Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sessão Solene de Itapecerica marca aniversário de 137 anos da cidade

Por Ane Greice Passos | 9/05/2014

dentrosessaosolene

Ane Greice PassosItapecerica da Serra realiza sessão solene em comemoração aos seus 137 anos.

A sessão solene da Câmara Municipal, desta quinta-feira, 08, marcou a comemoração dos 137 anos de emancipação de Itapecerica da Serra. Vários convidados compuseram a tribuna, dentre eles o vice prefeito de Embu das Artes e pré-candidato para Deputado Federal, Natinha e o prefeito de São Lourenço, Fernandão. Entre discursos e homenagem, não faltaram alfinetadas do prefeito Erlon Chaves e vereadores da Casa, que parecem não estarem em total sintonia. Fotos

O vereador Gerson Lazarin abriu os discursos fazendo uma breve homenagem aos seus colegas de Casa, utilizando de frases que remetiam aos seus nomes ou histórico político, Gerson arrancou aplausos dos presentes e foi abraçado por todos os vereadores.

“Que as siglas partidárias e as ideologias sejam menores que o desejo de todos nós que estamos presentes nessa sala, que é ver Itapecerica da Serra mais saudável segura e organizada. Gostaria de lembrar que tudo isso vai passar, a nuvem de incertezas, o prefeito e os vereadores, ai estaremos mais experientes e avaliaremos o que queremos e aonde podemos chegar”, finalizou o discurso convidando todos para a missa solene de domingo.

O prefeito Erlon Chaves falou sobre o aniversário da cidade e fez uma breve explicação sobre a história do município, destacando o crescimento histórico, os jesuítas e imigrantes que fundaram Itapecerica da Serra. Erlon também falou sobre as preocupações e primeiros dias do seu governo.

“Não sei se vamos construir ou reconstruir essa cidade, mas queremos deixar a história para essas crianças, que hoje estão com falta de saúde e educação. Acreditamos que vamos melhorar a educação com cultura e esporte. Nos propormos criar um caminho diferente dos tratados nos dias atuais e combater a corrupção. Há seis dias estamos denunciando quem está tentando roubar a nossa história. Estamos aqui para defender esse patrimônio, que é nosso. Itapecerica, avante”, finalizou com aplausos da casa.

O vice prefeito Francisco Nakano também destacou o amor que tem por Itapecerica da Serra e a esperança por mudanças. “Deve ser de amor a nossa relação com essa cidade maravilhosa, hoje estamos dando a oportunidade para essa mãe de ter um futuro melhor”, disse.

Com a presença de várias autoridades políticas, a sessão solene contou com um belo discurso do vice prefeito Natinha, que ressaltou seu amor por Itapecerica e expectativa por melhorias políticas e de crescimento para o município. Natinha, que é pré-candidato a Deputado Federal, fez questão de homenagear os vereadores e destacar a importância do legislativo. 

“Quero dizer que muitas vezes, quando acontece algo de bom na cidade, todos falam que só foi o prefeito, mas ninguém sabe o que os vereadores fizeram. É aqui que as coisas acontecem e são os vereadores que fazem a cidade andar. Se vocês estão aqui e porque o povo também votou. Ninguém constrói uma cidade sozinha, tem que ter o legislativo, executivo e todas as lideranças”, disse.

Natinha finalizou seu discurso prestando o agradecimento ao município em nome da sua cidade. “Itapecerica da Serra está acima de tudo isso e não merece nenhum entroncamento para o desenvolvimento Itapecericano e para o povo que paga seus impostos. Nós de Embu das Artes, que somos filhos dessa cidade, como todos da região, queremos o bem dessa cidade”.

Entre comentários e discursos, os vereadores falaram da atual gestão de Erlon Chaves e alguns desentendimentos entre a câmara e a prefeitura. Trolesi aproveitou para falar sobre a relação entre o legislativo e o prefeito e a esperança de mudanças. 

“É um momento histórico da nossa cidade e política. Nesses últimos 20 anos Itapecerica se caracterizou por cassações de prefeitos. Acho que os vereadores tem que dar apoio ao Erlon que é o nosso prefeito, porque hoje é ele que está no poder”, disse Trolesi que complementou.

“A cidade precisa de um trabalho de alguém mais arrojado, alguém tem que ser mais forte, de um jeito diferente e com uma política diferente. Eu torço para que dê certo, podem dizer que o Erlon é isso ou aquilo, não importa, porque é a cidade que está em jogo”, finalizou demonstrando seu apoio ao atual prefeito.

Dr. José Martins fez um discurso parabenizando Itapecerica e destacando as falas de Natinha e Trolesi. Ao contrário do colega de Casa, Dr. José Martins prestou apoio ao prefeito Chuvisco, que foi cassado e está afastado do cargo, após não conseguir uma liminar.

