Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Secretaria de Finanças de Itapecerica realiza prestação de contas do 1° quadrimestre de 2014

Por Ane Greice Passos | 30/05/2014

financasdentro

Ane Greice PassosPrestação de contas do 1° quadrimestre de 2014, afirma que folha de pagamento de Itapecerica está em 47,86%

A prestação de contas do 1º quadrimestre da prefeitura municipal de Itapecerica da Serra realizada nesta quinta-feira, 29, teve questionamentos dos vereadores para com o Secretário de Finanças José Oliveira da Silva e o responsável pelo Departamento de Despesas Wagner Wiecek. Hércules da Farmácia perguntou sobre a folha de pagamento estar ou não estourada e a situação econômica atual da cidade. Os dados apresentados durante audiência pública da Comissão de Finanças da Câmara mostram que o total de receita do município no 1º quadrimestre é de R$ 322.498.000,00, enquanto o total de despesas com a folha de pagamento é de R$ 154.355.000,00 (47,86%). 

O 1° quadrimestre do município foi fechado pelo governo anterior, do prefeito Chuvisco, e o secretário de Finanças informou que os números estão em ordem. “A nova administração não está duvidando do cálculo anterior, está apenas analisando os números”, disse.

Sobre o cancelamento por 90 dias de pagamentos dos fornecedores de Itapecerica, Silva informou que os contratos relacionados com obras estão sendo estudados e na medida que forem liberados serão pagos. 

O presidente da câmara Cicero Costa, juntamente com os vereadores da comissão de finanças, questionou o cancelamento dos pagamentos de projetos que já estavam em andamento. “De acordo com o secretário, o que está sendo pago são coisas essenciais para prefeitura. Sobre as obras elas ainda estão paradas, então o Ginásio de esportes, terminal do Jacira e pavimentação, no meu ponto de vista, não é essencial para o prefeito”.

A prestação de contas ficou focada na parte de cancelamento de pagamento de obras e principalmente no cancelamento do aumento de 5.8% para os funcionários públicos. O presidente da comissão de finanças Hércules da Farmácia, questionou o motivo do acordo realizado na gestão anterior não ser formalizado.

O secretário afirmou que a medida está sendo estudada por Erlon Chaves, que está analisando a ideia é estudando o impacto do aumento para a cidade. “É de interesse do prefeito e de todos os secretários que o aumento seja dado, mas nós precisamos verificar qual serão as ações tomadas”.

Sobre a folha de pagamento, José Oliveira informou que não é viável que a prefeitura chegue ultrapasse os 50% e que estão sendo realizados estudos para que isso não ocorra. “Nós precisamos verificar o comportamento real dessa folha no dia 30. Ocorre que administração é nova, mas eu acho que não vá passar os 50% e espero que não passe”.

Com a resposta do secretário, os vereadores Cicero Costa, Hercules da Farmácia e Cléber Bernardes, questionaram uma informação dada pelo prefeito de Itapecerica no seu facebook, de que a folha havia ultrapassado os 55% e que a prefeitura estaria com problemas financeiros.

“Eu não consigo entender que o chefe do executivo vai até o almoxarifado falar que a folha já ultrapassou 55% e o senhor vem a está Casa e fala que acha que não chegará aos 50%. São muitas contradições”, disse Cicero Costa.

Após a demonstração dos gráficos, que mostraram o aumento de 47,86% na folha no primeiro quadrimestre, e das explicações do secretário. O vereador Cléber Bernardes questionou qual é a real situação da cidade. “Ou o gráfico está errado sobre os 48% ou o prefeito está mentindo sobre o valor ter ultrapassado 55%”.

O secretário afirmou que a folha está sendo estudada para que assim possa ser pensado o aumento. “Se acontecer aquilo que ocorreu no 1° quadrimestre no 2° e 3°, não terá problema. Mas se acontecer de forma diferente a receita, e nós sabemos que ela tem tendência a diminuir, aquela porcentagem vai aumentar”, afirmou o secretário, garantindo que terá mais informações sobre as mudanças nas folhas de maio e junho.

Os números de todas as pastas da prefeitura e os arrecadamentos foram demonstrados na câmara. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) teve um aumento de 2,48% no primeiro quadrimestre e a receita destinada para a saúde chegou a 20,91%.

Com a prestação de contas do 1° quadrimestre de 2014 do município de Itapecerica da Serra, o presidente da comissão Hércules da Farmácia, terminou a sessão perguntando para o secretário a situação financeira de Itapecerica da Serra e se a cidade está realmente “quebrada”.

“A curto prazo existe a possibilidade de tocar com tranquilidade, a longo prazo temos que estudar”, finalizou o Secretário de Finanças.

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

28/10/2017

Projeto do vereador Carlinhos do Leme incentiva homens a fazer exame de Próstata

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade, no dia 25, projeto de lei de...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.