Vacinação contra gripe é prorrogada até 16/5

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/05/2014

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes, assim como em todo estado de São Paulo, está prorrogando a vacinação contra o vírus da influenza (H1N1, H3N2 e B), causador da gripe, até a sexta-feira, 16/5.  A campanha continua no horário de abertura em todos os postos de saúde da cidade e foi prorrogada porque não atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% do universo de pessoas previsto.

Quem deve ser vacinado? Todos os idosos (maiores de 60 anos), os trabalhadores em saúde, gestantes, as puérperas, crianças na faixa etária de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de portadores de doenças crônicas. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

“É importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes e não deixem para se vacinar nos últimos dias. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença. As crianças, as gestantes e os idosos que se vacinarem antes estarão protegidos mais cedo”, alerta o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Até o dia 7/5, os postos de saúde de Embu das Artes vacinaram 10.886 crianças e portadores de doenças crônicas, num universo de 17.972 pessoas; 10.433 idosos, dos 16.833 existentes no município; 1485 das 3431 gestantes; 1083 dos 2756 trabalhadores em saúde; e 370 das 564 puérperas do município.

Entenda a vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina não imuniza contra resfriado, pois é diferente de gripe.

É importante saber que a vacina não tem efeito colateral. A vacina usada na campanha é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.

A vacina de influenza tem por objetivo evitar os casos graves e os óbitos, e não eliminar a transmissão do vírus. Por isso, o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade para as complicações e os óbitos.

Na sua grande maioria, os casos de gripe são casos leves e que se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana. A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação.

Mais informações:  4785-3540/3541

Comentários