Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Missa de Corpus Christi lota Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 19/06/2014

dentrocorpuschristi

Ane Greice PassosTapetes coloridos enfeitaram as ruas de Itapecerica da Serra

Centenas de pessoas lotaram o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres nesta quinta-feira, 19, para assistirem a missa de Corpus Christi, celebrada pelo Padre Alberto Gambarini. Mesmo com frio e garoa os fiéis prestigiaram o trabalho dos voluntários da comunidade que confeccionaram 60 tapetes, espalhados pelas ruas do Largo da Matriz. Veja fotos Aqui.

Há 37 anos padre Alberto Gambarini celebra missas e atrai milhares de fiéis, não só em Itapecerica, mas em várias cidades da região. Para Gambarini é importante a integração dos participantes da comunidade na confecção dos tapetes, que é a reafirmação da fé católica e da eucaristia.

“A cada ano nós observamos o maior envolvimento da própria comunidade na confecção do tapete e pessoas que não entendem ou sabem o que é Corpus Christi, mas que por meio do tapete acabam perguntando e descobrindo esse significado tão belo que é a presença de Jesus na Eucaristia”, disse Padre Alberto.

Há mais de 60 anos o tapete de Itapecerica da Serra é realizado no centro da cidade, os desenhos são reconhecidos por todo o país e destacados por reportagens da grande imprensa. Esse trabalho é fruto da dedicação de voluntários da igreja católica que passam a madrugada riscando as ruas e confeccionando os tapetes com pó de café, serragem, pedrinhas coloridas, carvão, entre outros materiais.
dentrocorpuschristi2
“O tapete serve para trazer os jovens e as famílias. Porque hoje às 4h da manhã a igreja estava cheia de famílias e voluntários, quando fizemos a oração e começamos a confeccionar os tapetes”, afirmou.

Padre Alberto ressaltou a história do Corpus Christi e a vinda da tradição para o Brasil, que começou a integrar o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. 

“O Corpus Christi é o testemunho da fé católica e o culto público e homenagem que damos a Jesus. É sair da igreja e percorrer as ruas para as pessoas terem consciência que Jesus está vivo e presente entre nós. Existe também a parte turística, pois cada ano que passa ele se torna mais bonito, principalmente pela presença da comunidade que fica consciente desta festa”, finalizou.

Após falar com a imprensa Padre Alberto celebrou a missa de Corpus Christi para centenas de fiéis, que lotaram a igreja, salão da comunidade, escadarias e praça. A famosa procissão acabou aconteceu dentro do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, devido ao frio e forte garoa.  
dentrocorpuschristi3

paulo rogerio barbosa

amo essa cidade de coração ...a festa e linda . esse ano eu estarei ai sem falta com a fe do senhor jesus .

Itapecericano Nato

Essa festa é realmente maravilhosa, pena que está a a cada ano fica menor, até mesmo por esse tipo de tapete hoje está sendo confeccionado também no Parque Paraíso além das cidades vizinhas, com isso há uma divisão das pessoas. Falando da parte histórica desses tapetes, ao contrário do que se pensa não foi a Igreja que fez e sim os moradores que antes enfeitavam as janelas de suas casas com panos especialmente feitos para essa data, na hora da Procissão eram colocados ramos para que o Santíssimo passasse. Com o tempo a Prefeitura inicio na época por iniciativa do Cassiano (que não mora mais na cidade) a fazer esses tapetes com serragens entre outros materiais, depois com o tempo eles foram ficando cada vez mais bonitos e quem os confeccionava além de alguns moradores a grande maioria era feita pelos alunos das escolas da cidade que faziam os desenhos e os melhores eram enviados para serem desenhados nas ruas e depois confeccionados. Era uma grande festa que inciava na noite de quarta. Na década de 90 e até mesmo depois as grandes emissoras vinham fazer a cobertura deste grande eventos, hoje apenas uma emissora veio que foi a TV Cultura, pois todas preferem estra indo para Santana do Parnaíba, onde a tradição ainda continua sempre aumentando. Itapecerica da Serra o que vejo hoje é uma diminuição dos tapetes, até mesmo pela falta de pessoas para confeccionarem eles na madrugada e com coloquei anteriormente a divisão das pessoas pelas duas paróquias.

Sandra

Na verdade não são só os fiéis do Santuário, as escolas sempre colaboram também, além disso os funcionários da Prefeitura ajudam na preparação do material e na confecção dando apoio e coordenando algumas ações na confecção do tapete.

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

27/07/2017

Bairros de Embu das Artes recebem oficinas de horta

O bairro Santa Tereza, situado no extremo leste de Embu das Artes, município da Grande São...

27/07/2017

Sub-16 de Itapecerica conquista o terceiro lugar na 1ª Copa da Paz de Avaré

A seleção Sub-16 da escolinha de futebol da Prefeitura de Itapecerica da Serra conquistou o...

27/07/2017

Prefeitura de Embu implanta taxa do lixo para moradores da cidade

Com o argumento de que a arrecadação do IPTU é baixa e não é suficiente para garantir serviços...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.