Workshop da saúde enfatiza atendimento humanizado e trabalho em equipe

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/06/2014

Dia 30/5, aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis, o 1º Workshop da Saúde. Mais de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes compareceram. O evento aconteceu pelo mês do trabalhador e deve ocorrer anualmente. A secretária de Saúde, dra. Sandra Magali Fihlie, abriu o encontro lembrando que o momento era de reflexão sobre a carreira, sobre a responsabilidade depositada pelo munícipe sobre os mais de 1.500 servidores da Saúde no município.

“Estamos em uma batalha diária. Estou há mais de 30 anos na saúde e sei que não esmorecemos nunca. Nós trabalhamos com o sofrimento das pessoas, estamos o tempo todo sofrendo com que está sofrendo. E isso não é simples, pois a correria, muitas vezes não nos permite refletir sobre os problemas. Estamos vivendo num momento que a palavra Cidadania tem que acontecer”, disse a secretária.

As palestras

Os presentes conferiram quatro palestras abordando diversos aspectos: o primeiro foi “A abordagem de pacientes na urgência e emergência – definindo prioridades”, pela palestrante Simone da Luz,  enfermeira intervencionista do SAMU de Itapecerica da Serra e superintendente da Autarquia Municipal de Saúde. “O profissional do SAMU, desde o início do chamado lida com várias expectativas e não é só o atendimento técnico. Temos que lidar com quem está em volta do paciente. A abordagem deve ser mais humanizada, pois as situações inesperadas são muitas, onde temos que ser técnicos, sem ser frios”, disse.

Outra palestra, “A importância da capacitação permanente para os profissionais de saúde”,  foi ministrada pela enfermeira Cintia Vasconcelos, especialista em Urgência e Emergência e pesquisadora dos projetos de filantropia em parceria com o Ministério da Saúde e Hospitais de Excelência. “A educação permanente se dá pela importância de se manter atualizado, para que o SUS entregue um serviço de qualidade e excelência. Observamos os nossos pontos-chave, onde podemos melhorar, apresentamos as hipóteses de solução e a aplicação na realidade.”

Ricardo Mendes, enfermeiro especialista em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e coordenador do Núcleo Brasileiro de APH e Segurança do Paciente do grupo Segtec da Unifesp, foi o terceiro palestrante da noite. Com o tema “O que motiva os profissionais da Saúde?”, ele fez a plateia participar de uma palestra interativa e dinâmica. “O profissional da saúde tem que estar motivado para tomar qualquer decisão, para lidar com as pessoas. A rotina da enfermagem é uma luta entre a assistência e a administração . A motivação é a junção das palavras motivo mais ação. Só querer ou desejar não resolve, não é estar motivado.”

Fechando esse ciclo de palestras, dr. Antônio Onimaru, coordenador geral e médico do SAMU, falou sobre  “Relacionamento interpessoal entre as equipes de APH e Intra-Hospitalar”. Segundo ele,  “é de extrema importância termos respeito mútuo, passar todas as informações de forma a ajudar no trabalho do outro. As relações de equipe são fundamentais, fazer tudo pelo bem do próximo mas em conjunto, respeitando o papel de cada um. Um bom exemplo são os motoristas de ambulância. Hoje eles passam por treinamento para auxiliar durante o socorro. Antigamente, mesmo sem formação, eles ajudavam em todo o possível, desviando o trânsito, conversando com familiares. São muito importantes e merecem respeito”.

Relato

Após as palestras, houve um momento de perguntas e depoimentos. A agente comunitária Miriã Nascimento relatou que em 2012 estava fazendo as visitas de rotina aos pacientes do Jd. Dom José nas casas, quando foi surpreendida por uma paciente com uma crise de epilepsia. “Na hora não sabia como agir. Liguei para o SAMU e eles, por telefone mesmo, foram me indicando como proceder. Ela foi socorrida e hoje está bem. Fiquei muito feliz por ter ajudado e por ver que ótimos profissionais eles são”, disse a agente.

Comentários