Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Itapecerica da Serra comemora seus 137 anos com o famoso desfile cívico

Por Ane Greice Passos | 8/05/2014

igrejadentrofoto

ArquivoIgreja da Matriz é um dos pontos turísticos de Itapecerica da Serra

Cidade mãe da região, Itapecerica da Serra terá o tradicional desfile cívico nesta quinta-feira, 08, em comemoração aos seus 137 anos de emancipação. Os desfiles acontecerão em frente à prefeitura, ás 8h, e no bairro do Jardim Jacira, ás 15h. A noite terá a sessão solene na Câmara Municipal a partir das 19h. 

Com a mudança de governo alguns eventos da programação da semana de aniversário foram cancelados. Entre eles os Shows da dupla Hugo Pena e Gabriel, em frente à prefeitura, e a do grupo Sampa Crew, no bairro do Jardim Jacira.

Além do desfile cívico no dia 8 de maio, o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, realizará no dia 11 uma missa solene em homenagem a cidade, à partir das 10h, e a paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, no Parque Paraíso, à partir das 19h.

História de Itapecerica da Serra


A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra, pecerica = lisa, ou escorregadia). O termo inicialmente era assim grafado: “Itapycyryca”. Conta a lenda que dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra localizada no Centro da Cidade, quando um deles escorregou e disse: “ita!” e o outro respondeu: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. Segundo a lenda, foi a partir deste momento que o local ficou conhecido por este nome. A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sobre ela estão construídas várias edificações.

Mas foi no século XVII que o aldeamento cresceu com a chegada de índios trazidos de Carapicuíba pelo sertanista Afonso Sardinha, que era proprietário da Fazendo Ubatatá (Butantã). Os índios ficaram sob a orientação do Padre Jesuíta Belchior de Pontes, que também atendia a aldeia “M’ Boy”. Em 1689 a Capela de Itapecerica já contava com mais de 900 almas sob a proteção do jesuíta Diogo Machado.

O núcleo indígena recebeu no século XIX as Colônias Alemã e Prussiana, a partir daí, tornou-se influência notável em parte da arquitetura, culinária e na miscigenação do povo itapecericano.

Em 20 de fevereiro de 1841, Itapecerica da Serra foi elevada, pela segunda vez, à categoria de “Freguesia”, sendo o seu primeiro vigário o Padre Bento Pedroso de Camargo. Itapecerica anteriormente já tinha sido elevada à Freguesia, mas perdeu a posição por um Decreto de 21 de março de 1832.
Em 1877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de maio, Itapecerica foi elevada à categoria de vila, pela ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. E é nesta data que é comemorado o aniversário da cidade. Meses depois, em novembro, Itapecerica emancipou-se do Município de Santo Amaro, que hoje é um bairro do Município de São Paulo. Um ano antes de sua emancipação, Itapecerica contava com uma população de 4.896 habitantes, que ocupavam-se exclusivamente da cultura de cereais. Em 19 de dezembro de 1906, através da lei estadual nº 1.038 Itapecerica foi levada à categoria de cidade.

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

Por curiosidade o primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes. 

Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais.

Fonte da história da cidade: Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.

Paula Doce

É revoltante a zona política da nossa cidade,sempre tem festividade com show pelo aniversário da cidade, por causa dessa palhaçada da troca de prefeitos, estamos pagando o pato. Muito feio o que o Sr. Erlon tá fazendo, deveria ter respeito pelos itapecericanos, uma cidade completa 137 anos e não é comemorado com a população como od outros anos, deve estar com medo da represália, ai inventa que não foi pago o show, inocente nosso atual prefeito.

Luciana G. Moreira

Poxa vida...Shows do Hugo Pena e Gabriel e Sampa Crew, tudo certo para acontecer e você cancela Erlom....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

motta

Vale lembrar que os shows estavam todos preparados via contrato e a Prefeitura já havia fechado os Shows, não adianta o Sr. Erlon dizer que a Administração anterior não havia pago os Shows, todos nós sabemos que os contratos são pagos em 28 dias, seria mais interessante o Sr. Prefeito dizer que não tinha pessoas capacitadas para realizar os eventos. Uma pena pois aguardávamos esses shows.

Leonor

Que ridículo hein Erlon. Que papelzinho cancelar shows já divulgados. Vai cancelar mais o que??????????????????

Phelipe

Só por causa da merda de um show a oposição já cai em cima. hahaha Em vez de gastar com show a prefeitura deveria ajudar esse monte de mendigo e pessoas carentes que vivem largados pelos cantos da cidade. Tanta rua precisando de infra estrutura e os caras me inventam de quebrar o asfalto de frente com a prefeitura, que por sinal era muito bom, para refazer tudo novamente. Sinceramente, o nosso dinheiro anda sendo muito mal investido.

Adriana

ha já? mal entrou, e já cancelou os shows da cidade? parabéns começou tudo muito bem, primeiro não deixa seu vice entrar, só com a ordem judicial, depois vem cancelar os shows da cidade?, o que mais vai cancelar senhor Erlon? vamos rezar por itapecerica que últimamente está vivendo momentos de terror com esse novo governo.

27/07/2017

Prefeitura de Embu implanta taxa do lixo para moradores da cidade

Com o argumento de que a arrecadação do IPTU é baixa e não é suficiente para garantir serviços...

27/07/2017

Câmara de Embu lança nota negando ligação com criação da Taxa do Lixo

Após a  repercussão negativa provocada pela criação da Taxa do Lixo, anunciada pela prefeitura...

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

27/07/2017

Bairros de Embu das Artes recebem oficinas de horta

O bairro Santa Tereza, situado no extremo leste de Embu das Artes, município da Grande São...

27/07/2017

Sub-16 de Itapecerica conquista o terceiro lugar na 1ª Copa da Paz de Avaré

A seleção Sub-16 da escolinha de futebol da Prefeitura de Itapecerica da Serra conquistou o...

27/07/2017

Prefeitura de Embu implanta taxa do lixo para moradores da cidade

Com o argumento de que a arrecadação do IPTU é baixa e não é suficiente para garantir serviços...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.