Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Lançamento do livro Copas do Mundo e premiação de alunos autores da obra lota Cemur

Por Sandra Pereira | 5/06/2014

cemur

Sandra PereiraProjeto envolveu todos os alunos e educadores da rede municipal de ensino. Produção dos alunos foram avaliadas e selecionadas para fazer parte do livro a História das Copas

Pais, professores e alunos da rede pública municipal de ensino de Taboão da Serra lotaram o Cemur nesta quarta-feira, 4, durante o lançamento do livro Copas do Mundo. Uma história a ser contada, produzido coletivamente a partir de um concurso com a participação dos 30 mil estudantes matriculados nas escolas municipais da cidade. Durante a noite os alunos vencedores de cada categoria que consta no livro receberam prêmios das mãos das autoridades municipais, que não pouparam elogios ao projeto realizado sob a coordenação do secretário de Educação João Medeiros. Veja imagens aqui.

 A premiação arrancou elogios dos pais, professores e alunos. Todos os presentes mergulharam no clima festivo de copa que tomou conta do Cemur graças a decoração temática. O cerimonial foi repleto de curiosidades sobre a copa e de fato fez os presentes entraram no clima do mundial. Do lado de fora do Cemur um grupo de integrantes da educação fazia manifestação cobrando reajuste de salários e lembrando a greve da educação marcada para ocorrer a partir do dia 6.

O projeto Copas do Mundo começou a ser trabalhado na rede pública desde 7 de setembro do ano passado. Nos últimos 30 dias alunos, professores e coordenadores voltaram a mergulhar no tema fazendo pesquisas e trabalhos que foram selecionados por uma junta que escolheu 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria. Os trabalhos vencedores de cada categoria surpreenderam os presentes pela qualidade e criatividade dos alunos. Sempre baseados no tema copas eles produziram poesias, contos, poemas, fábulas, desenhos e várias outras formas de expressão cultural. Os trabalhos vencedores foram apresentados no palco por alunos do curso de Teatro do Cemur.

“O projeto estimula a crianças a ter prazer fazer cultura, seja escrevendo, desenhando, fazendo poesia. Essa é a fase ideal para esse aprendizado. Ninguém aprende a gostar de ler depois que fica mais velho. A hora de incentivar a prática cultura é agora. Com certeza esses alunos vão ter um gosto muito maior pela cultura do que outros que não desfrutaram dessa oportunidade. Esse é o legado que Taboão deixa para as crianças”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

Para ele o projeto foi uma experiência positiva e não pode parar. O prefeito disse que é preciso estimular a produção cultural. Afirmou acreditar que esse livro será tema de muitas conversas durante a copa e vai fazer parte da vida dos alunos já que a produção foi feita por eles e vai incentivar a prática da cultura.

“Esse projeto foi muito bom e tem que continuar. Acredito que o tema 7 de setembro desse ano deve ser tratado dessa mesma forma. Estamos introduzindo na escolas o projeto matematicando para dar mais atenção a matemática já que isso amplia as oportunidades que os alunos terão no futuro”, relatou o prefeito. 

O secretário de Educação João Medeiros destacou a importância de estimular a produção escrita nas escolas. Disse que todos os alunos premiados vão receber o livro, que também será enviado a todas as escolas da rede. “Foi um trabalho muito grande, extenuante, mas muito marcante. Envolveu toda a equipe. Escrever e publicar textos é um fato que marca a vida. Temos que estimular a produção e a leitura dos livros”, disse o secretário. Ele anunciou que esse ano o tema do 7 de setembro será as regiões brasileiras. 

A diretora da escola Machado de Assis, Carmem Lúcia, considerou a iniciativa vitoriosa e defendeu a continuidade de ações desse tipo. “Foi algo inédito. Espetacular. As crianças mostram o trabalho, aproxima a escola a comunidade e aumenta a autoestima de todos. Precisamos de mais ações deste tipo”, apontou.

A professora Elaine Barbosa, da EMEF Ayrton Sena, salientou que o projeto foi gratificante para alunos e professores. “Foi um incentivo para as crianças. Ficamos 30 dias pesquisando e trabalhando o tema nas salas. Todos se envolveram e o resultado não poderia ser melhor”, avaliou.

A premiação dos estudantes foi prestigiada pelos vereadores Joice Silva, Cido da Yafarma e Ronaldo Onishi. O vice-prefeito Laércio Lopes também participou da atividade junto com os secretários municipais Fábio Fernandes, Esporte, Arlete Silva, Assistência Social e Adelço Buher, Finanças.

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Escola Municipal de Gastronomia de Taboão é destaque na Rede Globo

Os cursos profissionalizantes que a Prefeitura de Taboão da Serra oferece para a população na...

28/04/2017

No mês das noivas, Taboão recebe a Semana Senac de Casamento

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que,...

19/04/2017

Estado diz que muro do Ruy Cardoso vai custar R$ 349 mil, mas não fixa prazo

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota enviada reportagem do Jornal Na Net,...

17/04/2017

Alunas do Lado a Lado aprendem sobre história da moda

As alunas dos cursos de Corte e Costura, Malharia e Moletom e Lingerie da Escola de Moda, Beleza...

17/04/2017

Muro da E.E. Ruy Cardoso, em Taboão, está caído há quase um ano

Há quase um ano a chuva derrubou parte do muro da escola estadual Antônio Ruy Cardoso,...

13/04/2017

Embu inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal dia 18

A partir do dia 18 de abril, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação,...

09/04/2017

Uniformes escolares começam a ser entregues em Taboão

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, iniciou na quinta-feira, 30...

05/04/2017

ETEC de Embu faz concurso para contratar professores; remuneração será R$ 17,15

A Escola Técnica Estadual de Embu das Artes (ETEC) abriu Concurso Público no último dia 3 de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.