Região do Parque Esplanada terá centro empresarial e creche em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/06/2010

A primeira etapa para um salto no desenvolvimento da região do Parque Esplanada foi dado com a assinatura do convênio para instalação do Condomínio Empresarial Firenzi, dia 14 de junho, na Prefeitura. A comissão recepcionada pelo vice-prefeito e secretário de Assuntos  Jurídicos, Nataniel Carvalho, assinou o termo de compromisso junto ao proprietário da área, Wilson Moço, acompanhado do empresário Hiro Fukamizo, da Quadra Empreendimentos.

Pelo acordo, o novo parque empresarial será instalado na Zona de Uso Predominantemente Industrial 2 (ZUPI), numa área total de 558 mil m² e, na compensação pelo empenho do governo de Embu em propiciar a regularização, o empreendimento construirá uma creche para atender à comunidade, com área construída de mais de 1 mil m². Na parte a ser urbanizada pela prefeitura, haverá a regularização fundiária de habitações e a construção da creche em 5.393, 19 m². Outra parte será disponibilizada para fins habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida, num total de 15 mil m². E a gleba também vai preservar mais de 191 mil m² de área verde. O prazo para início das obras é de 40 dias, com a liberação do registro de imóveis pelo cartório, e a construção da creche deverá ser entregue em 180 dias, acompanhando a instalação do condomínio.

O convênio assinado representa a continuidade das iniciativas do governo na cidade para atrair novas empresas adequadas à realidade do município, de respeitar a condição de área de mananciais. Assim, a prefeitura de Embu e a diretoria do condomínio vão proporcionar uma transformação nessa região do município, já que novos galpões industriais trarão significativo aumento na oferta de empregos. “É uma satisfação poder realizar um empreendimento que foi um sonho durante muitos anos e ainda atender a comunidade”, afirmou Wilson Moço. Essa declaração se refere também ao esforço da equipe técnica do governo para adequar a viabilidade do projeto à legislação ambiental estabelecida para a área.

Presenciada por representantes da comunidade e pelo vereador Carlos Pires, a assinatura do termo foi comemorada, pois a creche é uma reivindicação antiga do bairro e ainda virá acompanhada por oportunidade de trabalho. Participaram também do encontro o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Junior e, representando a secretaria de Obras, Edificações e Orientação Urbana, Nelson Manoel Pereira.

Texto: Cristiane Del Gaudio

Comentários