirmou o delegado.

Dr. Marcelo Santos orienta aos moradores que possuem informações sobre criminosos que façam denúncias por meio do 181, que garante sigilo absoluto, ou vá até a delegacia pessoalmente.

“O cidadão que dá informação aos criminosos e o que rouba tem que ir pra cadeia mesmo. Não tem outra saída. Temos que montar uma sociedade do bem e tirar esses vagabundos, ladrões e criminosos  da nossa convivência do diária”, finaliza.

19/11/2017

Mortes decorrentes de intervenções policiais dobraram na região

Crédito do Texto: Por Carolina Bianchini e Rodrigo Emannuel

As mortes causadas por intervenções...

16/11/2017

Polícia prende foragido em flagrante por roubo de carga na Régis Bittencourt

Policiais da 4ª Cia do 36º BPM/M prenderam na noite desta quarta-feira (15), conseguiram efetuar...

16/11/2017

Dono de bar é preso com arma e munições em Embu das Artes

Um homem foi detido na noite desta quarta-feira (15), acusado de porte e posse ilegal de armas...

14/11/2017

Força Tática está treinando para voltar a atuar em Itapecerica e Embu-Guaçu

Aguardada com grande expectativa pelos moradores de Itapecerica, São Lourenço Juquitiba e...

13/11/2017

Mulher é achada morta em terreno baldio e cheio de entulho no Santo Antônio

Uma mulher sem vida foi encontrada num terreno baldio no meio do lixo, no jardim Santo Antônio,...

12/11/2017

ROCAM prende dois homens com simulacro de pistola em Taboão

Policiais da ROCAM do 36º BPM da 4º Cia efetuaram a prisão de dois homens com simulacro de...

12/11/2017

GCM de Embu vai ganhar 15 viaturas, 4 motos e tropa de elite da ROMU

A segurança de Embu das Artes vai ganhar o reforço de 15 novas viaturas, sendo 5 Trailblazer, ...

12/11/2017

Câmeras de segurança flagram roubo a caixa de açougue no centro de Taboão

As câmeras do circuito interno de vigilância do açougue Boi do Barro, localizado na região...

09/11/2017

ROMU prende homem acusado de furto de veículo no Jardim São Judas em Taboão

O Pelotão 3 da ROMU conseguiu efetuar a prisão de um homem acusado de furto de veículo efetuado...

09/11/2017

Polícia Militar realiza resgate histórico de bebê em Embu

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou nesta madrugada do dia 7/11/2017 às 4:50, na...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.