Governo confirma vinda do metrô para Taboão da Serra mas não fala em prazos
Segundo a assessoria de imprensa do metrô o projeto inicial assim como o processo as investigações geotécnicas, topografia e cadastramento de redes públicas para subsidiar os projetos de arquitetura e obras civis estão sendo realizados. Essa etapa também não tem previsão de término, mas, até os céticos não podem negar a presença dos equipamentos na cidade. Mesmo com atraso a expectativa em torno da vinda do metrô para Taboão da Serra é imensa. Moradores de toda a região que utilizam o transporte público aguardam com a ansiedade a concretização da promessa. Enquanto isso o mercado imobiliário já faz propagandas e vende a notícia para atrair clientes.
De acordo com o metrô o projeto funcional da fase 3 da Linha Amarela trecho Vila Sônia – Largo do Taboão, foi concluído em dezembro de 2013. Nesta fase foi constituída a primeira etapa para a definição do traçado da expansão dessa linha metroviária.
A assessoria disse que esse projeto tem como objetivo beneficiar grande parte da população que precisa deslocar do bairro ao centro. Ainda de acordo com o metrô, os estudos preliminares desse projeto definiram que haverá mais duas estações após Vila Sônia sendo elas Chácara Jóquei e Largo do Taboão somando aproximadamente mais 2,3 quilômetros de extensão.
A extensão ligará o bairro Vila Sônia por intermédio da Avenida Francisco Morato até o Largo do Taboão, próximo à divisa com o município de São Paulo.
O metrô de São Paulo tem 75,5 quilômetros de extensão. De acordo com o governo existem outros 57 km em obras. A gestão Geraldo Alckmin só conseguiu entregar 6 dos 30 km de linha prometidos em 2011. A previsão é que, até o final deste ano, apenas mais 10 km sejam entregues.
Sandra Pereira