“Eu sinto falta do prefeito da minha coligação Chuvisco, que foi o prefeito legitimamente eleito. Mas agora legitimamente sentado na cadeira está o Erlon Chaves, que sem dúvida nenhuma tem a maioria dos simpatizantes da plateia hoje, e com quem a câmara de Itapecerica da Serra irá colocar a cidade avante. Por mais que eu não goste dessa palavra, porque lembra muito as repúblicas ‘bolivarianas’ e nós estamos nos aproximando perigosamente disso”, falou Dr. José Martins, lembrando a importância da cidade de Itapecerica para o crescimento das cidades da região.

Para finalizar os discursos o presidente da Cicero Costa, comentou algumas declarações dadas pelo prefeito e destacou a posição da câmara na atual situação. 

“Eu quero dizer ao prefeito Erlon Chaves, que não vou usar da mesma prerrogativa que a vossa senhoria usou, dizendo que não governaria com os vereadores e sim com o povo. Quero dizer que essa Casa e os 12 vereadores estão abertos tanto para o senhor, como para o povo”, afirmou Cicero Costa e complementou.

“O senhor disse que se os vereadores quisessem falar com o senhor teriam que descer na prefeitura, e eu digo da mesma forma. Deixo a vossa excelência o convite que caso queira conversar com algum vereador, pode subir para esse endereço, que o senhor sabe muito bem aonde fica”, afirmou.

Após falar sobre a relação com o prefeito, Cicero destacou a honra de estar no seu 5° mandato e o compromisso que tem com a população e com a cidade. “Até o último dia que estiver nessa câmara municipal, não como presidente, mas como vereador, farei o melhor para minha cidade. Seja com vossa excelência no poder ou qualquer outra pessoa no poder. O que está em evidência é o bem estar da população de Itapecerica”, finalizou arrancando aplausos nos presentes na Casa.

Após a fala de Cicero Costa o padre Ângelo da Silva foi convidado para realizar uma oração em homenagem a sessão solene pelo aniversário de Itapecerica. 

Estiveram presentes na sessão os vereadores da Câmara Municipal de Itapecerica, Alex Pires, Gerson Lazarin, Fabinho Gemêos, Antônio Trolesi, Edicarlos Sangue Bom, Dr. José Martins, Prof. Ernandes, Hércules da Farmacia, Jonas Feijó, Ciceco Costa, Ramon Corsini e Cléber Bernardes. Convidados para compor a tribuna:  Prefeito Erlon Chaves, Vice Francisco Nakano, Vice prefeito de Embu das Artes Natinha, Prefeito de São Lourenço Fernandão, Coronel da PM e Comandante do CPA M8 Dimitres, Comandante do 25° Batalhão de Itapecerica Francisco de Souza Filhos, comandante do Corpo de Bombeiros Rodrigo Davila e Silva, ex-prefeito Manuel de Oliveira, ex-vereador Muringa Amorim, ex-vereador José Gonçalves (tio João), ex-vereador José Carlos da Silva Crispim, ex-vereador João Pereira, ex-vereador Inácio Valdeci de Souza, Brígida Sacramento superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado, Roberto Macedo Guerra Diretor da Faculdade Anhanguera, José Carlos da Silva presidente do Conseg, Saulo Trolezi presidente do PMN, José Brito presidente do Democratas, Patrick da luz do PSDB, Pastor Márcio presidente do PSC e gerente de Engenharia da empresa Boehringer Luiz Antônio.


oscar ribeiro colás

O sr. Erlon, pessoa culta, deveria saber que Nenhum homem é uma ilha. Suas atitudes são cada vez mais ditatoriais, e sem nenhum ensejo democrático.Esta pisando cada vez mais firme na casca da banana. Presta atenção, Prefeito.

26/09/2017

Governo lança hoje programa para aumentar renda do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26)...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

23/09/2017

Câmara de Taboão aprova Programa Municipal de Regularização de Edificação

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na tarde da última terça-feira, dia 19, o Programa...

23/09/2017

Prestação de contas da Saúde acontece na quarta, dia 27, na Câmara de Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na próxima...

23/09/2017

Projeto Vizinho Solidário visa melhorar segurança em Taboão da Serra

A segurança pública é um dos temas que mais vem recebendo atenção da Câmara Municipal desde o...

22/09/2017

Câmara de Embu discute taxa de cemitérios e transporte intermunicipal

A Câmara de Embu das Artes aprovou na sessão na quarta-feira, dia 20, requerimento para que o...

21/09/2017

Comissão de Finanças da Câmara recebe prestação de contas da prefeitura

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra, presidida...

21/09/2017

PSB inaugura nova sede em Itapecerica da Serra nesta sábado, 23

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) irá realizar neste sábado (23), a solenidade de...

20/09/2017

Câmara de Itapecerica aprova projeto onde parte da arrecadação vai para GCM

Um Projeto de Lei criado pelos Vereadores Márcio Roberto e Vereador Zecas de Itapecerica da...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

26/09/2017

Sete em cada dez brasileiros não praticam atividade física, mostra Pnud

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela...

26/09/2017

Governo lança hoje programa para aumentar renda do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26)...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.