Ministro da Saúde promete estudo para construir novo Hospital na região do Conisud

Por Sandra Pereira | 12/05/2014

As oito cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) apresentaram ao  ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira, dia 12, em Embu das Artes, demandas como ajuda para a realização de exames laboratoriais, aumento da oferta de leitos e o programa mais médicos. A grande novidade proposta pelo ministro foi a realização de um amplo estudo para construir um novo hospital regional na região. 

Os assuntos foram tratados por prefeitos e secretários de Saúde dos municípios que integram o Conisud, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço, Embu Guaçu, Vargem Grande e Cotia. Os prefeitos de Taboão da Serra e Cotia não participaram da reunião.

“Vamos fazer estudos técnicos, avaliar em que município, que perfil teria. É uma decisão muito séria e temos que unir esforços entre o governo federal e o governo estadual, até porque os municípios não teriam capacidade econômico-financeira de sustentar uma iniciativa dessa natureza. Vamos estudar com muito carinho, porque entendemos que de fato há necessidade de leitos hospitalares qualificados [na região]”, falou. 

O ministro disse que a  região terá  67 médicos atuando por meio do Programa Mais médicos que garante assistência a saúde para mais 230,9 mil pessoas. Avaliou que o reforço do programa na região além de atender a demanda da população. Em relação a dengue ele pontuou que a doença regrediu 60% em todo o País. Já os casos graves teriam caído 78% e as mortes mais de 80%. O ministro citou que em São Paulo há problemas nas cidades de Osasco, Campinhas e Guarulhos onde o número de casos da doença é muito grande. 

“Esse ano o cenário é favorável a redução da dengue no País. Em São Paulo há diminuição dos casos em 69%. Também houve redução de casos graves e óbitos. Houve problemas em Campinas, Osasco e Guarulhos. Mas o governo estadual e federal estão atuando junto nessas cidades e felizmente está acabando a temporada dos dias quentes”, salientou o ministro. 

O prefeito Chico Brito, presidente do Conisud, avaliou que a reunião foi positiva. Ele salientou a importância do Programa Mais Médicos para a região e o desejo dos municípios de receber mais profissionais para atender a população. 

 “Colocamos a necessidade de um diálogo entre os governos federal e estadual e os municípios, para que possa nos arrumar uma solução, tanto para exames laboratoriais como para o aumento de leitos na região. Criamos um grupo de trabalho para analisar e construir uma solução regionalizada”, Chico Brito.

Participaram do encontro com o ministro da saúde os prefeitos  Clodoaldo Leite, Embu-Guaçu, Erlon Chaves, Itapecerica Fernando Seme Amed, São Lourenço da Serra, Francisco Júnior, Juquitiba, Carlos de Camargo, Cotia, Roberto Rocha, Vargem Grande Paulista e Chico Brito.

Comentários