Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Samu regional realiza simulação de acidente em Itapecerica da Serra

Por Ane Greice Passos | 1/05/2014

samudentro2

Ane Greice PassosSamu de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço realizam simulação de acidente e múaltiplos ferimentos.

Com a Copa do Mundo chegando no Brasil o Samu Regional (Itapecerica, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba), organizado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) realizou dois simulados de acidente com múltiplos feridos no Delfim Verde, em Itapecerica da Serra. A ação aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e reuniu 65 pessoas, entre profissionais e vítimas. Fotos

O simulado foi realizado pela primeira vez na região e, segundo os organizadores, teve um retorno muito positivo para os profissionais de saúde. O Jornal na Net acompanhou o segundo dia do treinamento, que conseguiu ser o mais real possível, com atuações de desespero das vítimas e maquiagem simulando ferimentos graves.

“O evento simula é um show de funk aonde existem várias pessoas assistindo e dançando. Em um momento acontece uma briga e um dos agressores saca uma arma de fogo e atira. O público presente entra em desespero e acaba se ferindo ao tentar fugir”, explicou Maria Mercedes, uma das organizadoras do simulado. A responsável complementou explicando o motivo da realização. 

“Nós optamos por realizar esse evento devido a Copa do Mundo, para estarmos prontos para casos graves que venham a acontecer. O Samu regional de Embu das Artes abrange outros quatro municípios (Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba e Itapecerica) que é cortado pela Regis Bittencourt, onde realmente acontecem muitos acidentes graves”, disse a coordenadora do Regional de Embu das Artes Mercedes, que se diz satisfeita com o resultado dos dois dias do treinamento e pretende, junto com as outras 4 cidades, realizar mais simulados. 

samudentro


O anfitrião do simulado e coordenador do Samu de Itapecerica da Serra Lucas Oliveira, também comentou a importância da união das cidades. “É o primeiro na região e caso aconteça algum problema nós podemos atender”.

As vítimas que atuaram no Delfim Verde, são estudantes de enfermagem da Anhanguera e São Judas de Itapecerica. Ao todo o simulado de múltiplas vítimas reuniu 65 participantes em cada dia e demonstrou vários tipos de fraturas, acidentes múltiplos e até vítimas fatais. 

“O retorno foi muito positivo por parte da equipe eles estão indo muito bem, hoje é um simulado e a equipe está um pouco tensa, mas essa é a intenção de realizarmos treinamentos, para estarem habituados e mais preparados para atenderem esse tipo de situação”, finalizou o coordenador do NEP (Núcleo de Educação Permanente) e um dos organizadores do simulado Ricardo Teixeira dos Santos NEP.

O Samu das cinco cidades pretendem realizar outros eventos semelhantes, a data ainda não foi definida pela organização.

samudentro3

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.