Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

GCM de Itapecerica pode voltar ao trabalho ainda neste final de semana

Por Karen Santiago | 23/06/2010

GCM_itap_350.JPG

GCM de Itapecerica pode voltar ao trabalho ainda neste final de semana

Itapecerica da Serra era a única cidade que não contava com ouvidoria e corregedoria, quesitos fundamentais para o funcionamento da Guarda Civil Municipal, esperou por muitos anos a exigência da Polícia Federal e consequentemente quem pagou literalmente “o pato” foram os GCMs que não puderam exercer o seu trabalho e claro, os moradores que ficaram praticamente sem policiamento nas ruas.

Após informar com exclusividade a atual situação da GCM de Itapecerica, que desde a última sexta-feira, 18, está parada, sem porte de arma, portanto sem condições de fazer patrulhamento, a Reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes com intuito de esclarecer o porque desta situação no começo desta semana.

De acordo com o secretário João Pereira, a GCM da cidade é a única que não possui porte de arma federal. “Até o momento os Guardas de Itapecerica, não poderiam usar armas de fogo, pois a secretária não havia implantado a ouvidoria e corregedoria, não fizeram no prazo estipulado (João Pereira ainda não era Secretário) e precisei correr contra o tempo”, explicou.

Segundo ele, foram elaboradas duas minutas, mas a Polícia Federal afirmou que não poderia estender mais o prazo, exigindo o Projeto de Lei com a criação da Ouvidoria e da Corregedoria na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes. “Mandei o projeto elaborado para o jurídico e na sequencia foi encaminhado para a Administração”, justificou.

O Secretário afirmou ainda que sem falta o projeto de lei será votado em regime de urgência na sessão desta terça-feira, 22 na Câmara Municipal.

A Reportagem do Jornal na Net entrou em contato com o Jurídico e foi informada que o prazo no setor foi de 90 dias e que em nenhum instante ultrapassou o prazo estabelecido.

Ao entrarmos em contato por dois dias consecutivos no Administrativo não obtivemos resposta se houve atraso ou não, conforme apuramos um dos setores atrasou e muito todo o tramite, afinal chegou ao ponto da Guarda precisar parar.

Repercussão na Câmara

Assim como informado ao Jornal na Net realmente o Projeto de Lei n° 1.421/10 que dispõe sobre a criação da Ouvidoria e Corregedoria na Secretaria e visa adequar a Guarda Civil Municipal às exigências e aos preceitos contidos na Lei Federal n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e no Decreto Federal n° 5.123, de 1° de junho de 2004 foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão desta terça-feira (22) penúltima antes do recesso da Câmara Municipal da cidade.

Com a presença de muitos Guardas, os vereadores Clóvis Pinto, José Maria e Amarildo Gonçalves (Chuvisco) usaram a tribuna para comentar o ocorrido, agradecer aos GCMs pelo trabalho realizado na cidade e ressaltar que o trabalho da Guarda é fundamental em Itapecerica.

Chuvisco disse que a colaboração dos GCMs foi muito importante para todo esse processo realizado pela Secretaria. “Recebi pela manhã a presença de quatro Guardas que fizeram anotações e fiz questão de atende-los. Os artigos 4°, 5° e 17° foram revogados, sendo que o 17° recebeu um acréscimo em relação ao cargo de carreira”, ressaltou.

Chuvisco afirmou que os moradores de Itapecerica não podem ficar sem os GCMs nas ruas. “Os Guardas não podem trabalhar sem armas, porque eles colocam suas vidas em risco. Eles precisaram parar, pois a Polícia Federal não permite o porte de armas sem a implantação de corregedoria e ouvidoria”, concluiu.

Agora com o projeto de lei votado e o encaminhamento a polícia federal (na manhã desta quarta-feira), a Guarda provavelmente volte a trabalhar o mais tardar neste final de semana (26 e 27 de junho).

Osvaldo

É realmente uma vergonha a Guarda Municipal ter que parar por atrasos e perda de prazos legais de trâmites burocráticos... Esses políticos não estão nem um pouco incomodados com o povo, somente com seus próprios benefícios, caso contrário, dariam prioridade a assuntos como este. Afinal, a GCM retomará suas atividades hoje?

Resposta:Infelizmente não temos certeza. Equipe do Jornal na Net!

alison rogerio

sr andre concordo e te apoio,acompanho o trabalho da gcm itp,acompanho tambem a falta que ela faz a populaçao,nao é de hj que eles sofrem,sem contar nos equipamentos e os carros que usam,esta na cara que nao tem veiculo sulficiente para patrulhar toda cidade,apoio vc pela sua coragem de vir e fazer sua colocaçao,muitos nao tem coragem,talvas seja por isso que a categoria deixe de ter varios beneficios,por nao reclamarem.parabens...

andré domingues de oliveira

Bom dia vou ser direto,visto a farda azul marinho há 09 anos,e a primeira vez que isso acontece e uma vergonha para nós,obrigado pela força que tem nos dado.

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

16/09/2017

PM recupera aparelhagem de som roubada de igreja no valor de 8 mil em Embu

Uma ação rápida da PM resultou na prisão de dois homens acusados de furtar toda a aparelhagem de...

10/09/2017

Moradores do Vista Alegre denunciam assaltos cometidos por trio de menores

Cansados dos assaltos constantes, os moradores do jardim Vista Alegre, em Embu das Artes,...

08/09/2017

PM prende três homens por roubo de veículo e tentativa de homicídio em Taboão

Três homens foram presos por policiais da 3ª Cia do 36M, na noite desta quinta-feira, 7 poucas...

06/09/2017

ROMU de Taboão recebe novos escudos entregues pelo prefeito Fernando Fernandes

A equipe do ROMU (Ronda Ostensiva Municipais), da Secretaria de Segurança Pública de Taboão da...

05/09/2017

GCM de Embu e Polícia Civil encontram cemitério clandestino na cidade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes e policiais do 1 Distrito Policial do jardim...

05/09/2017

Assaltante invade ônibus intermunicipal leva 30 mil de idosa

Uma idosa que estava dentro do ônibus intermunicipal da Miracatiba Embu da linha 226, Embu-Guaçu...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.