Caixa lança Plano de Ação para ajuda às vítimas das enchentes no Nordeste

Por Outro autor | 25/06/2010

A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de ações de auxílio às vítimas das enchentes que atingem o Nordeste do país nos últimos dias. O plano Ação Integrada CAIXA atenderá os cidadãos, as famílias, o setor produtivo e o poder público dos municípios em estado de calamidade ou situação de emergência em Alagoas e Pernambuco.

 Além da abertura de conta para recebimento de doações e da constituição de comissão técnica para diagnóstico e apoio aos municípios, estão previstas medidas como criação de força-tarefa com horário estendido e em dias não úteis para informações gerais, liberação e pagamento do FGTS, indenizações de sinistros, entre outras, inclusive em ambiente externo à Caixa; reforço das equipes das agências; informações diferenciadas no SAC Caixa (0800 726 0101) específico para regiões atingidas; reforço do quadro de engenheiros e analistas para agilização dos procedimentos técnicos; ação estruturada com o poder público para diagnóstico da situação e proposição de soluções; orientação às prefeituras e associações de municípios na elaboração de projetos; liberação do escalonamento do calendário do Bolsa-Família; carência de até seis meses para parcelamento do FGTS.

 Entre outras ações, a CAIXA destinará linhas de crédito habitacional e comercial em condições diferenciadas para as pessoas físicas e jurídicas e setor público: financiamento de material de construção, por meio do Construcard Caixa para imóveis rurais e carência de até seis meses na contratação de financiamento habitacional com recursos do SBPE. Já o crédito comercial parcelado poderá ter taxa de juros e prazos diferenciados, além de flexibilização de carência.

 Estão previstas ainda ações de arrecadação de donativos (nas agências, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui) e abertura de conta específica em nome do poder público com opção de doação automática no autoatendimento, além de isenção da tarifa de reemissão de CPF. Outras informações para doação estarão disponíveis pelo telefone 0800 726 0101.

 Os números e nomes das contas abertas para recebimento das eventuais doações são 2735.006.00000955-6 - SOS ALAGOAS e 1294.006.2010-0 - SOS PERNAMBUCO.



25/06/2010

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Tel.: (61) 3206-9524/9645

www.caixa.gov.br




Comentários