Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conisud avança na elaboração do PPA Territorial

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/06/2014

dentroconisud

DivulgaçãoPrefeitos e vereadores da região Conisud participam de reunião

O Consórcio da Região Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) realizou na segunda-feira (9/6) capacitação para elaboração do “Plano Plurianual (PPA) Territorial Participativo” quadriênio 2014-2017, no Hotel Rancho Silvestre, em parceria com a equipe do Ministério do Planejamento.

O evento contou com a secretária do Planejamento e Investimento Estratégicos da pasta, Esther Bemerguy Albuquerque, que destacou a ideia do presidente do Conisud, prefeito Chico Brito, de capacitar cidades com mais de 200 mil habitantes pelos consórcios. “Isso vem demandando muitas atividades na secretaria, pois são 20 consórcios de todas as regiões do País que produzirão material para os PPA´s Estadual e Federal”, afirmou.

Ela citou o modelo de desenvolvimento atual, que tem a meta de reduzir as desigualdades sociais, servindo de referência internacional: R$ 811 bilhões investidos na área social, aumento real de salário mínimo, crescimento de renda per capta, obras do PAC e criação de 20 milhões de empregos nos últimos 10 anos. “Temos que ter o olhar sob a perspectiva de governança local, vislumbrando o futuro e um padrão social bem sucedido".

Para Esther, a possibilidade de transformações estruturais com a união e articulação dos entes (municípios) é real, e concluiu sua apresentação instigando a plateia para uma reflexão conjunta sobre os desafios do território e construção de um planejamento regional, prevendo audiências públicas com a participação da sociedade civil.

Chico Brito lembrou do objetivo do governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, em implementar o Sistema Nacional de Participação Social, a visão de fortalecer os consórcios e valorizar a formação dos PPA´s locais.

“O PPA Regional será insumo para o planejamento dos PPA´s Estadual e Federal, por isso, a ação conjunta torna-se cada vez mais imprescindível”.

O presidente do Conisud reiterou que o crescimento dos municípios deve ser fomentado sob a perspectiva da justiça social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Vamos ouvir o recado da população para planejar melhor e otimizar os recursos pré-existentes”.

A representante da Sub-Prefeitura do Butantã, Solange Sanches, revelou que a  Prefeitura de São Paulo também tem interesse em se aproximar do consórcio, o que fez Chico Brito indicar a formalização da participação das "subs" paulistanas no Conisud.

Também presente, o deputado estadual João Caramez se colocou como parceiro e empenhado em inserir as decisões do Conisud no PPA Estadual: “Vou levar para a Assembleia Legislativa a expectativa do encontro”.

Participaram da reunião os prefeitos integrantes do Conisud, Fernando Seme (São Lourenço da Serra), Francisco Jr. (Juquitiba) e Roberto Rocha (Vargem Grande Paulista); vereadores Doda Pinheiro (presidente), João Leite e Clidão do Táxi; assessora especial da Subsecretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Brígida Sacramento, além de secretários municipais, assessores e técnicos das oito cidades (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, S. Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista).

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o superintendente do Conisud, Paulo Oliveira, e seus integrantes avançaram nas discussões e estabeleceram a criação da “Comissão” que organizará o processo de elaboração do PPA Territorial, composta pelos coordenadores das Câmaras Técnicas (CT´s) do Conisud, por um representante indicado pelo Consulti, por um membro da equipe do Ministério do Planejamento e por um representante da sociedade civil. 

Posteriormente, decidiu-se que serão realizadas quatro audiências públicas agrupando duas cidades cada uma: Vargem Grande Pta. – Cotia; Taboão da Serra – Embu das Artes; Itapecerica da Serra – Embu-Guaçu; Juquitiba – S. Lourenço da Serra. O envolvimento das Sub-Prefeituras de São Paulo de bairros que fazem divisa com as cidades está previsto.

Por fim, uma “audiência pública conclusiva” deverá acontecer até final de julho para apresentação da minuta do PPA Territorial, resultado do planejamento da Comissão do PPA e audiências públicas.

Avanços do Conisud 

A frente da presidência do Conisud, o prefeito Chico Brito fez muitas conquistas para o fortalecimento da instituição, como a inclusão de mais duas cidades (Cotia e Vargem Grande Paulista), criação de uma sede estruturada, com salas de reunião, realização de duas audiências públicas (EMTU e Unifesp), abrindo espaço para a participação da sociedade civil, realização de dois seminários (ciência e tecnologia e PPA Territorial), implantação de nove Câmaras Técnicas (Saúde; Educação, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Assistência Social; Mobilidade Urbana; Segurança; Drenagem e Resíduos sólidos; Habitação; Desenvolvimento Socioeconômico), conquista do SAMU Regional com 12 ambulâncias para atender os municípios do eixo BR e, atualmente, está lutando pela implantação do campus da Unifesp. São ações que visam aprimoramento do conhecimento dos técnicos das prefeituras do sudoeste da Grande São Paulo e qualificação da gestão pública.            

19/04/2018

Moradores comemoram reforma de Praça em Taboão da Serra

Os moradores do Jardim Beatriz, em Taboão da Serra, estão comemorando a reforma e instalação de...

18/04/2018

Fórum São Paulo premiou Promotores do Desenvolvimento eleitos em votação direta

Com a presença de várias autoridades e homenageados, o Fórum São Paulo e o Grupo Organizado de...

12/04/2018

Adolescente de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O estudante Luiz Gustavo de Oliveira Vieira, de 14 anos, está desaparecido desde a segunda-feira...

12/04/2018

Moradores reclamam de barulho e música alta em bairro de Taboão

Há cerca de um ano, os moradores do bairro Jacarandá, em Taboão da Serra, vem sofrendo com o...

05/04/2018

Governo de São Paulo vai contratar 800 escrivães e 600 investigadores

As inscrições para o concurso que vai selecionar 800 escrivães e 600 investigadores começam às...

05/04/2018

OAB Taboão lança 3ª edição de revista impressa nesta quinta (5)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Taboão da Serra, lança nesta quinta-feira (05) a...

04/04/2018

Concurso do TRT da 2ª Região vai oferecer vagas em Taboão, Embu e Itapecerica

O Tribunal Regional da 2ª Região, São Paulo, vai abrir novo concurso público autorizado para o...

04/04/2018

Procon de Itapecerica da Serra divulga os números do Mês do Consumidor

O Procon de Itapecerica da Serra informa que efetuou 3751 atendimentos durante as ações...

31/03/2018

Embu lidera ranking de estupros e Taboão sai na frente nos casos de roubo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostram que a cidade...

25/03/2018

 Moradores de Itapecerica pedem justiça para adolescente de 14 anos assassinada

Em clima de absoluta comoção familiares, amigos,vizinhos e colegas de escola da adolescente de...

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

23/04/2018

SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...

23/04/2018

Coletivo Itapecericano das Artes realizou o 1º Sarau Sem Nome

O coletivo Itapecericano das Artes  realizou no dia último 14 o 1º Sarau Sem Nome em Itapecerica...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.