Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conisud avança na elaboração do PPA Territorial

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 11/06/2014

dentroconisud

DivulgaçãoPrefeitos e vereadores da região Conisud participam de reunião

O Consórcio da Região Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) realizou na segunda-feira (9/6) capacitação para elaboração do “Plano Plurianual (PPA) Territorial Participativo” quadriênio 2014-2017, no Hotel Rancho Silvestre, em parceria com a equipe do Ministério do Planejamento.

O evento contou com a secretária do Planejamento e Investimento Estratégicos da pasta, Esther Bemerguy Albuquerque, que destacou a ideia do presidente do Conisud, prefeito Chico Brito, de capacitar cidades com mais de 200 mil habitantes pelos consórcios. “Isso vem demandando muitas atividades na secretaria, pois são 20 consórcios de todas as regiões do País que produzirão material para os PPA´s Estadual e Federal”, afirmou.

Ela citou o modelo de desenvolvimento atual, que tem a meta de reduzir as desigualdades sociais, servindo de referência internacional: R$ 811 bilhões investidos na área social, aumento real de salário mínimo, crescimento de renda per capta, obras do PAC e criação de 20 milhões de empregos nos últimos 10 anos. “Temos que ter o olhar sob a perspectiva de governança local, vislumbrando o futuro e um padrão social bem sucedido".

Para Esther, a possibilidade de transformações estruturais com a união e articulação dos entes (municípios) é real, e concluiu sua apresentação instigando a plateia para uma reflexão conjunta sobre os desafios do território e construção de um planejamento regional, prevendo audiências públicas com a participação da sociedade civil.

Chico Brito lembrou do objetivo do governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, em implementar o Sistema Nacional de Participação Social, a visão de fortalecer os consórcios e valorizar a formação dos PPA´s locais.

“O PPA Regional será insumo para o planejamento dos PPA´s Estadual e Federal, por isso, a ação conjunta torna-se cada vez mais imprescindível”.

O presidente do Conisud reiterou que o crescimento dos municípios deve ser fomentado sob a perspectiva da justiça social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Vamos ouvir o recado da população para planejar melhor e otimizar os recursos pré-existentes”.

A representante da Sub-Prefeitura do Butantã, Solange Sanches, revelou que a  Prefeitura de São Paulo também tem interesse em se aproximar do consórcio, o que fez Chico Brito indicar a formalização da participação das "subs" paulistanas no Conisud.

Também presente, o deputado estadual João Caramez se colocou como parceiro e empenhado em inserir as decisões do Conisud no PPA Estadual: “Vou levar para a Assembleia Legislativa a expectativa do encontro”.

Participaram da reunião os prefeitos integrantes do Conisud, Fernando Seme (São Lourenço da Serra), Francisco Jr. (Juquitiba) e Roberto Rocha (Vargem Grande Paulista); vereadores Doda Pinheiro (presidente), João Leite e Clidão do Táxi; assessora especial da Subsecretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Brígida Sacramento, além de secretários municipais, assessores e técnicos das oito cidades (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, S. Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista).

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o superintendente do Conisud, Paulo Oliveira, e seus integrantes avançaram nas discussões e estabeleceram a criação da “Comissão” que organizará o processo de elaboração do PPA Territorial, composta pelos coordenadores das Câmaras Técnicas (CT´s) do Conisud, por um representante indicado pelo Consulti, por um membro da equipe do Ministério do Planejamento e por um representante da sociedade civil. 

Posteriormente, decidiu-se que serão realizadas quatro audiências públicas agrupando duas cidades cada uma: Vargem Grande Pta. – Cotia; Taboão da Serra – Embu das Artes; Itapecerica da Serra – Embu-Guaçu; Juquitiba – S. Lourenço da Serra. O envolvimento das Sub-Prefeituras de São Paulo de bairros que fazem divisa com as cidades está previsto.

Por fim, uma “audiência pública conclusiva” deverá acontecer até final de julho para apresentação da minuta do PPA Territorial, resultado do planejamento da Comissão do PPA e audiências públicas.

Avanços do Conisud 

A frente da presidência do Conisud, o prefeito Chico Brito fez muitas conquistas para o fortalecimento da instituição, como a inclusão de mais duas cidades (Cotia e Vargem Grande Paulista), criação de uma sede estruturada, com salas de reunião, realização de duas audiências públicas (EMTU e Unifesp), abrindo espaço para a participação da sociedade civil, realização de dois seminários (ciência e tecnologia e PPA Territorial), implantação de nove Câmaras Técnicas (Saúde; Educação, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Assistência Social; Mobilidade Urbana; Segurança; Drenagem e Resíduos sólidos; Habitação; Desenvolvimento Socioeconômico), conquista do SAMU Regional com 12 ambulâncias para atender os municípios do eixo BR e, atualmente, está lutando pela implantação do campus da Unifesp. São ações que visam aprimoramento do conhecimento dos técnicos das prefeituras do sudoeste da Grande São Paulo e qualificação da gestão pública.            

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.