Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Itapecerica avança no atendimento ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/07/2014

pnaic

Divulgação P.N.A.I.C é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios 

O Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra realizou no último dia 15 de julho uma reunião com os diretores da rede municipal. O objetivo foi articular um estudo sobre o P.N.A.I.C (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

O P.N.A.I.C é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até, 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos fundamentais de atuação, dos Professores de 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de Itapecerica da Serra: Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e Orientadores de Estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, controle social e mobilização.

A Prefeitura de Itapecerica está proporcionando investimentos financeiros para capacitações aos orientadores de estudos e coordenadores locais, realizadas nas cidades de São Carlos e Mogi das Cruzes mensalmente.

Esses orientadores de estudos estão multiplicando os saberes adquirido nas viagens e dos estudos com o material do P.N.A.I.C. para aproximadamente 185 professores do ensino fundamamental da rede municipal. Em 2013, os professores alfabetizadores participaram da formação com carga horária de 120 horas, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em linguagem.

Já em 2014, a duração do curso será de 160 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em matemática. As estratégias formativas priorizadas contemplam atividades de estudo, planejamento e socialização da prática em sala de aula.

Em agosto haverá a entrega dos certificados aos docentes que participaram em 2013 e concluíram as 120 horas de estudos do P.N.A.I.C., em sessão solene com a presença do prefeito Chuvisco e do secretário de Educação, João Valério; para assim encerrar a primeria etapa de estudos e apoio pedagógico aos docentes de 1º, 2º e 3º anos, oferecidos pela pasta.

A Secretaria de Educação avalia que é muito importante que os professores alfabetizadores tenham todo o apoio do Diretor de Escola e do Orientador Pedagógico em relação ao cumprimento das ações referentes ao P.N.A.I.C, sejam na parte de utilização dos recursos tecnológicos, recursos fotográficos e de filmagens das aulas e projetos e registros escritos; materiais estes necessários para o desenvolvimento do trabalho com os alunos, para divulgação do trabalho realizado nas escolas de ensino fundamental de Itapecerica da Serra.

O encontro do último dia 15 serviu ainda para apresentar a equipe de orientadores de estudos composta pelos docentes Ana Lúcia Barbosa Lima Costa, Carla Cocco Belchior, Christiane Souza Monzine, Dezailda Vieira Galvão Marques, Gerson Ruas de Souza e Maria Sônia da Silva, além da coordenadora local Profª Luzia de Fátima Ferreira Marques Oliveira e o supervisor do projeto Prof. Carlos Alberto dos Santos Clemente.

18/06/2018

Projeto realizado em Embu foi tema de conferência nos EUA

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes...

18/06/2018

Professora é homenageada por ex-alunos em escola de Embu das Artes

A professora aposentada Mércia Ramos, de 64 anos, recebeu uma surpresa emocionante de ex-alunos...

15/06/2018

Prazo de inscrição no SISU 2018 se encerra nesta sexta-feira, 15

O prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerra nesta sexta-feira (15)....

11/06/2018

Prefeitura assina convênio com Mackenzie para formação continuada do ensino

Um convênio entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Mackenzie, para o...

04/06/2018

Câmara de Taboão recebe a visita de alunos do Colégio Adventista

Por Folha do Pirajuçara

Alunos da Escola Adventista de Taboão da Serra visitaram a Câmara...

03/06/2018

Creche do Saint Moritz é sonho antigo dos moradores e terá mais de 200 vagas

Os moradores do jardim Saint Moritz, um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra aguardam...

29/05/2018

Aulas nas redes municipais de Embu e Itapecerica estão suspensas até quarta

Devido a greve dos caminhoneiros contra a alta do preço do diesel, escolas municipais de...

20/06/2018

Coquetel marca lançamento oficial da 40ª Festa do Peão de Itapecerica da Serra

Foi realizado, na última sexta-feira (15), o coquetel de lançamento da 40ª Festa do Peão de...

20/06/2018

GCM prende dois suspeitos após denúncia de roubo no Jardim São Marcos, em Embu

Dois homens foram detidos pela Guarda Civil Municipal, no último dia 13, no bairro Jardim São...

20/06/2018

Pré-candidatura de Aprígio a deputado estadual é oficializada em Taboão da Serra

Em evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em Taboão da Serra, o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.