Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Metrô virá para Taboão e será o mais moderno em operação, garante secretário

Por Sandra Pereira | 30/06/2014

metrodentro

Sandra Pereira Secretário pediu que vereadores e lideranças ajudem a levar a população informações sobre a chegada do metrô a Tabo&atild

O secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes esteve em Taboão da Serra nesta segunda-feira, 30, para detalhar o projeto de implantação da Linha 4 do Metrô que será estendida da Vila Sônia até Taboão. De acordo com o secretário oprojeto inicial, as investigações geotécnicas, topografia e cadastramento de redes públicas para subsidiar os projetos de arquitetura e obras civis estão em andamento. Ele disse que 75% desta etapa foi concluída e observou que em paralelo está sendo realizada a captação de recursos junto a organismos internacionais para financiar a obra, além de todo o planejamento e estudo que antecede o projeto executivo e a implantação do sistema. Jurandir Fernandes afirmou que entre os anos de 2018 e 2019 a linha 4 amarela estará em operação na cidade. Assista aqui vídeo institucional do metrô.

O secretário informou que o custo do metrô de Taboão da Serra será de R$ 1,6 bilhões e vai atender demanda de 92.420 mil usuários ao mês. Ele explicou que a linha terá duas estações uma na Chácara do Jóquei e outra no largo de Taboão. A estação de Taboão vai contar com terminal de ônibus, 4 acessos de pedestres, bicicletário e interligação com a região do Campo Limpo. Também informou que a linha vai seguir o padrão da mais moderna em operação no mundo, já que não tem condutor, possui corredores contínuos, é mais segura, conta com melhor distribuição do sistema de ar entre outras conquistas.

Além de trabalhar para entregar o metrô no prazo estipulado o desafio do governo é lidar com a descrença em relação a obra. Ao abordar o tema o secretário orientou ao prefeito Fernando Fernandes, aos vereadores, secretários, pastores, padres e lideranças que participaram da explanação a organizar caravanas de visita as obras do metrô na Vila Sônia e levar informações sobre o projeto. Para o secretário essa rede de informação vai dirimir eventuais dúvidas e vencer o ceticismo em relação a vinda do metrô para Taboão. Outra prova apresentada pelo secretário para comprovar a disposição do governo em realizar a obra foi a solicitação da licença ambiental que foi publicada no Diário Oficial do Estado em 15 de maio deste ano.

“Não se faz um projeto como esses do dia para a noite. Até que a primeira máquina perfure o terreno existem várias etapas, acontece muita coisa. Estamos trabalhando há mais de três anos nessa proposta e já ultrapassamos várias etapas iniciais. Não há mais como negar que o metrô virá para Taboão. O governo já contratou e pagou todos os projetos funcionais e podemos assegurar que até 2019 a estação do metrô de Taboão entrará em operação.  Mas, antes disso, com a inauguração da estação Vila Sônia os moradores da cidade serão atendidos pelo metrô já que vamos disponibilizar ônibus da Linha 4 Amarela que levar os usuários até aquela estação. Isso já está dentro do contrato”, disse, acrescentando que em 2015 será inaugurada a estação Morumbi, em 2016 a da Vila Sônia e dois anos depois a de Taboão.

Jurandir Fernandes observou que num prazo de seis anos a região metropolitana não será a mesma em razão da chegada do metrô. Segundo ele, atualmente o estado tem contratado a construção de 73,3 quilômetros de metrô e possuiu 75 km prontos.

Durante a reunião o prefeito Fernando Fernandes lembrou que a deputada Analice Fernandes é uma das principais articuladoras da vinda do metrô para Taboão da Serra. Ele salientou que ela não participou da atividade por conta da homologação de sua candidatura a deputada estadual que aconteceu durante a convenção do PSDB no domingo, 29.

“A Analice não pode participar dessa reunião para evitar problemas na eleição, mas todos sabem que ela é a maior incentivadora da chegada do metrô na nossa cidade. Na época em que se discutia recursos ela teve uma participação muito grande junto ao governador. Tudo isso acabou resultando na estação Vila Sônia e posteriormente na vinda do metrô para Taboão. Essa discussão não é recente. Não nasceu agora. O governo já gastou um volume de grande de recursos para nós chegarmos até aqui. Então não é história é realidade”, declarou. “O metrô de Taboão tem mãe, que é a deputada Analice”, completou o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega.

16/10/2017

Régis Bittencourt registrou 109 acidentes com 27 feridos e uma morte no feriado

A Autopista Régis Bittencourt registrou 109 acidentes, com 29 feridos e uma vítima fatal e mais...

16/10/2017

Transporte de Taboão vai ganhar 20 ônibus zero, frota será mais nova da região

Os usuários do transporte público municipal de Taboão da Serra terão a seu dispor 20 ônibus zero...

11/10/2017

Deputada Analice garante mais um posto do Cartão Bom para Taboão

Depois de cerca de um mês da inauguração dos serviços do cartão BOM, na unidade do Poupatempo...

10/10/2017

Ônibus bate contra poste na Benedito Cesáreo, ninguém se feriu

Um ônibus intermunicipal da viação Pirajuçara colidiu de frente contra um poste na avenida...

06/10/2017

Van escolar de Embu das Artes se envolve em acidente e deixa três feridos

Um acidente envolvendo uma van escolar deixou três pessoas levemente feridas em Embu das Artes...

28/09/2017

Pesquisa revela principais ‘desculpas’ de motoristas de SP

Na Semana Nacional do Trânsito, a Régis Bittencourt/Arteris divulga uma pesquisa sobre o...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

20/09/2017

Estado tem redução em mortes no trânsito em agosto

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 19, os dados do Infosiga do mês de...

19/09/2017

Motorista pode pedir a 2ª via da CNH ao Detran.SP pelo celular

Perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento foi furtado ou roubado ou está em...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

18/10/2017

MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.