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Número de mortes entre janeiro e abril cai na rodovia Régis Bittencourt

Por Assessoria de Imprensa | 16/05/2014

dentroregis

Divulgação Redução refere-se à comparação entre o primeiro quadrimestre de 2014 com o mesmo período do ano anterior. Melhorias e serviços de atendimento aos usuários colaboraram para a reduç&at

A Autopista Régis Bittencourt registrou redução de 17% no número de mortes na BR-116 SP/PR, entre janeiro e abril de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013. Este ano, nos primeiros quatro meses, foram registradas 39 mortes frente a 47 ocorrências do mesmo tipo registradas no ano passado. O resultado positivo para a segurança dos usuários da Régis Bittencourt reflete também a execução de investimentos em melhorias e serviços na rodovia, como os socorros médicos e mecânicos prestados 24 horas pela Concessionária. Os acidentes mais comuns na BR-116 SP/PR são tombamentos, saídas de pista, colisões e atropelamentos.
“Desde o início da concessão, a Autopista Régis Bittencourt investiu R$ 1,7 bilhão em melhorias e serviços. São providências que vêm contribuindo diretamente para este importante resultado”, comenta o diretor executivo da Autopista Régis Bittencourt, Nelson Segnini Bossolan. A Concessionária também implantou 50 novas passarelas com alambrados, recuperou 17 passarelas existentes e colocou grades de proteção em 46 desses dispositivos, criando mais condições de segurança para pedestres e ciclistas.
A implantação de 150 quilômetros de barreiras rígidas de concreto, a permanente manutenção da drenagem, a melhoria na sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas e colocação de tachas na pista), e a intervenção em 100% do pavimento da rodovia são fatores que proporcionam mais segurança. As barreiras de concreto tipo “New Jersey”, por exemplo, evitam que uma simples saída possa se transformar em um acidente mais grave em trechos com curvas sinuosas ou ribanceiras.

A implantação de nove trevos em desnível (viadutos) e a execução de mais sete obras deste tipo – em andamento atualmente – proporcionarão mais segurança viária em comparação com os retornos em nível existentes. Os trevos eliminarão, nesses pontos, a travessia de veículos pelas pistas da rodovia e irão reordenar o fluxo de veículos local e de longa distância.

Além dos serviços aos usuários prestados pela Concessionária, há 10 Bases Operacionais distribuídas ao longo da rodovia. São 380 profissionais focados nesses serviços, com o apoio de 14 ambulâncias, 14 guinchos, três caminhões de combate a incêndio, três caminhões para resgate de animais na pista, 11 veículos de inspeção de tráfego, duas motocicletas e um caminhão multiuso, entre outros recursos.

A rodovia também conta com o Sistema Inteligente de Transporte (ITS) e o Centro de Controle Operacional – CCO, centrais que monitoram e acompanham todas as movimentações de tráfego, providenciando com mais agilidade e rapidez os atendimentos aos usuários. O Sistema Inteligente de Transporte (ITS) tem Circuito Fechado de TV (CFTV), com 196 câmeras. Desta forma, há mais agilidade no atendimento as mais de 700 ocorrências registradas todos os dias na rodovia. Além das câmeras, o ITS contempla duas estações meteorológicas, oito painéis de mensagens variáveis fixos e seis painéis de mensagens variáveis móveis.


Foco na redução de acidentes

Em 2013, a Arteris criou o GERAR - Grupo Estratégico de Redução de Acidentes, no qual a Autopista Régis Bittencourt, juntamente com outras oito empresas do grupo, atua no monitoramento dos pontos mais críticos das rodovias e promove ações preventivas, visando a redução da fatalidade nos acidentes rodoviários. Até 2020, a Arteris tem a meta de reduzir esse índice em 50% nas rodovias que administra.

Milton

Absurdo é o retorno de nível do Km 291,45 da Regis Bittencourt que tem um fluxo muito grande e no local não existe nenhuma fiscalização de velocidade, não tem nenhuma iluminação e está totalmente esburacada,ocasionando acidentes e assaltos constantemente.Abandono total!! Necessita de providências URGENTE de um retorno de desnível.

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