Educação premia vencedores de concurso sobre a Copa do Mundo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/06/2014

O Centro Municipal Recreativo Carlos Drummond de Andrade (Cemur), lotou na noite da última quarta-feira, 4 de junho. Alunos, educadores, pais e autoridades compareceram ao local para acompanhar a cerimônia de lançamento do livro e premiação dos vencedores do concurso cultural “Copas do Mundo: Uma história a ser contada”, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Taboão da Serra.

Ao todo, 27 trabalhos de alunos foram premiados. Os vencedores e educadores levaram pra casa troféus. Já os demais espectadores ganharam um exemplar do livro. Além das obras premiadas e parte do relato pedagógico desenvolvido ao longo de 2013 sobre a Copa do Mundo, o livro traz fotos do Desfile Cívico de Sete de Setembro.

A abertura e o encerramento da festa ficaram por conta do coral com 90 alunos da EMEF Heitor Villa Lobos que, regidos pela professora Cilene Aparecida Rodrigues Lachi, emocionaram o público ao entoar o “Hino Nacional” e a música “Coração Verde e Amarelo”. Deram também um show, porém de interpretação, os alunos da professora Maira Galvão, que deram “vida” aos poemas, contos e causos, feitos pelos vencedores do concurso.

À ocasião, o secretário de Educação, João Medeiros de Sá Filho, ressaltou os inúmeros projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura para melhorar a qualidade do ensino, como os relacionados ao “Matematicando: O ano da matemática nas escolas”. Medeiros também destacou o intuito do concurso. “Não queremos apenas alunos que gostem ou consumam literatura, queremos alunos produtores de conteúdo e de cultura” – afirmou.

Já o prefeito Fernando Fernandes, em seu discurso, destacou que o livro é um dos legados que o governo municipal está deixando para a Copa do Mundo de 2014. “Imagino quão grande deva ser a emoção que os pais destas crianças estão sentindo, ou mesmo, o que estas crianças sentirão, quando estiverem mais velhos, e verem o que produziram na infância” – disse. “Com certeza este será o primeiros de outros concursos que estão por vir” – concluiu.

Carmem Miranda dos Santos Batista, mãe do aluno Maxsuel Miranda Batista, ganhador do primeiro lugar em desenho do Jardim I, da EMI Santa Rita de Cássia, declarou estar feliz com a vitória do filho. “Todos falam que ele é muito inteligente, quando me contaram que ele ficou em primeiro lugar entre os alunos da escola, não criei muita expectativa para não desanimá-lo. Mas quando soube que ele ganhou, foi uma vibração total. Com certeza o prêmio será algo que ela carregará para o resto da vida” – disse.

Já Vanessa Capuano, mãe de Giovanna Capuano, aluna do quarto ano da EMEF Heitor Villa Lobos, afirmou estar em êxtase com a premiação da filha. “Achei o máximo. Ela [Giovanna] adora ler e eu, também, então ela segue meu exemplo. Este livro foi um prêmio, literalmente, para ela mesma” – declarou.

Comentários