Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Após 10 horas de greve frota da Miracatiba volta a funcionar em Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 22/05/2014

miracatibadentro

Ane Greice PassosMotoristas e cobradores voltam a trabalhar depois de horas em greve

Os motoristas e cobrados da empresa Miracatiba entraram em greve na madrugada desta quinta-feira, 22, reivindicando melhorias nas condições de trabalho, salário, ticket de refeição, folgas e demissão do Diretor de Trafego Pacheco. A paralisação teve fim às 13h30, após o Sindicato apresentar os pedidos para a empresa metropolitana e ter parte das solicitações atendidas. A greve afetou as cidades de Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba, Embu das Artes, Embu Guaçu, Cotia, Taboão e São Paulo. Fotos, fotos, fotos, fotos, vídeo e vídeo.

Cerca de 1,9 mil funcionários e 500 ônibus, paralisaram a viação Miracatiba, única empresa de transporte público de Itapecerica da Serra e algumas cidades da região, um dia após as empresas de ônibus da cidade de São Paulo pararem. Sindicalistas estiveram no local para articular um acordo.

“Nós estamos em época de campanha salarial, e por isso entramos em greve. São Paulo tem o salário diferente da nossa região”, disse Reinaldo de Moraes.

Na pauta da reivindicação estavam o aumento salarial, ticket, horas extras, folgas, férias, condições de trabalho e a retirada do diretor Pacheco, que era acusado pelos funcionários de assédio moral.

miracatiba3

“Tudo aqui é abaixo de São Paulo, o VR é abaixo, o salário também. Nós não temos folga no domingo, nossas férias demoram para sair. Ninguém quer atrapalhar a vida de ninguém, mas nós queremos os nossos direitos”, disseram um grupo de motoristas.

Alguns cobradores também denunciaram abusos trabalhistas, como mais de 16 horas de trabalho sem interrupção, não possuírem banheiros nos pontos finais e paradas de fiscais. Um fiscal afirmou que em menos de 10 meses de trabalho já perdeu mais de 10 quilos, por não ter pausa para se alimentar.

“Eu não consigo comer e ir no banheiro, às vezes tenho que urinar dentro de uma garrafa Pet”, disse uma fiscal.

Outra reclamação é o medo constante de assaltos, pois os cobradores são obrigados a andarem com o dinheiro da empresa. “Se alguém roubar a gente temos que pagar em até 24 horas, se não tomamos gancho ou somos mandados embora”, disse uma cobradora.

O vereador Edicarlos Sangue Bom estava no local da greve e ouviu todos os apelos dos funcionários. Sangue já declarou por diversas vezes o seu repúdio pela empresa MIracatiba.

“Desde cedo eu estou aqui dando apoio como vereador e como o povo. Sei que eles trabalham muito, até 16 horas. Eles estão lutando pelos direitos deles e eu concordo, porque toda categoria tem esse direito”, disse Sangue Bom.

Quem também esteve na greve foi o prefeito Erlon Chaves, que veio até a Miracatiba tentar articular com a empresa e funcionários o fim da greve. O prefeito pediu para os motoristas e cobradores voltarem para as linhas, afim de não prejudicar a população que utiliza o transporte público.

 “A nossa preocupação é a concessão pública e a nossa cidade. A situação dos funcionários é o sindicato que vai discutir isso”, disse o prefeito, que após o discurso foi vaiado pelos grevistas.

“O prefeito veio aqui e falou que atrapalhamos a cidade dele, mas nós também somos da cidade e queremos melhorias trabalhistas, pois um funcionário satisfeito poderá atender o passageiro melhor”, disse um motorista.

A greve durou até às 13h30, quando o presidente do Sindicato José Alves do Couto, falou com os grevistas sobre o acordo realizado com a Miracatiba. Assuntos como hora extra, mudanças no cálculo das férias e limpeza dos sanitários da empresa também foram abordados. Sobre o aumento do salário o sindicato informou que deverá ser discutido em assembleia.

Mesmo com algumas reivindicações atendidas, os grevistas pediam ainda a demissão do diretor de tráfego Pacheco. A greve só foi finalizada quando o dono da viação Miracatiba foi até a porta da empresa solicitando que os funcionários retornassem ao trabalho e pedindo informando a demissão de Pacheco.

miracatiba2

William Rédua, gerente Geral da viação Miracatiba, falou sobre a greve. “Foi uma paralisação que ninguém estava esperando, o pessoal pegou a gente de surpresa e eu nem desconfiava, o senhor Fernando veio até a empresa para discutirmos os acordos. Chegamos a um acordo em comum e vamos colocar essa frota para rodar”.

