Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica no combate da Tuberculose na região

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 8/07/2014

tub452

DivulgaçãoEmbu das Artes premiada pelo controle da Tuberculose 

A Secretaria de Saúde divulgou o balanço de operação realizado no mês de junho, sendo uma busca ativa da Tuberculose e detectou dois casos positivos da doença em Embu das Artes. Os pacientes foram encaminhados para tratamento que tem duração de seis meses.

O principal objetivo dessa busca é detectar casos realizando os exames e observando se há incidência de tosse. Ao todo 2.102 suspeitas da doença foram questionadas em junho pelo Programa Saúde da Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Embu das Artes registra em média, 120 novos casos por ano, no município.

A região tem o menor índice de casos de Tuberculose. Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica investem em campanhas para minimizar a incidência dos casos e orientar os munícipes na procura pela UBS quando houver tosse por mais de 15 dias. No ano de 2013, Embu das Artes foi destacada em primeiro lugar no controle da doença, na ocasião recebeu o prémio Qualidade em Tuberculose. Taboão e Itapecerica da Serra também foram premiadas no mesmo ano.

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Doença

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações.

A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.