Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Chico Brito cobra compromisso do Estado para sanear córrego Pirajuçara

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/07/2014

IMG_5442

Guego

“Não vou permitir que um projeto dessa magnitude não aconteça por conta de burocracias internas. O Governo do Estado vai ter de responder positivamente, ou ficaremos na porta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, e não sairemos de lá até termos o documento de compromisso com a população assinado. A burocracia não pode atrapalhar a vida do povo”. Com um discurso inflamado, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, abriu os trabalhos da plenária sobre saneamento do Córrego Pirajuçara dia 28/6, que aconteceu na Associação Internacional de Interesse a Humanidade (AIIH) no Jd. Irene, bairro que faz divisa com Taboão da Serra e São Paulo e sofre constantemente com as chuvas.

O encontro tratou da canalização do córrego que vem castigando há anos a população das três cidades, com constantes enchentes. Em 2010, o prefeito esteve em Brasília e conseguiu que R$ 50 milhões fossem liberados para as etapas iniciais. A Sabesp, tomadora desse recurso,  elaborou o projeto, mas o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) alegou que não poderia iniciar a obra pois não tinha como acomodar as famílias. Em conversa com o secretário de Habitação Sílvio Torres, o Governo Municipal tomou conhecimento de que  CDHU procurava terreno na região para construção de moradias populares.  Um dos terrenos passou a implantar o Plano Diretor da cidade, o que barateou o custo e possibilitou a  sua compra para a construção de 900 habitações para 2000 famílias. “Agora temos o terreno,  não tem mais desculpa”, disse o prefeito.

“As equipes da Prefeitura e da CDHU irão estudar os melhores projetos para a implementação dos prédios. Quanto mais cedo este projeto estiver pronto, mais rápido o Governo do Estado terá de fazer. E queremos moradia de qualidade, ninguém aqui vai morar em pombal”, afirmou Chico Brito. Juntamente com a construção dos prédios, deve acontecer o início da canalização. As famílias removidas das áreas de risco receberão o aluguel social até a conclusão das obras.

O prefeito fechou a data de 27/7, às 15h, para uma nova reunião no local e disse que “desta vez o  Governo do Estado tem que vir e honrar seus compromissos com a população”, além de se comprometerem com a assinatura do termo de compromisso para a execução do trecho 4 da obra.

O deputado federal José Mentor falou dos esforços do Governo Municipal para a realização da obra. “Essa é uma somatória de esforços. Chico Brito é um lutador. O sufoco dessas pessoas vai acabar”, garantiu.

Compareceram à plenária Lacir Baldusco (Assessor de Planejamento da  Secretaria  da  Habitação do Estado), Cristóvão Silva (Sabesp), Wagner Eckstein, (Taboão da Serra), representantes da Comissão de Combate a Enchentes do Córrego Pirajuçara, da Apa Santa Tereza, do MTST, do Movimento Terra Nossa, Agência Azul de Inclusão Social, do Movimento Sol Nascente, da Associação de Moradores do Jd. da Luz, os secretários José Roberto (Gestão Financeira), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Francisco Pereira (Trânsito e Transporte), Valdir Barbosa (Turismo) e o chefe de Gabinete Geraldo Juncal.

Também presentes os vereadores Doda (presidente da Câmara), Gilson Oliveira, Clidão do Táxi e João Leite, que lembrou ao representante do Governo Estadual, Lacir Baldusco, o sofrimento pelo qual passam todos os anos a população da área do córrego. “São muitos os lamentos que ouvimos. Essa obra vai melhorar e muito, a vida da população”, enfatizou.

A palavra do povo

“Vamos continuar a buscar o auxílio necessário para que essas enchentes não aconteçam mais aqui. Moro há 30 anos na região e já vi muita gente perder tudo”, falou uma das lideranças, Marcos Guarani.

Andréia dos Santos vive no Jd. Irene há 10 anos: “Quando o tempo começa a ameaçar chuva, todo mundo que está perto do córrego entra em pânico só de pensar que pode perder tudo de novo. Acho que agora a obra vai sair, graças ao esforço das lideranças e da Prefeitura”.

O líder comunitário Índio quer que a etapa 4, que canaliza mais um trecho do córrego, não seja esquecida: “Essa é mais uma reivindicação da população. Quem está aqui hoje quer o melhor para a nossa região”.

“Tudo vai ser feito com muita ordem. Nenhuma família será removida sem tentarmos o melhor. Sabemos que muitos aqui lutaram a vida toda e que não podem perder tudo em uma única chuva”, disse a coordenadora do MTST, Vanessa de Souza.

Antônio Carlos, morador há 28 anos, disse estar contente com a obra: “Essa notícia é a melhor de todas, não agüento mais ver gente sofrendo a cada chuva”.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Comissão de Transportes vistoria e aprova os 20 ônibus 0km de Taboão

Os vereadores da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizaram nesta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.