Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Lançamento do livro Copas do Mundo e premiação de alunos autores da obra lota Cemur

Por Sandra Pereira | 5/06/2014

cemur

Sandra PereiraProjeto envolveu todos os alunos e educadores da rede municipal de ensino. Produção dos alunos foram avaliadas e selecionadas para fazer parte do livro a História das Copas

Pais, professores e alunos da rede pública municipal de ensino de Taboão da Serra lotaram o Cemur nesta quarta-feira, 4, durante o lançamento do livro Copas do Mundo. Uma história a ser contada, produzido coletivamente a partir de um concurso com a participação dos 30 mil estudantes matriculados nas escolas municipais da cidade. Durante a noite os alunos vencedores de cada categoria que consta no livro receberam prêmios das mãos das autoridades municipais, que não pouparam elogios ao projeto realizado sob a coordenação do secretário de Educação João Medeiros. Veja imagens aqui.

 A premiação arrancou elogios dos pais, professores e alunos. Todos os presentes mergulharam no clima festivo de copa que tomou conta do Cemur graças a decoração temática. O cerimonial foi repleto de curiosidades sobre a copa e de fato fez os presentes entraram no clima do mundial. Do lado de fora do Cemur um grupo de integrantes da educação fazia manifestação cobrando reajuste de salários e lembrando a greve da educação marcada para ocorrer a partir do dia 6.

O projeto Copas do Mundo começou a ser trabalhado na rede pública desde 7 de setembro do ano passado. Nos últimos 30 dias alunos, professores e coordenadores voltaram a mergulhar no tema fazendo pesquisas e trabalhos que foram selecionados por uma junta que escolheu 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria. Os trabalhos vencedores de cada categoria surpreenderam os presentes pela qualidade e criatividade dos alunos. Sempre baseados no tema copas eles produziram poesias, contos, poemas, fábulas, desenhos e várias outras formas de expressão cultural. Os trabalhos vencedores foram apresentados no palco por alunos do curso de Teatro do Cemur.

“O projeto estimula a crianças a ter prazer fazer cultura, seja escrevendo, desenhando, fazendo poesia. Essa é a fase ideal para esse aprendizado. Ninguém aprende a gostar de ler depois que fica mais velho. A hora de incentivar a prática cultura é agora. Com certeza esses alunos vão ter um gosto muito maior pela cultura do que outros que não desfrutaram dessa oportunidade. Esse é o legado que Taboão deixa para as crianças”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

Para ele o projeto foi uma experiência positiva e não pode parar. O prefeito disse que é preciso estimular a produção cultural. Afirmou acreditar que esse livro será tema de muitas conversas durante a copa e vai fazer parte da vida dos alunos já que a produção foi feita por eles e vai incentivar a prática da cultura.

“Esse projeto foi muito bom e tem que continuar. Acredito que o tema 7 de setembro desse ano deve ser tratado dessa mesma forma. Estamos introduzindo na escolas o projeto matematicando para dar mais atenção a matemática já que isso amplia as oportunidades que os alunos terão no futuro”, relatou o prefeito. 

O secretário de Educação João Medeiros destacou a importância de estimular a produção escrita nas escolas. Disse que todos os alunos premiados vão receber o livro, que também será enviado a todas as escolas da rede. “Foi um trabalho muito grande, extenuante, mas muito marcante. Envolveu toda a equipe. Escrever e publicar textos é um fato que marca a vida. Temos que estimular a produção e a leitura dos livros”, disse o secretário. Ele anunciou que esse ano o tema do 7 de setembro será as regiões brasileiras. 

A diretora da escola Machado de Assis, Carmem Lúcia, considerou a iniciativa vitoriosa e defendeu a continuidade de ações desse tipo. “Foi algo inédito. Espetacular. As crianças mostram o trabalho, aproxima a escola a comunidade e aumenta a autoestima de todos. Precisamos de mais ações deste tipo”, apontou.

A professora Elaine Barbosa, da EMEF Ayrton Sena, salientou que o projeto foi gratificante para alunos e professores. “Foi um incentivo para as crianças. Ficamos 30 dias pesquisando e trabalhando o tema nas salas. Todos se envolveram e o resultado não poderia ser melhor”, avaliou.

A premiação dos estudantes foi prestigiada pelos vereadores Joice Silva, Cido da Yafarma e Ronaldo Onishi. O vice-prefeito Laércio Lopes também participou da atividade junto com os secretários municipais Fábio Fernandes, Esporte, Arlete Silva, Assistência Social e Adelço Buher, Finanças.

18/10/2017

Inscrições para cursos gratuitos por ensino à distância são abertas em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com...

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

29/09/2017

Inscrições abertas para cursos do SENAC em parceria com a Prefeitura de Taboão

Uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

18/10/2017

MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.