Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Chico Brito cobra compromisso do Estado para sanear córrego Pirajuçara

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/07/2014

IMG_5442

Guego

“Não vou permitir que um projeto dessa magnitude não aconteça por conta de burocracias internas. O Governo do Estado vai ter de responder positivamente, ou ficaremos na porta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, e não sairemos de lá até termos o documento de compromisso com a população assinado. A burocracia não pode atrapalhar a vida do povo”. Com um discurso inflamado, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, abriu os trabalhos da plenária sobre saneamento do Córrego Pirajuçara dia 28/6, que aconteceu na Associação Internacional de Interesse a Humanidade (AIIH) no Jd. Irene, bairro que faz divisa com Taboão da Serra e São Paulo e sofre constantemente com as chuvas.

O encontro tratou da canalização do córrego que vem castigando há anos a população das três cidades, com constantes enchentes. Em 2010, o prefeito esteve em Brasília e conseguiu que R$ 50 milhões fossem liberados para as etapas iniciais. A Sabesp, tomadora desse recurso,  elaborou o projeto, mas o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) alegou que não poderia iniciar a obra pois não tinha como acomodar as famílias. Em conversa com o secretário de Habitação Sílvio Torres, o Governo Municipal tomou conhecimento de que  CDHU procurava terreno na região para construção de moradias populares.  Um dos terrenos passou a implantar o Plano Diretor da cidade, o que barateou o custo e possibilitou a  sua compra para a construção de 900 habitações para 2000 famílias. “Agora temos o terreno,  não tem mais desculpa”, disse o prefeito.

“As equipes da Prefeitura e da CDHU irão estudar os melhores projetos para a implementação dos prédios. Quanto mais cedo este projeto estiver pronto, mais rápido o Governo do Estado terá de fazer. E queremos moradia de qualidade, ninguém aqui vai morar em pombal”, afirmou Chico Brito. Juntamente com a construção dos prédios, deve acontecer o início da canalização. As famílias removidas das áreas de risco receberão o aluguel social até a conclusão das obras.

O prefeito fechou a data de 27/7, às 15h, para uma nova reunião no local e disse que “desta vez o  Governo do Estado tem que vir e honrar seus compromissos com a população”, além de se comprometerem com a assinatura do termo de compromisso para a execução do trecho 4 da obra.

O deputado federal José Mentor falou dos esforços do Governo Municipal para a realização da obra. “Essa é uma somatória de esforços. Chico Brito é um lutador. O sufoco dessas pessoas vai acabar”, garantiu.

Compareceram à plenária Lacir Baldusco (Assessor de Planejamento da  Secretaria  da  Habitação do Estado), Cristóvão Silva (Sabesp), Wagner Eckstein, (Taboão da Serra), representantes da Comissão de Combate a Enchentes do Córrego Pirajuçara, da Apa Santa Tereza, do MTST, do Movimento Terra Nossa, Agência Azul de Inclusão Social, do Movimento Sol Nascente, da Associação de Moradores do Jd. da Luz, os secretários José Roberto (Gestão Financeira), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Francisco Pereira (Trânsito e Transporte), Valdir Barbosa (Turismo) e o chefe de Gabinete Geraldo Juncal.

Também presentes os vereadores Doda (presidente da Câmara), Gilson Oliveira, Clidão do Táxi e João Leite, que lembrou ao representante do Governo Estadual, Lacir Baldusco, o sofrimento pelo qual passam todos os anos a população da área do córrego. “São muitos os lamentos que ouvimos. Essa obra vai melhorar e muito, a vida da população”, enfatizou.

A palavra do povo

“Vamos continuar a buscar o auxílio necessário para que essas enchentes não aconteçam mais aqui. Moro há 30 anos na região e já vi muita gente perder tudo”, falou uma das lideranças, Marcos Guarani.

Andréia dos Santos vive no Jd. Irene há 10 anos: “Quando o tempo começa a ameaçar chuva, todo mundo que está perto do córrego entra em pânico só de pensar que pode perder tudo de novo. Acho que agora a obra vai sair, graças ao esforço das lideranças e da Prefeitura”.

O líder comunitário Índio quer que a etapa 4, que canaliza mais um trecho do córrego, não seja esquecida: “Essa é mais uma reivindicação da população. Quem está aqui hoje quer o melhor para a nossa região”.

“Tudo vai ser feito com muita ordem. Nenhuma família será removida sem tentarmos o melhor. Sabemos que muitos aqui lutaram a vida toda e que não podem perder tudo em uma única chuva”, disse a coordenadora do MTST, Vanessa de Souza.

Antônio Carlos, morador há 28 anos, disse estar contente com a obra: “Essa notícia é a melhor de todas, não agüento mais ver gente sofrendo a cada chuva”.

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.