Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

I Fórum discute caminhos para a Educação em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/05/2014

palestradentro

Comunicação PrefeituraPrefeito Erlon Chaves participa do I Fórum de Educação de Itapecerica da Serra

Com o tema “Educação: Agente Transformador da Sociedade”, a Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveu no último domingo, 25 de maio, o I Fórum de Educação, no auditório do Complexo Administrativo. 

A Mesa dos Trabalhos foi composta pelo prefeito Prof. Erlon Chaves; secretária municipal de Educação, Eliana Maria da Cruz Silva; palestrantes professora Silvia Gasparian Colello e psicóloga Suzy Camacho; Josiel Silva Costa França, diretor de Ensino Fundamental; Daniela Amorim, diretora de Educação Infantil; Adriana Barbosa Cordeiro, diretora do SEDAP (Departamento Pedagógico); Suely de Camargo Millanese, diretora Administrativa; Regiane de Paula Vidal, diretora de Educação Especial; e Luiz Paulino, diretor do Colégio Lebiste.  

“O objetivo deste fórum é buscarmos um caminho para a Educação”, falou o prefeito Prof. Erlon Chaves na abertura, ressaltando que seu governo é pautado pelo diálogo. Como exemplo, citou que não houve convocação, mas sim convites para os professores participarem do evento, que contou com ótimo público. 

Prof. Erlon Chaves explicou que “a Educação que estamos propondo aqui é a Educação acolhedora, de escutar, do diálogo, de aprender com os outros”. 

Mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e docente na mesma instituição, a pedagoga Silvia Colello palestrou sobre os desafios atuais da área. Ela elencou os sete pontos capitais da Educação e reforçou a importância de amarrá-los. 

Diante dos desafios filosófico, ético, pedagógico, didático, metodológico, psicossocial e profissional, a doutora apontou alguns caminhos para os professores, que “são muito cobrados, mas pouco valorizados”. 

Silvia colocou ainda o dilema do docente na formação de seres humanos diante da nova realidade da sociedade, em que o consumismo e a tecnologia ditam as regras, e citou o educador Paulo Freire: “Se a escola é um mecanismo de reprodução; a escola também pode ser um mecanismo de transformação”. 

Já a psicóloga Suzy Camacho ministrou palestra sobre a importância do afeto e de uma percepção mais positiva na vida, na família e dentro da sala de aula. Segundo Suzy, “todos os professores que marcaram nossas vidas tinham afeto”. 

A psicóloga falou sobre como a valorização das emoções pode estimular o gosto pela aprendizagem e destacou a necessidade de se criar um ambiente escolar motivador. 
Graduada pela FMU, com atuação na psicopedagogia infantil e adolescente, Suzy colabora com programas de rádio e escreve artigos para revistas e jornais sobre psicologia e relacionamentos afetivos. 

"O I Fórum da Educação, além de exaltar o direito de expressão dos educadores do município, proporcionou o que tem de mais valioso para a educação de qualidade: a reflexão sobre a prática de ensino-aprendizagem. Nisto pude reconstruir a essência de atuação no magistério", afirmou um dos participantes, professor Gerson Ruas, que atua na Escola Municipal Bem Te Vi. 

No final, foi aberta a plenária. O público presente, formado majoritariamente por professores da rede municipal de ensino, fez comentários e questionamentos sobre o rumo da Educação, respondidos pelos integrantes da mesa.

Boaventura Sena Dos Anjos

ola bom dia sou aqui do conjunto residencial paineiras representante dos moradores aqui do conjunto.Bem gostariamos de saber da Sra:Eliana maria,oque vai ser feito e quando isso vai ser feito,na questão desse GERADOR DE ENERGIA aqui na escola do CONJUNTO RESIDENCIAL PAINEIRAS.isso eh um absurdo desde quando inaugurada naõ tem ENERGIA.Esta fazendo um grande mau as crianças e aos fucionarios a questaõ do oleo DIESEL que sai do GERADOR isso e muito grave.Esperamos que providencias sejam tomadas o mais rapido possivel não se pode brincar com a saúde de ninguén por causa da imcopetência de minorias aguardamos resposta o mais breve possivel.OBRIGADO

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

30/04/2017

PM prende quatro jovens acusados de roubo na Subway do Pirajuçara, em Taboão

A Polícia Militar (PM), prendeu em flagrante neste sábado, 29, quatro jovens, dois deles menores...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.