Prefeitura de Taboão aposta na inovação para o ensino matemático

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/07/2014

Dois novos sistemas de educação chegam às escolas de Taboão da Serra, para auxiliar alunos e educadores no aprendizado e no ensino de diversas disciplinas, sobre tudo o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.  Uma parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com a empresa Planeta Educação, trás com exclusividade os sistemas “EduPlay” e “MultiKid”. A Prefeitura de Taboão da Serra é a primeira em toda a América Latina a implantar os sistemas. 

Os kits EduPlay e Multikid, são destinados à Educação Infantil e Ensino Fundamental termo I, respectivamente. Os dois são compostos por tablet/netbook, software com atividades educativas, cartões de tarefas, tapetes de atividades, teclado para interação, além de objetos manipuláveis como blocos, formas geométricas e quebra-cabeças. 

Os programas, que já são utilizados em escolas da Inglaterra, Cingapura e Finlândia, foram desenvolvidos pela empresa israelense Edu-Consulting. Atualmente Israel é o país que detém os maiores centros de inovação tecnológica do mundo. Os equipamentos já estão em Taboão da Serra e, após os educadores passarem por treinamento, serão utilizados pelos alunos ainda este ano.

O secretário de Educação, João Medeiros de Sá Filho, afirma que hoje as crianças fazem uma leitura visual do mundo e esta, por sua vez, precisa ser levada para as salas de aula. “Se quisermos alunos interessados nas escolas, precisamos levar este mundo virtual para elas, pois eles vivem no mundo da tecnologia o dia inteiro, quando chegam à sala de aula não encontram nada disto” – disse.

A chegada destes equipamentos agregará esforços aos projetos, programas e ações que estão sendo desenvolvidos pela Educação para melhorias na qualidade do ensino. “Buscamos e estamos implantando novas metodologias, que sejam capazes de garantir um melhor aprendizado” – disse. “Se o aluno aprende, automaticamente, sobem os indicadores, em especial o da matemática e, assim, conseguiremos qualificar o ensino” – completou.

Os equipamentos, importados de Israel, já estão em Taboão da Serra e serão utilizados pelos alunos este ano. Vale ressaltar que os educadores que utilizarão os sistemas ainda receberão por treinamento.


Comentários