Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Missa de Corpus Christi lota Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 19/06/2014

dentrocorpuschristi

Ane Greice PassosTapetes coloridos enfeitaram as ruas de Itapecerica da Serra

Centenas de pessoas lotaram o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres nesta quinta-feira, 19, para assistirem a missa de Corpus Christi, celebrada pelo Padre Alberto Gambarini. Mesmo com frio e garoa os fiéis prestigiaram o trabalho dos voluntários da comunidade que confeccionaram 60 tapetes, espalhados pelas ruas do Largo da Matriz. Veja fotos Aqui.

Há 37 anos padre Alberto Gambarini celebra missas e atrai milhares de fiéis, não só em Itapecerica, mas em várias cidades da região. Para Gambarini é importante a integração dos participantes da comunidade na confecção dos tapetes, que é a reafirmação da fé católica e da eucaristia.

“A cada ano nós observamos o maior envolvimento da própria comunidade na confecção do tapete e pessoas que não entendem ou sabem o que é Corpus Christi, mas que por meio do tapete acabam perguntando e descobrindo esse significado tão belo que é a presença de Jesus na Eucaristia”, disse Padre Alberto.

Há mais de 60 anos o tapete de Itapecerica da Serra é realizado no centro da cidade, os desenhos são reconhecidos por todo o país e destacados por reportagens da grande imprensa. Esse trabalho é fruto da dedicação de voluntários da igreja católica que passam a madrugada riscando as ruas e confeccionando os tapetes com pó de café, serragem, pedrinhas coloridas, carvão, entre outros materiais.
dentrocorpuschristi2
“O tapete serve para trazer os jovens e as famílias. Porque hoje às 4h da manhã a igreja estava cheia de famílias e voluntários, quando fizemos a oração e começamos a confeccionar os tapetes”, afirmou.

Padre Alberto ressaltou a história do Corpus Christi e a vinda da tradição para o Brasil, que começou a integrar o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. 

“O Corpus Christi é o testemunho da fé católica e o culto público e homenagem que damos a Jesus. É sair da igreja e percorrer as ruas para as pessoas terem consciência que Jesus está vivo e presente entre nós. Existe também a parte turística, pois cada ano que passa ele se torna mais bonito, principalmente pela presença da comunidade que fica consciente desta festa”, finalizou.

Após falar com a imprensa Padre Alberto celebrou a missa de Corpus Christi para centenas de fiéis, que lotaram a igreja, salão da comunidade, escadarias e praça. A famosa procissão acabou aconteceu dentro do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, devido ao frio e forte garoa.  
dentrocorpuschristi3

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.