Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

GCM de Itapecerica pode voltar ao trabalho ainda neste final de semana

Por | 23/06/2010

GCM_itap_350.JPG

GCM de Itapecerica pode voltar ao trabalho ainda neste final de semana

Itapecerica da Serra era a única cidade que não contava com ouvidoria e corregedoria, quesitos fundamentais para o funcionamento da Guarda Civil Municipal, esperou por muitos anos a exigência da Polícia Federal e consequentemente quem pagou literalmente “o pato” foram os GCMs que não puderam exercer o seu trabalho e claro, os moradores que ficaram praticamente sem policiamento nas ruas.

Após informar com exclusividade a atual situação da GCM de Itapecerica, que desde a última sexta-feira, 18, está parada, sem porte de arma, portanto sem condições de fazer patrulhamento, a Reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes com intuito de esclarecer o porque desta situação no começo desta semana.

De acordo com o secretário João Pereira, a GCM da cidade é a única que não possui porte de arma federal. “Até o momento os Guardas de Itapecerica, não poderiam usar armas de fogo, pois a secretária não havia implantado a ouvidoria e corregedoria, não fizeram no prazo estipulado (João Pereira ainda não era Secretário) e precisei correr contra o tempo”, explicou.

Segundo ele, foram elaboradas duas minutas, mas a Polícia Federal afirmou que não poderia estender mais o prazo, exigindo o Projeto de Lei com a criação da Ouvidoria e da Corregedoria na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes. “Mandei o projeto elaborado para o jurídico e na sequencia foi encaminhado para a Administração”, justificou.

O Secretário afirmou ainda que sem falta o projeto de lei será votado em regime de urgência na sessão desta terça-feira, 22 na Câmara Municipal.

A Reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o Jurídico e foi informada que o prazo no setor foi de 90 dias e que em nenhum instante ultrapassou o prazo estabelecido.

Ao entrarmos em contato por dois dias consecutivos no Administrativo não obtivemos resposta se houve atraso ou não, conforme apuramos um dos setores atrasou e muito todo o tramite, afinal chegou ao ponto da Guarda precisar parar.

Repercussão na Câmara

Assim como informado ao Jornal na Net realmente o Projeto de Lei n° 1.421/10 que dispõe sobre a criação da Ouvidoria e Corregedoria na Secretaria e visa adequar a Guarda Civil Municipal às exigências e aos preceitos contidos na Lei Federal n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e no Decreto Federal n° 5.123, de 1° de junho de 2004 foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão desta terça-feira (22) penúltima antes do recesso da Câmara Municipal da cidade.

Com a presença de muitos Guardas, os vereadores Clóvis Pinto, José Maria e Amarildo Gonçalves (Chuvisco) usaram a tribuna para comentar o ocorrido, agradecer aos GCMs pelo trabalho realizado na cidade e ressaltar que o trabalho da Guarda é fundamental em Itapecerica.

Chuvisco disse que a colaboração dos GCMs foi muito importante para todo esse processo realizado pela Secretaria. “Recebi pela manhã a presença de quatro Guardas que fizeram anotações e fiz questão de atende-los. Os artigos 4°, 5° e 17° foram revogados, sendo que o 17° recebeu um acréscimo em relação ao cargo de carreira”, ressaltou.

Chuvisco afirmou que os moradores de Itapecerica não podem ficar sem os GCMs nas ruas. “Os Guardas não podem trabalhar sem armas, porque eles colocam suas vidas em risco. Eles precisaram parar, pois a Polícia Federal não permite o porte de armas sem a implantação de corregedoria e ouvidoria”, concluiu.

Agora com o projeto de lei votado e o encaminhamento a polícia federal (na manhã desta quarta-feira), a Guarda provavelmente volte a trabalhar o mais tardar neste final de semana (26 e 27 de junho).

21/04/2018

Adolescente que estava desaparecido em Taboão foi encontrado

Depois de onze dias, o pesadelo da família do adolescente Luís Gustavo de Oliveira Vieira chegou...

19/04/2018

Caminhoneiro morre após parar para ajudar motorista em Rodoanel Sul

O motorista de uma carreta morreu baleado, na noite da última quarta-feira (18), após reagir a...

17/04/2018

Policiais salvam bebê de 10 dias de parada respiratória em Itapecerica

Policiais da 1ª Cia do 25º Batalhão de Polícia Militar salvaram a vida de uma bebê de apenas 10...

17/04/2018

Inscrições de concursos para investigadores e escrivães começam hoje

Governo do Estado de São Paulo vai selecionar 1.400 novos policiais civis por meio dos dois...

15/04/2018

RPM prende três homens com maconha, cocaína e crack em Taboão

Policiais da RPM prenderam na noite desta sexta-feira, 13, três homens acusados de tráfico de...

15/04/2018

Força Tática prende foragido da justiça do estado de Pernambuco em Itapecerica

Foragido da justiça foi capturado na noite da última sexta-feira, 13, pela Força Tática quando...

15/04/2018

Policial de folga prende três homens acusados de furtar palmito

Um policial militar de São Lourenço da Serra estava de folga quando  juntamente com seus...

13/04/2018

Motoqueiro rouba alianças de casal do Embu num semáforo de acesso a BR em Taboão

Um assaltante numa moto roubou as alianças de um casal de moradores de Embu das Artes, quando...

13/04/2018

Força Tática prende homem com 2 Kg de maconha em Itapecerica

A Força Tática da Polícia Militar prendeu, na última quinta-feira (12), um homem com 2 kg de...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.