Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Desfiles Cívicos em Itapecerica comemoram 137 anos de emancipação

Por Ane Greice Passos | 9/05/2014

desfiledentro2

Ane Greice PassosFanfarra fez se apresentou no desfile de Itapecerica da Serra

O desfile cívico realizado nesta quinta-feira, 08, em comemoração aos 137 anos de Itapecerica da Serra, contou com a presença dos alunos da rede municipal, estadual, GCM, Defesa Civil, Arco Íris, Secretarias, Fanfarra, Jipeiros da Serra, Romaria e convidados. O prefeito Erlon Chaves discursou, no seu primeiro aniversário da cidade no comando do governo, e destacou a importância do ato para as crianças. Os desfiles aconteceram na rua Maximino Augusto de Carvalho, ao lado da prefeitura, e no bairro do Jardim Jacira. Fotos.

Com o tema: “A cidade que queremos”, o desfile realizado ao lado no centro de Itapecerica reuniu cerca de 4 mil pessoas e o do Jacira 1,5 mil. Em ambos os eventos as crianças se divertiram ao desfilar com suas fantasias em homenagem a arte, cinema, natureza, reciclagem, esportes, história da cidade e cidadania. Além dos desfiles Erlon Chaves realizou uma homenagem ao funcionário Milton Takada, que prestou 38 anos de serviços em diversas áreas da prefeitura e tem uma longa carreira artística, na qual já recebeu diversas medalhas e premiações de artes.

No total dos dois desfiles foram reunidos quase 1,5 mil alunos. No Jacira 19 escolas municipais realizam desfiles, além da apresentação da Fanfarra do colégio Júlia de Castro, no total 475 alunos fizeram as apresentação à partir das 15 horas. Já no centro de Itapecerica o número foi maior, 36 escolas municipais e a fanfarra de duas estaduais, uma da escola Paulo de Castro e Joaquim Mendes, totalizando 960 estudantes.

“É uma satisfação muito grande poder apresentar para a população essa demonstração de carinho com a cidade de Itapecerica. Esse desfile terá uma apresentação brilhante com nossos alunos”, disse a secretária de educação Profª Eliana Maria Da Cruz Silva

O prefeito Erlon Chaves e vice Francisco Nakano falaram sobre o aniversário da cidade e o calendário das festas. O prefeito aproveitou para desmentir boatos sobre o cancelamento dos eventos tradicionais de Itapecerica: tapete de Corpus Christi e o rodeio. Erlon reforçou a intenção de dar mais condições para esses eventos, construindo arenas para o rodeio e colaborando com a Romaria.

dentrodesfile

No caso dos shows cancelados o prefeito explicou que o governo anterior não pagou o evento e que ele assumiu a prefeitura com o caixa zerado. “A verba das escolas já haviam sido liberadas e os professores organizaram o evento. Agora os shows, nós não temos dinheiro pra isso, pois estamos no vermelho. Embora alguns grupos falem que o Erlon não quis pagar, está errado. Nós cancelamos por respeito aos artistas, que viriam e não teríamos condições para pagar”, relatou.

Sobre os próximos aniversários de Itapecerica, Erlon pretende melhorar o desfile e a interação das crianças com a prefeitura. “Nós mantemos o calendário do que estava proposto da gestão anterior, para os próximos vamos fazer algumas mudanças, porque eu sou a favor do desfile cívico e reforçar o trabalho das escolas. Desenvolveremos as fanfarras e vamos melhorar o desfile”, disse.

nakano

O vice prefeito Nakano também esteve presente nos desfiles do centro e Jacira, e parabenizou a cidade, na qual é morador por anos, e as comemorações. “O evento é sempre muito bonito e gostoso. Todo ano eu participo vendo os desfiles, mas esse ano eu estive com os organizadores”, disse Nakano que confidenciou, entre risos, que já se inscreveu para a fanfarra quando era criança, mas por não ter ritmo e habilidade acabou virando escoqueteiro.

O desfile do centro de Itapecerica contou com a presença do secretariado de Erlon Chaves, dos vereadores Ernandes, Antônio Trolezi, Fabinho Gêmeos e Gerson Lazarin, que tirou fotos e ajudou com a fantasia e transporte da escola Corujinha. Do município vizinho, Embu das Artes, o vereador Jefferson da Silva Siqueira, fez questão de prestigiar a solenidade. No desfile do Jacira, o presidente da câmara Cicero Costa esteve presente e discursou para os moradores.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.