Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Vizinhos de terrenos baldios cobram ação da prefeitura em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 4/05/2014

terreno

Divulgação: Jornalismo TaboãoTerrenos baldios recebem lixo, entulho e viram ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue

Depósitos de lixo, entulho e sujeira os terrenos baldios são vizinhos indesejáveis. Quem mora perto deles sofre com o lixo e o entulho jogados indevidamente, o mato alto e a proliferação de ratos, baratas e insetos. Nos bairros distantes da região central de Taboão da Serra os terrenos baldios são comuns. Alguns deles estão murados mas boa parte fica desprotegida e por essa razão recebe lixo e entulho quase diariamente para desespero da vizinhança. 

Em época de surto de dengue, como atualmente, os terrenos baldios viram ambientes ideais para a proliferação do Aedes Aegypit, mosquito transmissor da doença. Por essa razão os moradores de vários bairros de Taboão estão pedindo socorro à prefeitura para que tome as medidas necessárias visando a limpeza desses locais que acabam se tornando paraíso para os mosquitos. Esses terrenos  também representam um risco para a segurança, já que muitas pessoas aproveitam o local para usar drogas e até manter relação sexual.

Os moradores da rua Carla Cristina Pelegrino de Sousa, no Jardim Saporito, estão desesperados com a sujeira em alguns terrenos na rua. Eles dizem que há vários focos de mosquito da dengue e afirmam já ter notificado a prefeitura sobre o problema. Quem mora na rua alega que a água parada do piscinão acaba servindo de “berço” para o mosquito transmissor da dengue.

A doméstica Aparecida dos Santos mora ao lado de um terreno baldio há mais de 10 anos. Ela conhece de perto os problemas ocasionados pelo vizinho indesejado e conta que já conversou várias vezes com o proprietário para que ele cuide da limpeza e mure o terreno a fim de evitar que se torne depósito de entulho. 

“Já falei com o dono várias vezes e ele não faz nada. O pior é que ele nem constrói e nem vende. Já arranjei pessoas interessadas em comprar para construir, mas ele não quer. Só que o dono mora longe e não sabe o que acontece aqui. Já peguei gente usando droga e até casais durante a noite. Agora com essa história toda de dengue a gente sente medo e ninguém faz nada, nem o dono e nem a prefeitura”, reclama. 

Sem alternativa a doméstica conta que  já entrou em contato com o departamento de fiscalização da prefeitura de Taboão algumas vezes. Por essa razão os fiscais já estiveram no local e informaram que o proprietário seria notificado para tomar as devidas providências.  
“Chequei a pensar que ele ia ser multado. Mas, como nada aconteceu acredito que ele se saiu livre”, observa.

Quem também não anda nada satisfeita com o terreno abandonado ao lado de sua casa é a autônoma  Rose Silva. Ela conta que a casa dela sofreu infiltração no período chuvoso graças ao entulho despejado ao lado de sua parede. De acordo com ela o terreno se transformou em depósito lixo.

 “Vem gente de longe com carrinhos e até sacos de entulho para jogar aqui. O prejuízo na minha casa está grande. Sem contar que a minha filha nem pode sair de casa porque junta um monte de rapazes aqui. Eles ficam encostados na minha parede usando drogas”, lamenta. “Aqui só não está pior porque a gente fica de olho. Já chamei até a polícia contra quem queria jogar entulho”, completa.

A reportagem do Jornal na Net recebe com frequência diversas denúncias de moradores que enfrentam os problemas em função dos terrenos baldios que se tornam depósito de lixo e entulho.
A prefeitura de Taboão informou que o departamento de fiscalização vistoria os terrenos e notifica os proprietários para realizar a limpeza e construir muro e calçadas. Caso o dono do terreno ignore as notificações acaba sendo multado. A multa, segundo o departamento é embutida no carnê do IPTU.


15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

10/10/2017

Servidores de Itapecerica que atendem ao público participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Administração, através do setor de Treinamento e Capacitação, promoveu...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.