Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Vizinhos de terrenos baldios cobram ação da prefeitura em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 4/05/2014

terreno

Divulgação: Jornalismo TaboãoTerrenos baldios recebem lixo, entulho e viram ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue

Depósitos de lixo, entulho e sujeira os terrenos baldios são vizinhos indesejáveis. Quem mora perto deles sofre com o lixo e o entulho jogados indevidamente, o mato alto e a proliferação de ratos, baratas e insetos. Nos bairros distantes da região central de Taboão da Serra os terrenos baldios são comuns. Alguns deles estão murados mas boa parte fica desprotegida e por essa razão recebe lixo e entulho quase diariamente para desespero da vizinhança. 

Em época de surto de dengue, como atualmente, os terrenos baldios viram ambientes ideais para a proliferação do Aedes Aegypit, mosquito transmissor da doença. Por essa razão os moradores de vários bairros de Taboão estão pedindo socorro à prefeitura para que tome as medidas necessárias visando a limpeza desses locais que acabam se tornando paraíso para os mosquitos. Esses terrenos  também representam um risco para a segurança, já que muitas pessoas aproveitam o local para usar drogas e até manter relação sexual.

Os moradores da rua Carla Cristina Pelegrino de Sousa, no Jardim Saporito, estão desesperados com a sujeira em alguns terrenos na rua. Eles dizem que há vários focos de mosquito da dengue e afirmam já ter notificado a prefeitura sobre o problema. Quem mora na rua alega que a água parada do piscinão acaba servindo de “berço” para o mosquito transmissor da dengue.

A doméstica Aparecida dos Santos mora ao lado de um terreno baldio há mais de 10 anos. Ela conhece de perto os problemas ocasionados pelo vizinho indesejado e conta que já conversou várias vezes com o proprietário para que ele cuide da limpeza e mure o terreno a fim de evitar que se torne depósito de entulho. 

“Já falei com o dono várias vezes e ele não faz nada. O pior é que ele nem constrói e nem vende. Já arranjei pessoas interessadas em comprar para construir, mas ele não quer. Só que o dono mora longe e não sabe o que acontece aqui. Já peguei gente usando droga e até casais durante a noite. Agora com essa história toda de dengue a gente sente medo e ninguém faz nada, nem o dono e nem a prefeitura”, reclama. 

Sem alternativa a doméstica conta que  já entrou em contato com o departamento de fiscalização da prefeitura de Taboão algumas vezes. Por essa razão os fiscais já estiveram no local e informaram que o proprietário seria notificado para tomar as devidas providências.  
“Chequei a pensar que ele ia ser multado. Mas, como nada aconteceu acredito que ele se saiu livre”, observa.

Quem também não anda nada satisfeita com o terreno abandonado ao lado de sua casa é a autônoma  Rose Silva. Ela conta que a casa dela sofreu infiltração no período chuvoso graças ao entulho despejado ao lado de sua parede. De acordo com ela o terreno se transformou em depósito lixo.

 “Vem gente de longe com carrinhos e até sacos de entulho para jogar aqui. O prejuízo na minha casa está grande. Sem contar que a minha filha nem pode sair de casa porque junta um monte de rapazes aqui. Eles ficam encostados na minha parede usando drogas”, lamenta. “Aqui só não está pior porque a gente fica de olho. Já chamei até a polícia contra quem queria jogar entulho”, completa.

A reportagem do Jornal na Net recebe com frequência diversas denúncias de moradores que enfrentam os problemas em função dos terrenos baldios que se tornam depósito de lixo e entulho.
A prefeitura de Taboão informou que o departamento de fiscalização vistoria os terrenos e notifica os proprietários para realizar a limpeza e construir muro e calçadas. Caso o dono do terreno ignore as notificações acaba sendo multado. A multa, segundo o departamento é embutida no carnê do IPTU.


b

Ola bom dia, moro em Taboão jardim record e estou com um problema seríssimos aqui Meu vizinho da esquerda e da direita Na rua Méier nas aproximidades do numero 136 em seus terrenos estão com o mato muito grande De modo que em minha casa tem rato, insetos e ate cobra perigosíssimo Pois tenho criança Por favor venham aqui resolver este problema fone meu 114139-2186

Dejanir Lopes

Bom dia. Moro na Rua José Maria de Melo que fica na Vila Francisco Reimeikis. Na mesma rua há uma creche municipal que se chama EMEI Santa Rita de Cassia.. ao lado existe uma casa (não sabemos ao certo o porque de estar abandonada) tem caixa dágua descoberta com água suja e parada, há muito entulho, plástica, etc... É um descaso do prefeitura de Taboão da Serra. Falei com a diretora da creche e ela me avisou que já fez várias denúncias sobre esse terreno abandonado, pois na creche eles sofrem com a quantidade de pernilongos. A própria diretora me disse e mostrou que a prefeitura envia inseticida aerosol para ajudar a combater os pernilongos. Os casos de dengue estão cada vez maiores em Taboão e a prefeitura não toma providências.

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.