A greve foi finalizada, porém alguns moradores ainda reclamam do transporte público na região, que ainda não está normalizado 100% e com alguns carros sem rodar por falta de funcionários.


manoel adelino da luz

ola boa noite sr fernando e todos os fancionarios a empresa esta de parabens eu gostaria de fazer parte novamente com todos vcs eu era feliz e nao sabia, mas quem sabe um dia votarei trabalhar com vcs.

HORRORIZADO

Soube que o Erlon foi ate a miracatiba ! fazer o que ? querendo se aparecer ? o imbecil não paga nem os funcionários dele e quer se meter na vida dos outros , vá trabalhar vagabundo ou volte ao seu ponto de ficar latindo em frente ao Bradesco

Itapecerica

Se o que os funcionarios falaram é verdade estao certos de reinvidicar os direitos, agora quem deveria fazer greve é os funcionarios da prefeitura que tiveram uma miseria de 5,80% de reajuste cancelado pelo atual prefeito Erlon Chaves, a prefeitura esta quebrada mas os funcionarios nao tem culpa, os salarios devem ser pagos com reajuste, e totalmente imoral essa decisao!!

joana silveira

Parabéns aos funcionarias da Miracatiba, chega de trabalho escravos, sem direitos a ir ao banheiro, ou tirar o horário de refeição. Os condutores também consegue parar uma cidade. Faço parte da população que ficou sem transporte, mais apoio 100%.

rafael

Essas cobradoras deixam maes com crianças descerem pela porta da frente cobram a conduçao e nao rodam a catraca embolsando o dinheiro dos passageiros, isso é um absurdo, o valor da conduçao ja é alto e elas tem a cara de pau de fazerem isso, as vezes o passageiro passa ate dificuldade para pagar a passagem... Principalmente a noite a camera dos onibus estao desligadas....

Gabrielle Rédua

Rédua <3

Glaucio Souza Oliveira

E o paese(plano de apoio a empresas em situação de emergencia) que a EMTU e o Consorcio Intervias não acionou e os usuários de Transporte intermunicipal ficaram ontem sem atendimento na Pirajuiçara e hoje na Miracatiba.Ontem no Taboão além de não ter as outras empresas do consorcio Intervias fazendo as linhas da Pirajuçara a linha 056 Metro Campo Limpo a Embu Centro que passa pelo Pirajuçara vinham do Metrô Cpo. Limpo sem pegar passageiros no caminho,vinham com o itinerário desligado ou Expresso.Esse é a falta de respeito da Emtu/Governador Alckmin com a região.

11/08/2017

Prefeitura de Embu busca parceria com o DETRAN – SP

Com o objetivo de melhorar as questões administrativas no município de Embu, que envolvem tanto...

09/08/2017

Com obras de retorno, Jardim Pirajuçara vai ganhar fluidez no trânsito

A prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade à série de obras para melhoria do trânsito,...

08/08/2017

Indicação de condutor infrator pode ser feita pelo site do Detran.SP

Quem recebeu multa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) por uma...

08/08/2017

Motociclista de Taboão morreu e teve perna arrancada em grave acidente

Mais um morador de Taboão da Serra morreu vítima de um grave acidente de trânsito. Na tarde...

07/08/2017

Tragédia: 3 pessoas morreram e 2 ficaram feridas em acidente perto da Régis

Um grave acidente de carro deixou três pessoas mortas na madrugada deste domingo (6) nas margens...

02/08/2017

Régis Bittencourt voltou a ser fechada em novo protesto contra Temer

Manifestantes contrários ao presidente Michel Temer ocuparam trechos das principais vias que dão...

30/07/2017

Cido comemora conquista de duas lojas de recarga do BOM para Taboão

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, (DEM) comemorou a instalação de dois pontos de recarga...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

21/07/2017

Prefeitura de Taboão intensifica fiscalização no transporte público

Extintores descarregados, saída de emergência sem lacre, vazamento de ar,lanternas danificadas,...

17/07/2017

Ruas do Santo Eduardo, em Embu das Artes recebem mutirão

As equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana estiveram no Jd. Santo...

20/08/2017

Polícia prende homem que em "saidinha" do dia dos pais não retornou ao presídio

PM efetuou a prisão de um reeducando que havia saído do presídio Franco da Rocha em indulto do...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.